Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Governo do Estado inicia desvio no Igarapé do 40 para o andamento das obras do Prosamim
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Governo do Estado inicia desvio no Igarapé do 40 para o andamento das obras do Prosamim
Gestão Estadual

Governo do Estado inicia desvio no Igarapé do 40 para o andamento das obras do Prosamim

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 19 de setembro de 2020
3 Min Lidos
Compartilhar
Intervenção do Prosamim vai interligar as avenidas Silves e Maués. FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Estado, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), iniciou nesta semana, o desvio no Igarapé do 40, no trecho entre as avenidas Silves e Maués, localizadas nos bairros Japiim e Cachoeirinha, ambas na zona sul.

O desvio nas águas do igarapé são parte de uma intervenção do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), e é realizada para que a construção do canal onde as águas irão ser canalizadas tenham prosseguimento.

A intervenção do Prosamim nesse trecho do igarapé do 40, contempla a criação de uma via interligando as avenidas Silves e Maués, criando uma nova alternativa para os motoristas indo do Distrito Industrial para o centro da capital.

A obra também vai recompor a flora do local com plantio de mudas, áreas verde e de convívio social e a revitalização do campo do Betaião.

Segundo a engenheira da UGPE, Tatiana Lachi, a obra de desvio iniciada, ou corta rio como é chamada, é necessária para a construção do canal por onde o igarapé irá passar após a conclusão da obra.

“O igarapé é cortado, gerando um desvio, e então o canal é construído, após a conclusão desta parte do canal o desvio é desfeito e a água do igarapé passa a trafegar pelo canal”, explica Tatiana.

A engenheira também enfatiza que a intervenção tem previsão de realizar três corta-rios, até que o canal seja finalizado por completo.

O corta-rio é uma escavação destinada a alteração provisória do caminhamento do curso d’água, para permitir a execução de obras, canalizações a seco. Após a execução da obra o curso d’água deve retornar ao seu leito original, isto é, deve-se restaurar o leito à sua condição original.

O retorno ― As obras do programa neste trecho do igarapé do 40 retornaram no mês de agosto, pois estavam paralisadas devido a cheia do rio.

“As obras nesse trecho do igarapé do 40 foram retiradas do papel pelo governador Wilson Lima, essa intervenção era prevista na primeira fase do programa, e dentre todas as obras realizadas pelo Prosamim nos seus quase 15 anos de existência, é a que mais vai retirar pessoas de áreas de risco, totalizando mais de 6 mil pessoas e vai construir uma importante obra de mobilidade urbana, com uma via para desafogar o trânsito na avenida Silves”, afirmou o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil, Marcellus Campêlo.

Tags:Governo do AmazonasManausMauésSilves
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas moderniza iluminação pública na área externa do Complexo Hospitalar Sul

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de dezembro de 2024
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?