Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas participa de dia de campo para difundir produção de pitaya e abacaxi no estado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Governo do Amazonas participa de dia de campo para difundir produção de pitaya e abacaxi no estado
Governo do Estado

Governo do Amazonas participa de dia de campo para difundir produção de pitaya e abacaxi no estado

3 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos


Há 13 minutos
Por Agência Amazonas

Objetivo da ação é formar uma parceria com os produtores das duas frutas para alcançar mercado internacional

Petrucio Magalhães Júnior (centro), secretário titular da Sepror, ao lado de Cléber Medeiros (à esq.), proprietário da Toca da Pitaya, e Daniel da Silva, presidente da AcasfcO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), em parceria com a Associação Comunitária Agrícola São Francisco do Caramuri (Acasfc), participou, na manhã do domingo (22/05), de mais um evento do dia de campo promovido pela Fazenda Toca da Pitaya, situada no Km 35 da estrada AM-010, Ramal Água Branca II, Km 01, no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus).

O secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, acompanhou a produção de pitaya na propriedade, e destacou o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus para alavancar a parceria das duas culturas na produção e exportação dos produtos para o mercado internacional.

“É uma cultura de grande potencial, muito adaptada ao nosso bioma amazônico, por isso, a Sepror e a Semacc (Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal) estão irmanadas para que possamos selecionar produtores interessados em investir na pitaya e estimular essa produção, para garantir uma renda digna para quem for plantar aqui no Amazonas. Acreditamos que a pitaya seja mais uma alternativa, dentre tantas cadeias produtivas locais para as famílias”, destacou o secretário.

Durante o evento, foi feita uma apresentação da cultura da pitaya para aproximadamente 50 agricultores de Caramuri, com intuito de fazer uma parceria com os produtores de abacaxi para suprir o mercado local e, posteriormente, o mercado internacional.

A ação também foi marcada pela efetivação da parceria entre o Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus, por meio da Semacc, que fez o cadastro dos produtores interessados em iniciar a produção de pitaya em suas propriedades.

Com essa parceria, o governo e o município vão subsidiar o primeiro hectare dos agricultores interessados no cultivo da pitaya, por meio do repasse de calcário, arame, estacas, mudas da fruta e toda a assistência. A iniciativa visa que o produtor consiga se manter sozinho a partir do plantio do segundo hectare, e assim, estender a produção, melhorar a renda das pequenas famílias e dar condições de difundir essa cultura no estado, com quantidade suficiente para expandir a produção para o mercado nacional e internacional.

Segundo o empresário e proprietário da Fazenda Toca da Pitaya, Cleber Medeiros, a pitaya é uma fonte de renda sustentável, de manejo rústico, com excelente produtividade em pequenas áreas e alto valor de mercado, sendo uma nova alternativa para popularizar a fruta no comércio do estado e ainda gerar mais emprego e renda.

“Essa ação de hoje vem coroar um trabalho que comecei há mais ou menos nove anos. A parceria com a Acasfc vai trazer ainda mais geração de emprego e renda para os produtores da região. Vamos invadir o mercado internacional com a pitaya produzida em nosso estado e o melhor abacaxi do mundo, e com a parceria do Governo do Estado e a prefeitura, ficaremos mais perto de suprir o mercado nacional e internacional futuramente”, enfatizou o empresário.

Para o presidente da Acasfc, Daniel Leandro da Silva, o dia de campo foi uma oportunidade de agregar valor à cultura do abacaxi de Caramuri.

“Com a cultura da pitaya gerando renda ao produtor, nós vamos conseguir melhorar a qualidade de vida do homem do campo, fazendo com que o mercado local, nacional e até internacional, venha abraçar essa causa que é social e sustentável. Nós conservamos e preservamos a natureza, produzindo com tecnologia e qualidade, fazendo com que o produtor consiga levar à mesa de milhares de pessoas, produtos de qualidade para a transformação da vida de quem consome nossos produtos”, afirmou o presidente.

Produção

Pitaya .FOTOS: Tizziana Barbosa e Thaís SilvaO projeto de produção da cultura da pitaya, do empresário Cleber Medeiros, teve início há nove anos. A propriedade tem atualmente 65 hectares plantados, sendo que 17 hectares estão produzindo o fruto a todo vapor, gerando uma produção entre 7 e 8 toneladas mensais no período de pico, que vai de setembro até maio.

A propriedade possui aproximadamente 100 mil pés do fruto, gerando em média 20 toneladas por hectare, chegando a R$ 20 reais o quilo da fruta.

Participantes

FOTOS: Tizziana Barbosa e Thaís SilvaEstiveram no evento o secretário executivo de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror, Airton Schneider; a diretora do Departamento de Agricultura da Semacc, Meyb Seixas; o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/AM), Marcos Garcia; a superintendente de desenvolvimento sustentável da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Valcléa Soledad; a subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e de Direitos Humanos, Graça Prola; o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AM), Merched Chaar.

Participaram ainda a engenheira agrônoma do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Cleubia Francisca; o diretor de Economia Criativa e Solidária da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Sidnei Nunes Magalhães; e o presidente da Cooperativa Mista Dos Produtores Rurais Amazonas (Compam), além de empresários e produtores.

Tags:EmpreendedorismoEstado do AmazonasGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausPrefeitura de ManausRio Preto da EvaWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Atleta amazonense conquista medalha de prata em lançamento de dardo na Espanha
Próximo artigo PC-AM solicita colaboração para localizar adolescente que desapareceu no bairro Raiz

Mais notícias desta categoria

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

2 anos atrás

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás

Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus

Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam

UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho

Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas

JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?