Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas reforça o compromisso com a infância e adolescência, no lançamento da nova edição do Selo Unicef
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas reforça o compromisso com a infância e adolescência, no lançamento da nova edição do Selo Unicef
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas reforça o compromisso com a infância e adolescência, no lançamento da nova edição do Selo Unicef

8 meses atrás
Compartilhar
8 Min Lidos

O Estado vai dar suporte técnico para os municípios na preparação para a certificação e a meta é alcançar todo o interior

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

O lançamento, no Amazonas, da edição 2025-2028 do Selo Unicef, certificação concedida às cidades que adotam políticas públicas voltadas à infância e adolescência, ocorreu nesta terça-feira (06/05), no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no centro de Manaus. O evento foi realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), juntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Participaram do lançamento, prefeitos e suas equipes técnicas, autoridades públicas, lideranças comunitárias e representantes de órgãos parceiros, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

A Sedurb, assim como a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que faz parte da sua composição, atua como órgão do Governo do Amazonas articulador da iniciativa no estado, funcionando como mediador entre as prefeituras e o Unicef, dando suporte técnico aos municípios e intermediando parcerias para o fortalecimento das ações nessa área. O objetivo do trabalho é mobilizar as gestões municipais para a adesão ao Selo, que reconhece às práticas que visam à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, destacou a importância da iniciativa como um instrumento de transformação social. “O Selo Unicef é mais do que uma certificação: é um compromisso com o futuro. Quando os municípios assumem esse pacto, estão dizendo que cuidar das nossas crianças e adolescentes é prioridade. A Sedurb tem orgulho de ser parceira ativa nessa missão”, pontua.

Na edição 2021-2024, que também teve a coordenação da Sedurb, 55 municípios participaram e 29 foram certificados, um grande avanço em relação à edição anterior, de 2017-2020, quando apenas oito conseguiram atingir as metas. Na última edição, o Amazonas também superou a média nacional em três indicadores: cobertura vacinal, com aumento de 8,8%, contra 2,6%; redução nas taxas de abandono escolar, de 39,3%, contra 38%; e ampliação do uso do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), passando de 01 notificação em 2020, para 1.187, em 2023 (na média nacional, os registros saíram de 118.995, em 2020, para 578.859, em 2023).

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

Segundo Marcellus Campêlo, nesta edição a expectativa é a de alcançar a meta de adesão de todos os municípios do interior. Conforme o secretário, a edição 2025-2028 terá como novidades o foco especial nas populações indígenas e quilombolas, indicadores para avaliar se o município conseguiu reduzir as desigualdades internas, além da criação de espaços permanentes de escuta de crianças e adolescentes.

Um dos parceiros nesta nova edição é o TCE-AM. Presente no evento de lançamento do Selo, a conselheira-presidente da corte de contas, Yara Lins, reafirmou o compromisso de contribuir para a mobilização dos municípios amazonenses. “A parceria com o Unicef, com a Sedurb, com a UGPE e com todas as instituições aqui presentes é, acima de tudo, um pacto pela esperança. A meta estabelecida, a adesão de 100% dos municípios amazonenses ao Selo Unicef, é ambiciosa, mas é também necessária. Temos o dever de mobilizar, de apoiar nossos municípios para que a infância seja verdadeiramente prioridade em cada ação pública”, observou.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

Programação

A programação da cerimônia, nesta terça-feira, incluiu a execução do Hino Nacional na língua kambeba, apresentações culturais de crianças sateré-mawé e adolescentes do núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), do município de Presidente Figueiredo, além da exposição sobre a importância do Selo Unicef e seus impactos na vida de crianças e adolescentes, pela chefe interina do Escritório do Unicef em Manaus, Rayanne França.

“Hoje estamos dando início à adesão do Estado do Amazonas ao Selo Unicef. Essa edição vem recheada de novidades. Queremos alcançar os melhores indicadores na proteção dos direitos da criança e do adolescente, do nosso território”, afirmou Rayanne França.

Também foi apresentado um panorama dos avanços obtidos na edição anterior do Selo no Amazonas, com destaque para ações estratégicas e resultados significativos alcançados pelos municípios participantes. A apresentação foi feita pelo secretário Marcellus Campêlo, que também fez o convite oficial para adesão à nova edição da certificação, aos representantes dos municípios participantes.

O evento marcou, ainda, a entrega simbólica ao Unicef da chave da Casa ONU. Trata-se de imóvel pertencente ao Estado, localizado no bairro Adrianópolis, zona centro-sul, onde já funcionou a Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama), e que está sendo cedido ao Fundo para abrigar as agências da Organização das Nações Unidas (ONU): Unicef, Alto Comissariado das Nações Unidas para os direitos humanos (Acnudh), Organização Internacional para as Migrações (Oim), Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), Escritório das Nações Unidas sobre drogas e Crime (Unodc) e Organização das Nações Unidas para educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Adesão

Os municípios interessados em participar da edição 2025-2028 do Selo devem formalizar sua adesão por meio do site oficial do Unicef (https://www.selounicef.org.br), preenchendo o termo de compromisso dentro do prazo estipulado. Após a adesão, as prefeituras recebem apoio técnico, acesso a ferramentas de monitoramento e oportunidades de capacitação para a implementação de políticas públicas voltadas à infância e adolescência. A plataforma de adesão estará disponível no site do Selo Unicef entre 28 de abril e 9 de junho.

A adesão ao Selo Unicef é voluntária e ao participar do processo de certificação, o município se compromete a viabilizar ações que asseguram os direitos previstos às crianças e adolescentes, fortalecendo a REDE de proteção à violência, o acesso à educação e saúde, e o cumprimento integral do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Um dos primeiros municípios a se credenciar na certificação do ciclo 2025-2028, Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), foi representado por uma comitiva liderada pelo prefeito Thiago Lima, que fez questão de prestigiar o evento. “Nós já aderimos na última edição, fomos certificados e, agora, fomos o primeiro município a aderir novamente. Nós temos o objetivo ainda maior de levar para todas as nossas crianças e adolescentes essas oportunidades que vêm junto com o Selo Unicef e, com certeza, nós vamos conseguir a certificação, assim como foi no anterior”, disse.

O post Governo do Amazonas reforça o compromisso com a infância e adolescência, no lançamento da nova edição do Selo Unicef apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior É uma boa oportunidade para os alunos”, aposta moradora da zona norte sobre Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares
Próximo artigo Arsepam avança no processo de regulação do transporte hidroviário intermunicipal na linha Manaus – Parintins

Mais notícias desta categoria

Ressaca pode evoluir para desidratação e provocar problemas cardíacos, neurológicos e metabólicos

10 horas atrás

Instituto da Mulher Dona Lindu registra 3.515 nascimentos e 51.881 atendimentos em 2025 no Amazonas

10 horas atrás

Governo e instituições alinham combate à mosca-da-carambola em Manaus após detecção

10 horas atrás

Secretaria de Saúde do Amazonas registra 4.495 atendimentos de urgência no Natal e orienta uso do app Saúde AM Digital para casos sem urgência

10 horas atrás

Festival Amazônico de Música e Artes encerra 2025 com concerto intimista no Teatro Amazonas

10 horas atrás

Governo do Amazonas apresenta balanço que reforça segurança pública no Amazonas e reduz índices de criminalidade estadual

17 horas atrás

Governo do Amazonas registra avanços na segurança pública em 2025 com investimentos em equipamentos, tecnologia e redução da violência

17 horas atrás

Vila Aberta Para Todos movimenta a Vila Olímpica com programação esportiva gratuita neste domingo

19 horas atrás

Vila Aberta Para Todos promove atividades gratuitas na Vila Olímpica de Manaus aos domingos e amplia acesso ao esporte

19 horas atrás

“Antes era só buraco. Hoje ganho quase uma hora de viagem”, usuário da AM-010 relata impacto da obra de modernização da rodovia

20 horas atrás

Modernização da AM-010 reduz tempo de viagem e melhora infraestrutura no Amazonas em 142 km recuperados

20 horas atrás

Detran-AM registra 230 infrações durante o feriado de Natal

2 dias atrás
Detran-AM retoma serviços da CNH a partir de 25/12 e atendimento presencial volta em 29/12
CNH do Brasil: Detran-AM retoma processo de habilitação após atualização de sistema
Local de retirada de medicamentos estratégicos no Amazonas passa a ser a sede da FVS-RCP em Manaus.
SES-AM informa novo local para retirada de medicamentos estratégicos vinculados aos programas de vigilância em saúde 
Hospitais do Amazonas registram aumento de atendimentos por acidentes de trânsito às vésperas das festas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?