Onze municípios já contam com pontos de conexão do programa, implantado no Amazonas em parceria com a Prodam
A escola estadual São Francisco Sales, localizada em Barcelos, já conta com a conectividade do programa Amazônia Conectada – FOTO: Divulgação/ProdamO município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) acaba de ganhar mais sete pontos de conectividade do Programa Amazônia Conectada. Com os novos links, o município totaliza 11 pontos em órgãos públicos como escolas e unidades do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e do Ministério Público Estadual (MPE).
Segundo o diretor-presidente da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), Lincoln Nunes, a Prodam vem se empenhando para conectar com rapidez e segurança os órgãos públicos localizados na área de influência do Amazônia Conectada.
“Hoje, o programa está presente em 11 municípios, localizados nas calhas dos rios Negro e Solimões e com os novos pontos de Barcelos, chegamos a 46 pontos de conectividade. Todos esses pontos estão instalados em órgãos públicos e com conexão direta ao nosso datacenter, o que garante maior eficiência na prestação do serviço público à população do interior”.
Barcelos
Os novos pontos de Barcelos são: as escolas estaduais Angelina Palheta Mendes, São Francisco Sales e Pedro João Badalotti; o Ministério Público, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Batalhão da Polícia Militar e o Fórum de Barcelos.
Sobre o programa
O Amazônia Conectada é um projeto interministerial do Governo Federal e tem por objetivo implantar fibra óptica nos leitos dos rios da Amazônia, além de trechos terrestres, para interligar cidades e comunidades, e estabelecer canais de transmissão de dados de alta velocidade, seguros e confiáveis.
Em julho de 2021, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Administração e Gestão (Sead), assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Exército Brasileiro para fortalecer o programa, implantado no Amazonas em parceria com a Prodam.
A assinatura do acordo vem possibilitando a ampliação das redes metropolitanas para conectar órgãos públicos (de todas as esferas), bem como hospitais e escolas, o que ampliará a implementação de políticas públicas no interior do estado.
Atualmente, os 11 municípios conectados são: Novo Airão, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Coari, Codajás, Anori, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba.
Entre os órgãos conectados estão hospitais, delegacias, unidades do Cetam e da UEA, entre outros.
O post Governo do Estado inaugura mais sete pontos do programa Amazônia Conectada em Barcelos