Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo e instituições alinham combate à mosca-da-carambola em Manaus após detecção
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo e instituições alinham combate à mosca-da-carambola em Manaus após detecção
Governo do Amazonas

Governo e instituições alinham combate à mosca-da-carambola em Manaus após detecção

1 mês atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Reunião em 26/12 na sede da SEPROR em Manaus reuniu entes federais, estaduais, municipais e setor produtivo para definir medidas contra a praga.

Representantes de órgãos estaduais, federais, municipais e entidades do setor produtivo reuniram-se nesta sexta-feira (26/12), na sede da Secretaria de Estado da produção rural (SEPROR), em Manaus, para debater ações de enfrentamento à mosca-da-carambola. O encontro tratou do alinhamento de estratégias diante do risco fitossanitário e dos prejuízos econômicos provocados pela praga.

A reunião teve participação da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), da Federação da agricultura e pecuária do Amazonas (Faea), do Ministério da agricultura e pecuária (Mapa), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) e da Secretaria Municipal de agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).

Medidas imediatas e perímetros de controle

O Mapa decretou estado de quarentena nos municípios de Manaus, Itacoatiara e Rio Preto da Eva, após a detecção da praga. Além disso, instituiu uma zona tampão em municípios vizinhos, com o objetivo de conter o avanço e evitar a disseminação para outras regiões do estado. As ações seguirão os procedimentos previstos na portaria SDA nº 776/2025.

Segundo o ministério, a detecção de espécimes suspeitos da mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae) ocorreu durante monitoramento de rotina da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), no dia 2 de dezembro, em armadilha instalada na área metropolitana de Rio Preto da Eva. A amostra foi encaminhada ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Goiânia (LFDA-GO), para análise. Mesmo antes da confirmação laboratorial, o Mapa adotou medidas fitossanitárias previstas no manual de procedimentos.

Coordenação estadual e ações de campo

“Vamos criar um comitê estadual, com a participação dos municípios afetados e em alerta, sob coordenação do Governo do Estado, por meio da SEPROR. A proposta é desenvolver um trabalho transversal, levando informações às comunidades, com técnicos do Idam orientando os produtores, fiscalização rigorosa da Adaf e a implantação de barreiras de proteção para impedir que a praga chegue a outros municípios”, afirmou o secretário da Sepro Daniel Borges.

O diretor-presidente da Adaf, José Omena, informou que já existem trabalhos de educação sanitária em execução no porto e no aeroporto de Manaus, e que a atuação será ampliada em breve para o porto da Ceasa.

A diretora técnica do Idam, Nadiele Pacheco, destacou a importância da assistência técnica e da presença institucional em todos os municípios. Para Muni Lourenço da Faea, o esforço conjunto entre as instituições é determinante para a erradicação do inseto.

O presidente da AAM, Anderson José de Souza, alertou para os riscos de disseminação: “Nosso esforço conjunto vai evitar que a mosca-da-carambola, já identificada em Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Manaus, chegue a outros municípios. Isso representaria um risco tanto para os produtores quanto para os consumidores”.

A superintendente do Mapa no Amazonas, Dionísia Campos, reforçou que o enfrentamento exige UNIÃO entre os setores público e privado e que a iniciativa privada será incluída nas ações de controle e erradicação.

Sobre a praga e vigilância

A mosca-da-carambola é uma praga quarentenária presente no Brasil, cuja ocorrência estava restrita a Roraima, Amapá e a um município do Pará, na divisa com o Amapá. O inseto ataca carambola e também cultivares como manga, goiaba, acerola, tomate, mamão, pimenta, jambo, caju e laranja. Introduzida em 1996, é considerada de alto risco por causar prejuízos econômicos, elevar custos de produção e impor barreiras sanitárias às exportações.

O Programa Nacional de Vigilância da mosca-da-carambola mantém cerca de 11 mil armadilhas distribuídas pelo território brasileiro. No Amazonas, as ações previstas incluem fiscalização, campanhas informativas, barreiras de proteção e orientação técnica aos produtores.

Com a atuação integrada do Sistema SEPROR, do Mapa, dos municípios e das entidades representativas do setor produtivo, o Governo do Amazonas busca conter o avanço da praga, proteger a produção agrícola e garantir a segurança alimentar da população.

Assuntos nesse artigo:

#mosca-da-carambola, #SEPROR, #mapa, #adaf, #idam, #faea, #aam, #Manaus, #riopretodaeva, #Itacoatiara, #quarentena, #zona-tampao, #fruticultura, #defesa-agropecuaria, #agricultura, #producao-rural, #vigilancia, #lfda-go, #portaria-sda-776-2025, #seguranca-fitossanitaria

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Secretaria de Saúde do Amazonas registra 4.495 atendimentos de urgência no Natal e orienta uso do app Saúde AM Digital para casos sem urgência
Próximo artigo Instituto da Mulher Dona Lindu registra 3.515 nascimentos e 51.881 atendimentos em 2025 no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Operação Tamoiotatá amplia área de atuação para 12 municípios do Amazonas e reforça logística e tecnologia

11 horas atrás

Governo do Amazonas amplia Auxílio Estadual e entrega obras e benefícios em Santa Isabel do Rio Negro

11 horas atrás

Governo do Amazonas abre edital Deep Tech Fapeam com R$ 1 milhão para apoiar startups de base científica

13 horas atrás

Esasp amplia capacitação de servidores no Amazonas e alcança 12,2 mil atendimentos em 2025

13 horas atrás

Barco Hospital São João XXIII ficará na comunidade São João em Itapiranga oferecendo cirurgias, exames e consultas até 10 de fevereiro

13 horas atrás

IIACM alcança 99% de eficácia em laudos de papiloscopia e reforça investigações no Amazonas

13 horas atrás

Governo do Amazonas lança aplicativos escolares para monitoramento, gestão e comunicação em 05/02/2026

13 horas atrás

Sine Amazonas oferece 144 vagas de emprego e detalha atendimento presencial na sede e agências

14 horas atrás

Agricultores indígenas de Itamarati recebem 12 CPP e 34 CAF para acessar crédito e programas

14 horas atrás

Seas recebe capacitação sobre Antropologia do Povo Yanomami para qualificar atendimento no Amazonas

14 horas atrás

Ipaam regulamenta renovação automática da licença ambiental para indústrias com SGA usando inteligência artificial

14 horas atrás

Sete crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus têm imagens divulgadas pela Polícia Civil e familiares pedem informações

15 horas atrás
Sejusc realiza treinamento com servidores para atuação durante o carnaval em Manaus e articulação com rede de proteção
Procon-AM autua operadora de saúde por falta de senhas, sinalização e uso de CNPJ baixado em fiscalização no Amazonas
Fast Track reduz tempo de espera e eleva satisfação no Pronto Atendimento do HPS Platão Araújo em Manaus
Prosamin avança com alinhamento de metas e cronograma em Manaus durante missão do BID
Auxílio Estadual beneficia cerca de 300 mil famílias e Prato Cheio oferece milhões de refeições no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?