Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo do Estado realiza levantamento de imóveis extras na área de intervenção do Prosamim, no Igarapé do 40
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Governo do Estado realiza levantamento de imóveis extras na área de intervenção do Prosamim, no Igarapé do 40
Gestão Estadual

Governo do Estado realiza levantamento de imóveis extras na área de intervenção do Prosamim, no Igarapé do 40

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Levantamento é realizado para identificar e mapear os locais onde os imóveis foram construídos. FOTO: Tiago Corrêa/UGPE.

Dando continuidade ao acompanhamento social e para o andamento das obras do programa social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), o Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), iniciou, nesta terça-feira, 20, o levantamento dos imóveis extras construídos na área de intervenção do programa, no Igarapé do 40.  

A ação consistiu em mapear famílias que fizeram ocupações após a conclusão do cadastramento da área de intervenção do programa. O levantamento dos imóveis e o cadastro das famílias, nesse trecho do Igarapé do 40, ocorreram entre os meses de junho a setembro de 2019.

O levantamento é realizado para identificar e mapear os locais onde os imóveis foram construídos. Após a demarcação dos mesmos, os assistentes sociais do Prosamim realizam uma notificação junto aos residentes, explicando que os imóveis foram erguidos após a conclusão do cadastramento da área e sobre a importância que esses imóveis sejam desocupados.

As assistentes sociais direcionam os residentes dos imóveis extras ao escritório local para a realização de requerimento de moradia ou uma reunião com a Comissão de Gerenciamento de Crise (COMCRI).

As reuniões da COMCRI têm o objetivo de solucionar os conflitos de moradias, a fim de solucionar problemas de moradores cedidos, moradores não proprietários e proprietários não moradores, assim como, analisar os casos dos imóveis extras.

Instituída por meio de portaria, a Comissão é integrada por representantes da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), além de lideranças comunitárias do Igarapé do 40, o chamado Grupo de Apoio Local (GAL), e famílias interessadas.

Durante a reunião com o comitê, afere-se se cabe ou não o atendimento com a realização do cadastro da família no programa, caso isso não ocorra, o residente irregular é notificado para fazer a desocupação do imóvel de maneira voluntária no prazo de cinco dias. 

De acordo com a subcoordenadora do Setor Social do Prosamim, Viviane Dutra, o levantamento é fundamental para que os trabalhos de pré e pós-reassentamento sejam feitos, garantindo a continuidade das intervenções do programa e a segurança dos beneficiários.

“As ações de reassentamentos são fundamentais e extremamente necessárias para a gente fazer as intervenções de obras porque a gente só PODE entrar com a máquina nas frentes de intervenção, quando a gente demonstra que não tem mais nenhum imóvel na localidade e que as famílias não estão mais em condições de risco, no local de intervenção”, conta Dutra.

Reassentamentos – Na área entre as avenidas Silves e a Maués, o Prosamim vai retirar 997 imóveis. Destes, o programa já realizou 636 pagamentos de soluções de moradias.

Atualmente, o Governo do Estado já investiu R$ 22 milhões com os beneficiários que foram cadastrados legitimamente e já foram atendidos pelo programa. Ao final das intervenções na área do Igarapé do 40, a estimativa é que sejam investidos R$ 44 milhões em reassentamentos.

Com as intervenções na área do Igarapé do 40, estima-se que mais de seis mil pessoas sejam reassentadas e se beneficiem de uma nova moradia.

Intervenções no Igarapé do 40 – As obras do Prosamim, que estão localizadas entre as avenidas Silves e Maués, contemplam drenagem no igarapé, saneamento no local e a mobilidade urbana com uma nova via interligando o Distrito Industrial ao Centro através da Manaus Moderna, além da criação de áreas verdes e de convívio social.

Tags:ManausMauésSilves
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Wilson Lima se reúne com ministro da Saúde e trata de estratégias para vacinação contra Covid-19
Próximo artigo Polícia prende dupla suspeita de comandar pontos de tráfico de drogas na Redenção

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

19 horas atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

23 horas atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

2 dias atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

2 dias atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

3 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

5 dias atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

5 dias atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

5 dias atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

5 dias atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

6 dias atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

6 dias atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

6 dias atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?