Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo Federal vai iniciar revisão de dados do Cadastro Único
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Governo Federal vai iniciar revisão de dados do Cadastro Único
Manaus

Governo Federal vai iniciar revisão de dados do Cadastro Único

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A partir de março deste ano, o governo federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento e assistência social, Família e Combate à fome (MDS), dará início ao processo de revisão cadastral de mais de 5 milhões de beneficiários inseridos no cadastro único que afirmam ser unipessoal. A medida foi anunciada como parte de uma estratégia de reestruturação e qualificação dos critérios para a inscrição no CadÚnico e o acesso aos programas ofertados.

De acordo com o chefe de Divisão de cadastro único e Transferência de Renda da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), Francisco Cruz, as mais de 455 mil famílias manauaras que estão no cadastro único não precisam se preocupar com o processo, muito menos se apressar para comparecer aos Centros de Referência de assistência social (CRAS), uma vez que toda a revisão será realizada de forma gradativa e convocando apenas o público necessário por meio de mensagens SMS ou pelo aplicativo Caixa Tem.

“Sendo assim, as famílias que estão com o cadastro atualizado, dentro da janela de dois anos de atualização, e com a documentação em dia não precisam se preocupar com absolutamente nada, enquanto os beneficiários a serem revisados precisam apenas esperar a convocação”, explicou.

Além dos 5 milhões de cadastros unipessoais, o MDS averiguará ainda 2,5 milhões de cadastros com indícios de irregularidades de renda e que possivelmente não atendem aos critérios para o recebimento do Bolsa Família, um dos programas ofertados pelo cadastro único. O “pente-fino”, segundo Francisco, é uma forma de garantir assistência a quem realmente precisa.

“Com tantos cadastros irregulares, o orçamento acabou ficando ‘inchado’, o que tornou ainda mais difícil destinar o benefício adicional de R$ 150 por criança, por exemplo. O processo de revisão vem justamente para enxugar o sistema e garantir os benefícios às famílias que realmente se encaixam nos critérios estabelecidos”, concluiu.

cadastro único

O cadastro único é uma ferramenta do governo federal administrada dentro do Sistema Único de assistência social e que garante o acesso de famílias de baixa renda a diversos programas sociais, entre eles o Bolsa Família.

Em Manaus, a inserção no CadÚnico PODE ser realizada em qualquer um dos 20 Centros de Referência de assistência social (CRAS), equipamentos socioassistenciais administrados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), sendo necessário o agendamento prévio para o atendimento.

Para o agendamento, os usuários devem comparecer a unidade CRAS responsável por sua área de abrangência. A lista de equipamentos contendo endereços e bairros atendidos PODE ser conferida em https://Semasc.Manaus.am.gov.br/CRAS/contato-e-areas-de-abrangencia-dos-CRAS/.

Usuários dos CRAS dos bairros Alfredo Nascimento, Betânia, Crespo e Colônia Antônio Aleixo têm ainda a opção de realizar o agendamento virtualmente, acessando o endereço https://agendasemasc.Manaus.am.gov.br/.

— — —

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAtenC

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 138 vagas de emprego nesta sexta-feira, 24/2 
Próximo artigo Câmara vai instalar CPI da Águas de Manaus nesta sexta-feira, afirma Caio André

Mais notícias desta categoria

PMM realiza manutenção da arborização no CSU do Parque 10

18 horas atrás

Com ação rápida, Prefeitura de Manaus corrige rompimento e recupera drenagem na avenida Umberto Calderaro Filho

19 horas atrás

Prefeitura reforça planejamento urbano com Pedro Paulo Cordeiro na vice-presidência do Implurb

19 horas atrás

PMM avança na construção da primeira Fundação Municipal do Transtorno do Espectro Autista do Brasil e reforça políticas de inclusão

23 horas atrás

Equipe da Semsa Manaus faz visita técnica ao Serviço de Verificação de Óbitos do Ceará

23 horas atrás

Prefeitura impulsiona crescimento do transporte coletivo com medidas que beneficiam usuários e atingem a média diária de 512 mil passagens em Manaus

1 dia atrás

Pesquisa do Procon Manaus aponta redução de mais de 4% no valor da cesta básica em abril

1 dia atrás

PMM avança com recuperação asfáltica no bairro Cidade Nova

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus implanta estruturas de grande porte

2 dias atrás

Prefeitura intensifica segurança nos transportes coletivos

2 dias atrás

Prefeito anuncia novos titulares da Semasc, Implurb e FMS

2 dias atrás

Renato Junior empossa Nagib Salem como secretário da Semsa

2 dias atrás
Prazo para prestação de contas da Pnab
Mais de 180 professores da educação infantil participam de formação on-line de robótica
Prefeitura tem alta de 25% no volume de atendimento no sistema de licenciamento urbano em março
Prefeitura de Manaus destaca protagonismo tecnológico no ‘Nutanix .NEXT 2026’, em Chicago
Prefeitura avança com manutenção asfáltica no bairro São José
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?