Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas
Governo do Amazonas

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Ação mapeia serviços e articula parceria entre os países em prol dos direitos da mulher

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em apoio à mulher em situação de violência. O encontro reforçou a parceria e mapeou as políticas de prevenção e combate à violência de gênero no estado.

Integrado à Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), a visita ocorreu no Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) Centro-Sul, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez. O serviço oferece acolhimento institucional, atendimento psicossocial e encaminhamentos para os órgãos da REDE de proteção 24 horas por dia.

Segundo a secretária titular da SEJUSC, Jussara Pedrosa, a visita é uma articulação para uma nova parceria em prol dos direitos da mulher no Amazonas.

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC

“Nós recebemos uma visita dos representantes do UNFPA, como também do Governo Francês, para uma nova parceria junto à política da mulher. É uma forma de preconizar o direito da mulher, a igualdade feminina, assim como é tratado na França. É uma ideia do Governo Francês fazer esta parceria com o Governo do Amazonas para que a mulher também seja prioridade no nosso estado”, enfatizou a secretária.

De acordo com a diplomata francesa, Julie Maraval, o Governo do Amazonas e da França dividem o mesmo valor de preconizar a igualdade de gênero, e, por meio da visita ao equipamento, foi mapeado os serviços para fortalecer essa política no estado.

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Segundo Julie, há muito tempo que a França e a UNFPA, juntos com o Estado do Brasil, dividem os mesmos valores de igualdade de gênero, por isso foi pensando esse projeto para apoiar os serviços públicos dos estados de Roraima e Amazonas. “O Estado tem esse sistema bem articulado de assistência para as mulheres e esses são serviços que a França quer fortalecer, pois está dentro das nossas prioridades da diplomacia feminista, igualdade de gênero e respeito”, pontuou Julie.

Ela ainda comentou que este é o primeiro passo para uma ampliação dos serviços na região, e futuramente, no país.

“Esse é um projeto piloto nos estados de Amazonas e Roraima. Daqui vamos extrair estatísticas para ver o que funciona e o que tem que melhorar em termos de políticas públicas. Daqui, com os recursos disponíveis, talvez ampliaremos com os estados parceiros que têm vontade de lutar para a igualdade de gênero”, reforçou a diplomata.

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Poderosas da Amazônia

O projeto “Poderosas da Amazônia” é uma parceria entre o UNFPA e a Embaixada da França, que tem como objetivo fortalecer as respostas dos governos locais em relação à saúde e à promoção do planejamento familiar. O projeto também visa reduzir a violência baseada no gênero no Amazonas e Roraima.

Segundo o oficial de programa humanitário e de HIV do UNFPA, Caio Oliveira, o projeto tem previsão de efetivação com o Governo do Amazonas em janeiro de 2025, onde será coordenado pela SEJUSC para redução da mortalidade materna, necessidades de contracepção não atendidas e a violência contra a mulher.

“A SEJUSC é uma secretaria estratégica para o Fundo de População da ONU porque dialoga diretamente com o mandato do Fundo. Essa parceria vai ser importante a fim de que possamos consolidar as políticas públicas voltadas à proteção das mulheres”, considerou Caio.

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Na iniciativa ainda serão oferecidas capacitações para profissionais de justiça, REDE de proteção social e de saúde, como forma de reduzir a violência e trabalhar temas de saúde da mulher.

“O projeto pretende ofertar capacitações para outros profissionais de justiça, da REDE de proteção social e também outros profissionais de saúde voltados para o fortalecimento da resposta à mortalidade materna e de necessidades não atendidas de contracepção, como inserção de DIUs e implantes subdérmicos. Esse é o pacote que pretendemos formalizar em janeiro com o governador do Amazonas”, acrescentou o representante.

O post Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Saúde divulga cenário de Mpox no Amazonas, nesta quarta-feira
Próximo artigo Prefeitura de Manaus avança com estudos para elaborar projetos de reforma do Museu do Porto e da Casa Vermelha

Mais notícias desta categoria

Procon-AM apreende e descarta mais de 80 kg de alimentos impróprios em supermercado da zona sul de Manaus

9 horas atrás

FVS-RCP atualiza informe e lança painel semanal com dados sobre vírus respiratórios no Amazonas

9 horas atrás

Governo do Amazonas implanta iluminação em LED nas áreas do Prosai Parintins para modernizar espaços urbanos e reduzir custos

13 horas atrás

Cepcolu registrou 5.830 atendimentos em dez meses e aumentou conizações na FCecon em 49,4%

14 horas atrás

Centros de convivência do Amazonas registram 1.486.380 atendimentos e atendem 139.864 pessoas em 2025

14 horas atrás

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos a instituições públicas e privadas

15 horas atrás

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos em fiscalizações ambientais no Amazonas

15 horas atrás

Sect atualiza número para agendamento de regularização fundiária em Manaus a partir de 12/01

15 horas atrás

Carretas da Saúde atendem Manaus e três municípios do Amazonas com mamografia, ultrassom e tomografia até 30/01

18 horas atrás

Amazonas registra apreensão de entorpecentes de 46,6 toneladas em 2025 e supera total de 2024

18 horas atrás

FUnATI abre matrículas para escolarização de adultos e pessoas idosas em Manaus com aulas em fevereiro

18 horas atrás

Usina de oxigênio entregue a hospital de Santa Isabel do Rio Negro reforça atendimento local

18 horas atrás
Projeto Idoso em Movimento da Sejusc registra 139 mil atendimentos a partir dos 45 anos em 2025
Agricultores familiares recebem orientações da Sepror para legalização da Asplamam em Manaquiri
Polícia Civil apreende 12 toneladas de pirarucu seco perto de Itacoatiara e prende duas pessoas
Homem de 21 anos é preso por violência doméstica contra companheira de 19 anos em Novo Aripuanã durante a madrugada
Apreensão de entorpecentes e arma de fogo após suspeito fugir no bairro Jorge Teixeira, em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?