O objetivo da ação é fortalecer as medidas de controle da Covid-19 nessas localidades e intensificar a imunização. FOTOS: Diego Peres/Secom e Divulgação/FVS-RCPO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), segue dando suporte às prefeituras municipais do interior do Amazonas para acelerar o processo de vacinação contra Covid-19. Desde o início de fevereiro deste ano, equipes do Estado estão visitando os 35 municípios prioritários com cobertura vacinal de até 50%.
Há 24 minutos
Por Agência Amazonas
Desde fevereiro, equipes visitam municípios com menor taxa de cobertura vacinal
“Muitos municípios já avançaram [na vacinação], eles já têm uma cobertura, no entanto, não conseguem inserir a informação por conta da dificuldade de internet, então nós estamos aí apoiando, indo nos municípios. Em fevereiro nós fomos a 13 municípios, e estamos agora, neste momento, em cinco municípios para que possamos identificar quais são as fragilidades e verificar as estratégias de como apoiar”, ressaltou Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.
O objetivo da ação é fortalecer as medidas de controle da Covid-19 nessas localidades e intensificar a imunização, identificando e reforçando as estratégias realizadas pelas secretarias municipais de saúde, visando maior alcance à população e o fortalecimento de ações para a inserção de dados nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde.
Além das dificuldades de conexão, outro fator que impede o avanço da imunização nos municípios é a negação à vacinação, devido a questões psicossociais e culturais, e à circulação de informações falsas.
Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP – Foto de Diego Peres-SecomPor conta da falta de conectividade à internet, estão sendo realizados mutirões de digitação e, para municípios com situações críticas de conexão, estão sendo enviadas fichas de notificação de vacinação para serem digitadas na capital.
Municípios visitados
De 7 a 16 de fevereiro, receberam as visitas técnicas da FVS-RCP e da SES-AM os municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Coari, São Paulo de Olivença, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Atalaia do Norte, Ipixuna e Guajará. Uma segunda equipe técnica seguiu, de 20 a 25 de fevereiro, até Codajás, Barcelos, Pauini, Amaturá, Lábrea, Anamã e Boca do Acre.
Para evitar a negação da população à vacina, as secretarias municipais de saúde estão sendo orientadas a realizarem busca ativa dos aptos à vacinação, realizando campanhas de educomunicação para conscientizar as pessoas sobre a importância da imunização contra Covid-19.
Desde o dia 6 de março, estão sendo visitados os municípios de Caapiranga, Beruri, Manacapuru, Maraã e Tefé.