Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas vai ampliar em 38% a capacidade instalada do Francisca Mendes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas vai ampliar em 38% a capacidade instalada do Francisca Mendes
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas vai ampliar em 38% a capacidade instalada do Francisca Mendes

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Além da ampliação para 57 novos leitos, a unidade está tendo seu parque tecnológico revitalizado

Fotos: Arthur Castro e Antônio Lima/ SECOM

O Governo do Amazonas vai ampliar em 38% a capacidade instalada da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), referência em doenças cardíacas na região Norte. O projeto contempla a criação de mais 57 leitos, sendo 30 destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ampliação dos serviços de hemodinâmica, de áreas como a sala de fisioterapia, recepção e laboratório, modernização da cobertura, reforma no heliporto e melhorias nas instalações. O governador Wilson Lima vistoriou a unidade nesta quarta-feira (22/01) e entregou novos equipamentos.

Desde 2019, os investimentos na unidade já resultaram na redução do tempo de espera de cirurgia cardíaca pediátrica e neonatal, transformando o hospital em referência para os demais estados da Região Norte.

“Nós resolvemos um problema gravíssimo do Hospital Francisca Mendes que é do atendimento às crianças cardiopatas, nós estabilizamos a fila e recebemos pacientes de outros estados. Nós temos capacidade para receber esses pacientes também”, afirmou Wilson Lima.

Foto: Arthur Castro e Antônio Lima/ SECOM

Conforme o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, as obras, executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), somam um investimento de R$ 43 milhões, com previsão de conclusão em 2026.

“Até março de 2026, todo esse complexo estará revitalizado. Estamos ampliando as áreas, trocando toda a estrutura, tanto de cobertura, estrutura metálica e também das paredes. O governador determinou a revitalização da REDE de saúde e o hospital Francisca Mendes tem prioridade porque é referência para o norte do país”, explicou.

Ampliação e melhorias

A expansão inclui o aumento dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que passarão de 31 para 61, e dos leitos clínicos, que serão ampliados de 116 para 143, totalizando 204 leitos na unidade, um aumento de 38% na capacidade instalada.

Além da ampliação do número de leitos, o hospital está recebendo intervenções específicas em áreas estratégicas. No térreo, a sala de ressonância foi modernizada com a instalação de novos leitos e entrega de um aparelho de ressonância magnética, o primeiro da REDE pública do Amazonas. A adequação inclui melhorias como a troca do forro, revestimentos cerâmicos, iluminação e pintura, além da instalação de pontos de gases medicinais e atualizações nos sistemas elétricos e de dados, garantindo um ambiente funcional e tecnologicamente avançado.

Fotos: Arthur Castro e Antônio Lima/ SECOM

No segundo pavimento, a sala de hemodinâmica passou por uma reestruturação para operar com melhor eficiência com dois novos aparelhos. Assim como na sala de ressonância, as melhorias abrangem desde ajustes técnicos nas instalações elétricas até a modernização completa do espaço, incluindo novos pontos de gás e troca de louças e metais, garantindo que os pacientes tenham acesso a um atendimento de alta qualidade em um ambiente moderno e seguro.

A ampliação permitirá dobrar a capacidade instalada do hospital, aumentando o número de cirurgias cardíacas, tanto pediátricas quanto adultas.

“A gente tem um impacto positivo muito grande, que é conseguir trazer os pacientes para operar em tempo reduzido, uma vez que a gente consegue atender toda a região norte e ainda atender os países da Amazônia legal e nós precisamos ter essa retaguarda e um número maior de leitos”, disse a diretora-presidente da unidade, Roberta Nascimento.

Entrega de novos equipamentos

O governador Wilson Lima entregou dois novos aparelhos de alta tecnologia ao Hospital Francisca Mendes para reforçar os procedimentos cardiológicos.

Os equipamentos incluem uma ressonância magnética cardíaca, primeira da REDE pública do Amazonas, que permitirá cerca de 150 exames mensais, e um aparelho de hemodinâmica, ampliando em 50% a capacidade de cateterismos e angioplastias. Com a inclusão deste terceiro aparelho de hemodinâmica, os atendimentos devem crescer 26%, consolidando o hospital como referência no tratamento de doenças do coração e contribuindo para a redução de filas de espera na REDE pública.

O post Governo do Amazonas vai ampliar em 38% a capacidade instalada do Francisca Mendes apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus certifica mais de 40 participantes do workshop ‘O Guia Definitivo do Canva: Crie Design Profissional sem ser Designer’
Próximo artigo Amazonas recebe representante dos EUA para fortalecer parcerias estratégicas

Mais notícias desta categoria

Raízes do Investimento reúne empresas e destaca o Polo Industrial de Manaus em apresentação no Senai

1 hora atrás

Governo do Amazonas divulga 203 vagas de emprego para cadastro presencial em Manaus nesta quinta-feira 12/03

2 horas atrás

Sisnama completa 45 anos e reúne autoridades em Brasília para debater integração das agendas ambientais

2 horas atrás

Hospital em Manaus busca familiares de idoso sem identificação internado após agressão física atendido pelo Samu

2 horas atrás

Presença feminina avança nas obras do Prosai Parintins e amplia atuação no saneamento básico do município

2 horas atrás

Amazonas leva produtos amazônicos à AAHAR 2026 em Nova Delhi, Índia, e amplia presença no mercado asiático

2 horas atrás

Governo do Amazonas lança CIPcD Digital com novo layout e acesso pelo aplicativo Sasi

3 horas atrás

Feira do Empreendedor da FUnATI reúne alunos para gerar renda e celebrar o Dia Internacional da Mulher

5 horas atrás

Feira do Empreendedor da FUnATI reúne alunos para gerar renda e celebrar o Dia Internacional da Mulher

5 horas atrás

Toadas reúnem apresentadores de Caprichoso e Garantido no Largo São Sebastião nesta sexta-feira (13/03)

5 horas atrás

Toadas reúnem apresentadores de Caprichoso e Garantido no Largo São Sebastião nesta sexta-feira (13/03)

5 horas atrás

Centro Cidadão atende mais de 1,5 mil pessoas em ação da Sejusc na zona sul de Manaus

6 horas atrás
RNDS credencia SES-AM e permite acesso em tempo real a dados do SUS no Amazonas
Governo do Amazonas abre processo seletivo para 36 fisioterapeutas no Hospital do Sangue em Manaus
Cepcolu completa um ano e registra mais de 6,5 mil atendimentos no Amazonas
Cepcolu reduz tempo de espera para conização e completa um ano de funcionamento no Amazonas
Sine Amazonas divulga 204 vagas de emprego para 11/03 com atendimento na sede da Galeria+ e documentos exigidos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?