Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas promove programação nos Centros Estaduais pelo Dia da Consciência Negra com atividades culturais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas promove programação nos Centros Estaduais pelo Dia da Consciência Negra com atividades culturais
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas promove programação nos Centros Estaduais pelo Dia da Consciência Negra com atividades culturais

2 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Atividades nos Centros Estaduais de Convivência destacaram reflexão sobre a contribuição das pessoas negras e a luta por igualdade.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS), realizou nesta quarta-feira (19/11) programação nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e no Centro Estadual de Convivência do Idoso Ceci Aparecida, como parte das ações relacionadas ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. As atividades incluíram roda de conversa, oficina de pintura, arteterapia e apresentações de dança e música.

Roda de conversa e campanha nacional

No CECF Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio, zona oeste, a roda de conversa foi conduzida pela militante Letícia Alves, gerente de promoção da igualdade Racial da Secretaria de justiça e direitos humanos e Cidadania (SEJUSC). Ela apresentou a Campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da violência e do racismo contra as Mulheres”, e afirmou: “Se trata de uma campanha nacional, que vai de 20 de novembro a 10 de dezembro, coordenada pelo Ministério das Mulheres em articulação com as secretarias estaduais e órgãos de políticas para as mulheres em todo o país, visando combater o racismo, problema que precisa ser tratado em todas as esferas governamentais, inclusive nas escolas”.

Depoimentos e experiências pessoais

Participantes relataram experiências e refletiram sobre discriminação. Antônia Sueli de Souza Nascimento declarou que a roda foi produtiva e trouxe exemplos de racismo no mercado de trabalho. Ela contou: “Minha sobrinha estudou, se formou e ao participar de uma seleção de emprego foi informada de que a vaga não era para pessoas negras, o que a deixou traumatizada e nunca mais procurou emprego. Hoje vive da produção de bolos, que faz por encomenda, optando por trabalhar em casa”.

Socorro Costa, de origem peruana e frequentadora do CECF, participou da apresentação de capoeira e da roda de conversa. Sobre a participação nas atividades, disse: “Gosto de participar dessas atividades, importantes para cultivar minhas raízes africanas”. Ela também afirmou: “Deus criou todos iguais, sem diferença de cor e raça, o ser humano que criou tudo isso”.

Atos culturais e oficinas

A programação destacou a capoeira como expressão de resistência e identidade cultural. Nos espaços houve, ainda, oficinas de pintura com temas afro-brasileiros, arteterapia e apresentações musicais. No Centro Estadual de Convivência do Idoso Ceci Aparecida foram realizadas atividades de arteterapia e a produção de cartazes pelo Dia da Consciência Negra com o Grupo de Convivência Futuro Melhor, além de sensibilização com o Grupo de Convivência Academia da Memória.

Reconhecimento institucional

Para a secretária da SEAS, Kely Patrícia, as ações nos centros são incentivo do governo e forma de reconhecer a contribuição das pessoas negras na história e na cultura: “Os negros têm uma importância fundamental na cultura afro-brasileira, seja através da dança, música, culinária, uma riqueza cultural trazida pela diáspora africana”, menciona Kely Patrícia.

A coordenadora dos Centros de Convivência, Rita Abecassis, observou que a ampla participação nos sete aparelhos sociais administrados pela SEAS motivou a programação: “Nada mais justo do que lutar no combate ao preconceito racial, o que exige um trabalho de base, junto aos grupos de convivência dos centros, formados por crianças, adultos e idosos, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária”, sintetiza a coordenadora.

Programação nos demais centros

O CECF 31 de Março, no Japiim, promoveu palestra com o Grupo de Convivência Florescer. O CECF André Araújo, na Raiz, mostrou movimentações de capoeira. O CECF Maria de Miranda Leão, no Alvorada, organizou atividade chamada “REDE da UNIÃO Dinâmica com barbante formando teia de fortalecimento” e explanação sobre Consciência Negra com música afro-brasileira. O CECF Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, fez apresentação cultural e oficina de pintura relacionada à cultura afrodescendente.

Assuntos nesse artigo:

#diadaconsciencianegra, #consciencianegra, #governodoamazonas, #SEAS, #cecf, #ceciaparecida, #zumbidospalmares, #leticiaalves, #kelypatricia, #ritaabecassis, #capoeira, #culturaafrobrasileira, #arteterapia, #rodadeconversa, #oficinadepintura, #musicaafrobrasileira, #inclusao, #combateaoracismo, #ativismo, #convivencia

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Programa Crédito Rosa já injetou R$ 38 milhões e beneficiou mais de 5,5 mil mulheres no Amazonas
Próximo artigo Prefeitura de Manaus executa contenção em rip-rap na rua João Burnier para estabilizar talude e proteger moradores

Mais notícias desta categoria

Procon-AM apreende e descarta mais de 80 kg de alimentos impróprios em supermercado da zona sul de Manaus

16 horas atrás

FVS-RCP atualiza informe e lança painel semanal com dados sobre vírus respiratórios no Amazonas

16 horas atrás

Governo do Amazonas implanta iluminação em LED nas áreas do Prosai Parintins para modernizar espaços urbanos e reduzir custos

20 horas atrás

Cepcolu registrou 5.830 atendimentos em dez meses e aumentou conizações na FCecon em 49,4%

21 horas atrás

Centros de convivência do Amazonas registram 1.486.380 atendimentos e atendem 139.864 pessoas em 2025

22 horas atrás

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos a instituições públicas e privadas

22 horas atrás

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos em fiscalizações ambientais no Amazonas

22 horas atrás

Sect atualiza número para agendamento de regularização fundiária em Manaus a partir de 12/01

22 horas atrás

Carretas da Saúde atendem Manaus e três municípios do Amazonas com mamografia, ultrassom e tomografia até 30/01

1 dia atrás

Amazonas registra apreensão de entorpecentes de 46,6 toneladas em 2025 e supera total de 2024

1 dia atrás

FUnATI abre matrículas para escolarização de adultos e pessoas idosas em Manaus com aulas em fevereiro

1 dia atrás

Usina de oxigênio entregue a hospital de Santa Isabel do Rio Negro reforça atendimento local

1 dia atrás
Projeto Idoso em Movimento da Sejusc registra 139 mil atendimentos a partir dos 45 anos em 2025
Agricultores familiares recebem orientações da Sepror para legalização da Asplamam em Manaquiri
Polícia Civil apreende 12 toneladas de pirarucu seco perto de Itacoatiara e prende duas pessoas
Homem de 21 anos é preso por violência doméstica contra companheira de 19 anos em Novo Aripuanã durante a madrugada
Apreensão de entorpecentes e arma de fogo após suspeito fugir no bairro Jorge Teixeira, em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?