FOTO: Emerson Martins/SeprorA Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou, nesta quinta-feira (31/03), o curso de Monitoramento da Qualidade de Água na Piscicultura, durante a 5ª Feira da Piscicultura e 40º Aniversário de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus).
Há 35 minutos
Por Agência Amazonas
O curso faz parte da programação do 2° Workshop da Piscicultura do município
O piscicultor Donildo Serrão, que está iniciando na atividade, possui seis tanques de viveiro em sua propriedade localizada no quilômetro 53, da AM-010.
Ao todo, foram capacitados mais de 25 produtores rurais do município de Rio Preto da Eva, ministrado pelo engenheiro de pesca da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, Andreson Amâncio, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam).
Na palestra, foram abordados os temas sobre a necessidade de monitorar a qualidade da água do cultivo e fazer eventuais intervenções para sua melhoria. Os principais parâmetros que o produtor precisa estar atento, são com o oxigênio dissolvido, pH da água, alcalinidade, amônia. Assim como, temperatura, transparência e turbidez.
“Aprender nunca é demais, ainda estou iniciando no segmento da piscicultura. Atualmente, possuo 1 mil alevinos de tambaqui, e quero alavancar essa produção. Com esses ensinamentos poderei produzir peixes em ótima qualidade”, diz Donildo.
Para saber mais sobre os cursos, segue o link com a programação do 2° Workshop da Piscicultura de Rio Preto da Eva (http://www.sepror.am.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/Programacao-Piscicultura-I-Feira-Rio-Preto-2022.jpeg).
“Nosso objetivo é melhorar o desempenho dos piscicultores do município, através de orientações técnicas, e por meio de vistas nas propriedades dos produtores locais, para eles aprenderem na teoria e na prática essas informações técnicas, o planejamento e gestão para que ele possa aplicar em sua produção, e também tendo resultados positivos na comercialização”, finaliza o secretário executivo Adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim.