Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governo federal estrutura trilhas de longo curso e desenvolve cicloturismo no país
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > Governo federal estrutura trilhas de longo curso e desenvolve cicloturismo no país
BrasilGestão Federal

Governo federal estrutura trilhas de longo curso e desenvolve cicloturismo no país

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
3e7606f3 e416 4266 9d35 32ea23776033

3e7606f3 e416 4266 9d35 32ea23776033

Muito mais do que um meio de transporte, a bicicleta passou a ser um item de lazer indispensável na vida dos brasileiros durante a pandemia. A busca por atividades ao ar livre que proporcionassem distanciamento e contato com a natureza fizeram com que as vendas das bikes aumentassem 118% no Brasil, no ano passado, segundo a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike). Diante disso, o Ministério do Turismo, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vêm estruturando e promovendo trilhas de longo curso, que estimulam o cicloturismo no país.

O Ministério do Turismo está mapeando e já identificou mais de 100 cidades e cerca de 18 rotas de cicloturismo espalhadas de norte a sul com percursos estruturados e ligados ao ciclismo. Em trilhas que perpassam parques nacionais de todo o País, cerca de 3.500 km de trilhas já estão sinalizadas para a realização de passeios por turistas e visitantes. A meta do governo federal é chegar a 10.500 km nos próximos anos e movimentar o turismo em mais 2 milhões de pessoas por ano.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, as bicicletas se tornaram grandes parceiras do setor, visto que elas possuem potencial para fortalecer o turismo de proximidade e o de experiência tanto “no destino” quanto “para o destino”. “O cicloturismo é muito mais do que pedalar, é viver novas experiências, é ter a possibilidade de montar o seu próprio roteiro e ter contato com a cultura, a natureza e a biodiversidade dos nossos destinos. Além disso, a prática pode fomentar a economia de muitas famílias das cidades próximas aos grandes centros, gerando emprego e renda para eles”, declarou.

Na lista, elencada pelo MTur, capitais como Manaus (AM), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Brasília (DF) foram identificadas com ampla malha cicloviária e/ou sistemas de compartilhamento de bicicletas. Além delas, a pasta selecionou outras já conhecidas pelos praticantes, como o Caminho dos Morcegos, no Amazonas; o Caminho da Fé, que corta os estados de São Paulo e Minas Gerais; o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, em Santa Catarina; e o Caminho Cora Coralina, em Goiás, esta última integra a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas).

Formada pelos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente; e o ICMBio, a RedeTrilhas objetiva interligar biomas de Norte a Sul do país, conectando diferentes paisagens e ecossistemas de forma a estruturar, promover e dar visibilidade à oferta do turismo de natureza no país. Além disso, a expectativa é informatizar o processo de inclusão de trechos e a manutenção de um banco de dados pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio de um portal oficial em desenvolvimento com o ICMBio, para a instalação de sinalização dos parques, fornecimento de equipamentos destinados à conservação dos percursos e construção de mirantes e outras estruturas nos locais.

NOVAS ROTAS – Recentemente, Porto Alegre (RS) anunciou a chegada de uma nova rota turística para ciclistas às margens do Rio Guaíba. Com apoio da prefeitura local e com investimentos da iniciativa privada, o novo percurso englobará a qualificação e urbanização de sete “portais” do ponto turístico, que contarão com a instalação de bancos de concreto, academia ao ar livre, guarda-corpo e escadarias para uso da população. A intenção é de que a revitalização do local conte com a parceria no compartilhamento de bicicletas do sistema “Bike Poa”, que conta com mais de 40 estações e 400 bicicletas em Porto Alegre.

Ainda no Sul do país, Camboriú (SC) ganhou um novo circuito de cicloturismo. Ao todo, o percurso possui quase 38,5 km. Há ainda outros 35 km de rotas opcionais para os ciclistas, totalizando mais de 70 km, com 1300 metros de altitude acumulada. De acordo com a prefeitura da cidade, o percurso conta com a sinalização de 20 setas verticais, que servem para orientar as interseções do circuito e pode ser realizada por aplicativo, de forma online ou offline.

O Nordeste, em breve, também deve ter um novo roteiro de cicloturismo, ligando duas capitais. Com apoio do Ministério do Turismo, Salvador (BA) e Aracaju (SE) vão ganhar uma ciclovia litorânea que irá proporcionar experiências aos turistas, além de oportunidades para geração de renda para a população local. Proposta pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a ideia é que o percurso tenha início no Farol da Barra, em Salvador, e vá até a Praia dos Artistas, localizada em Sergipe.

Com informações do Ministério do Turismo

 

Tags:Manausmanchetemeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior 4fb795db 473d 49c7 95ce f2cfe981eeb3 Redução de imposto para aluguel de aeronaves e motores mantém 92 mil empregos no turismo
Próximo artigo aviao da Gol 300x200 1 Covid-19 impactou relacionamento entre consumidores e empresas aéreas

Mais notícias desta categoria

Declaração da ministra Marina Silva sobre o Pacto Econômico com a Natureza

11 meses atrás

Nota de pesar: Brigadista Uellinton Lopes dos Santos

11 meses atrás

Governo Federal pede investigações sobre incêndios e garante apoio aos estados no combate ao fogo

11 meses atrás

Fluxogramas

11 meses atrás

Declaração Conjunta Brasil-Reino Unido sobre Cooperação Internacional em Clima

11 meses atrás

Marina inaugura centro de bioeconomia e sedes do ICMBio e SFB em Santarém

12 meses atrás

Marina inaugura centro de bioeconomia e sedes do ICMBio e SFB em Santarém

12 meses atrás

Presidente sanciona lei que reforça educação sobre mudança do clima e biodiversidade

12 meses atrás

Presidente sanciona lei que reforça educação sobre mudança do clima e biodiversidade

12 meses atrás

Pantanal: 96% dos incêndios estão extintos ou controlados

12 meses atrás

Pantanal: 96% dos incêndios estão extintos ou controlados

12 meses atrás

Governo federal autoriza R$ 137 milhões para combate aos incêndios no Pantanal

1 ano atrás

Ibama restringe uso de agrotóxico prejudicial a abelhas

Quem é Quem (Secex)

Quem é Quem (SNPCT)

Quem é Quem (SMC)

EUA estudam novos aportes ao Fundo Amazônia

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?