Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas passa a usar novo porto para embarque da tropa que vai operar nas Bases Fluviais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas passa a usar novo porto para embarque da tropa que vai operar nas Bases Fluviais
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas passa a usar novo porto para embarque da tropa que vai operar nas Bases Fluviais

7 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Unidades operam com efetivo integrado de todas as Forças de Segurança

Fotos: Alex Pazuello/SECOM

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), concluiu, na noite desta sexta-feira (31/01), o embarque do efetivo que vai operar, pelos próximos 30 dias, nas Bases Fluviais Arpão 1 e 2. O envio do efetivo foi realizado no porto da SSP-AM, que passou a operar após a inauguração da nova sede da corporação, no bairro Santo Agostinho, zona oeste de Manaus.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida, o efetivo enviado vai operar na Base Fluvial Arpão 2. Nesta edição, serão deslocados 23 policiais da polícia Militar do Amazonas (PMAM), três da polícia Civil do Amazonas (PC-AM) — sendo um delegado e dois investigadores —, dois mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e um perito do Departamento de polícia Técnico-Científica (DPTC).

“Essas bases protegem toda a população do interior. E, cada vez que esses profissionais vão para as bases e retiram drogas, eles estão protegendo tanto a população da capital quanto a do interior”, disse o secretário.

Fotos: Alex Pazuello/SECOM

O envio da tropa tem como objetivo inFotos: Alex Pazuello/Secomtensificar as ações de combate à criminalidade na calha do rio Negro. A base está estrategicamente instalada na região do médio rio Negro, na confluência com o rio Branco, no estado de Roraima, fortalecendo o policiamento nos municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e em cidades adjacentes.

“Com isso, estamos ampliando nossa fiscalização para trazer mais segurança à população. O objetivo é cercar todas as calhas para que possamos realizar uma fiscalização mais efetiva”, afirmou o comandante da PMAM, coronel Klinger Paiva.

Fotos: Alex Pazuello/SECOM

As equipes da PC-AM fortalecem a operação com a coleta de informações e a investigação de crimes relacionados ao tráfico de drogas, homicídios, crimes ambientais e organizações criminosas que utilizam os rios como rota.

“Essa estratégia é mais um reforço e um apoio para os municípios do Amazonas. Essa base vai para locais estrategicamente planejados, onde conseguiremos combater com mais eficiência crimes como roubos, pirataria e o tráfico de drogas”, destacou o delegado-geral adjunto, Guilherme Torres.

Fotos: Alex Pazuello/SECOM

O comandante do CBMAM, coronel Orleiso Muniz, explicou que a corporação enviou mergulhadores especializados que atuarão de forma integrada com as equipes policiais.

“Isso proporciona ao sistema de segurança pública uma averiguação completa, inclusive com varreduras nos cascos das embarcações. Caso seja detectada qualquer situação que possa indicar um ilícito, a autoridade policial presente na base Arpão será imediatamente comunicada”, explicou o comandante.

Fotos: Alex Pazuello/SECOM

Ao todo, foi enviado um efetivo de 60 policiais. Desse total, 30 embarcaram ainda na noite de quinta-feira (30/01). O primeiro grupo foi deslocado para a Base Fluvial Arpão 1, localizada no rio Solimões, nas proximidades de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).

Bases

Coordenadas pela SSP-AM, as Bases Fluviais Arpão 1 e 2, Tiradentes e Paulo Pinto Nery atuam com ações ostensivas e preventivas nas cidades de Coari, Barcelos, Itacoatiara e Parintins, estendendo-se a outros municípios do Amazonas.

As bases flutuantes integram a operação Fronteira Mais Segura/Protetor das Fronteiras, que combate o narcotráfico, a biopirataria e crimes ambientais nas calhas dos rios Solimões e Negro.

Durante o ano de 2024, as bases resultaram na apreensão de entorpecentes, embarcações e materiais ilícitos, além de reforçarem a repressão a crimes ambientais, totalizando um prejuízo de R$ 350 milhões ao crime organizado.

Conforme o relatório do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e Divisas (GGI-F), da SSP-AM, as operações culminaram na apreensão de 26 embarcações e 311 mil litros de combustível. Também foram realizadas 118 prisões, com a apreensão de R$ 5,6 mil em espécie, 17 armas de fogo e 111 munições.

No combate ao narcotráfico, as ações resultaram na apreensão de cerca de 10 toneladas de entorpecentes, sendo 7,9 toneladas de maconha do tipo skunk, mais de uma tonelada de pasta-base de cocaína e 853 quilos de cocaína.

O post Governo do Amazonas passa a usar novo porto para embarque da tropa que vai operar nas Bases Fluviais apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus avança com serviços de recuperação asfáltica no ramal do Brasileirinho
Próximo artigo Prosai Parintins acelera obras e expande infraestrutura de saneamento

Mais notícias desta categoria

UGPE apresenta Prosamin+ a consultores da Finatec que atuam no Plano Municipal de Saneamento Básico

2 horas atrás

Governo do Amazonas discute desenvolvimento territorial de fronteira em São Gabriel da Cachoeira

3 horas atrás

“Eu fiquei tão emocionada e feliz”, diz moradora do bairro Novo Israel sobre reinauguração do Prato Cheio

4 horas atrás

Prato Cheio: Moradores aprovam mudança do restaurante popular do Novo Israel

4 horas atrás

Sine Amazonas divulga 399 vagas de emprego para esta quinta-feira

5 horas atrás

FVS-RCP capacita profissionais para prevenção à violência no Amazonas

5 horas atrás

Setembro Verde: Governo do Amazonas fiscaliza gratuidade no transporte intermunicipal para PcDs

5 horas atrás

UGPE promove campanha contra abandono e maus-tratos aos animais, em áreas do Prosamin+

7 horas atrás

Governador Wilson Lima reinaugura restaurante Prato Cheio do bairro Novo Israel

7 horas atrás

Sefaz divulga sorteados do mês na Nota Fiscal Amazonense

7 horas atrás

Artesãs do Amazonas brilham na 7ª Fenacce em Fortaleza

7 horas atrás

Ipaam resgata 28 animais silvestres em Manaus durante agosto

7 horas atrás
Delegação amazonense chega a Brasília para os Jogos da Juventude 2025
Governo do Amazonas implanta mais de 2,9 mil pontos de iluminação de LED em Maués
Governo do Amazonas reforça integração no combate ao crime transnacional no CCPI Amazônia
Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Canutama e amplia atendimento para 16 especialidades médicas
Em Canutama, governador Wilson Lima fortalece setores primário e social e entrega ajuda humanitária para famílias afetadas pela estiagem
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?