Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas monta força-tarefa para combater incêndio de grandes proporções em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas monta força-tarefa para combater incêndio de grandes proporções em Manaus
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas monta força-tarefa para combater incêndio de grandes proporções em Manaus

2 minutos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Desde o início da ocorrência, o governador Wilson Lima determinou que todos os esforços estaduais fossem empregados para garantir a segurança e apoio às equipes que atuam no combate às chamas

FOTOS: Mauro Neto/SECOM

O Governo do Amazonas montou uma força-tarefa, com toda estrutura dos órgãos estaduais, no trabalho de combate a um incêndio de grandes proporções que atinge as empresas Effa Motors e Valflm da Amazônia, localizadas no Distrito Industrial 2, zona leste de Manaus. Desde o início da ocorrência, na terça-feira (05/08), o governador Wilson Lima determinou que todos os esforços fossem empregados no trabalho e para garantir a segurança e apoio às equipes que atuam no combate às chamas.

FOTOS: Mauro Neto/SECOM

A complexidade no combate ao incêndio acontece em razão do material que havia na fábrica, como veículos e seus componentes plásticos, pneus, combustíveis e material plástico industrial, altamente tóxico e inflamável. Para o combate às chamas, além de água, os militares estão usando Líquido Gerador de Espuma (LGE) para potencializar o combate às chamas, bem como uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP).

FOTO: Mauro Neto/SECOM

“O fogo está controlado. O fogo está confinado. As chamas não estão extintas, como é possível observar, mas não há risco de propagação. Em nenhum momento ocorreu propagação dessas chamas para a área de floresta. Trata-se de um material de altíssima inflamabilidade, tóxico, que, por mais que tragamos todos os materiais que existe no mundo de combate a incêndio, ainda assim haverá esse tempo que está ocorrendo, que nós estamos enfrentando para extinguir as chamas”, disse o subcomandante da operação do CBMAM, Helliton de Souza.

O subcomandante também agradeceu, mas reforçou que não há qualquer necessidade de doação de água ou outros tipos de suprimentos por parte da população.

FOTO: Mauro Neto/SECOM

“A corporação está profundamente agradecida com a Solidariedade da população, mas para toda e qualquer ocorrência, acionamos o nosso setor de logística que dá todo o apoio de suprimentos que precisamos, seja de água, alimentação e quaisquer outros materiais que sejam importantes para suprimento da tropa. Em nenhum momento tivemos carência de suprimento. Além disso, temos uma diretoria de saúde, que está presente no local, desde quando começamos a atuar, com equipes de saúde, ambulância para atuar até o final da operação”, afirmou o subcomandante.

No total, 200 militares e 26 viaturas do CBMAM atuam, há mais de 20 horas, na ocorrência. Desde então, a instituição utiliza todas as principais viaturas de combate ao incêndio, com o Auto Bomba Tanque, Auto Bomba Plataforma, Auto Bomba Florestal, Auto Transporte de Ataque, Auto Rápido, Auto Transporte de Pessoal e Unidade de Resgate. Os carros Auto Bomba Tanque são abastecidos com água a cada 10 minutos.

FOTOS: Mauro Neto/SECOM

Mais apoio

FOTO: Mauro Neto/SECOM

A polícia Militar atua com policiais militares na segurança e no isolamento do local. A Secretaria de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) montou uma base para auxiliar na alimentação dos servidores que atuam no trabalho. A Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama) está reforçando a distribuição de copos de água aos servidores que atuam na ocorrência. A Secretaria de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS) e de Desenvolvimento Sustentável (ADS) também atuam no apoio às equipes.

FOTO: Mauro Neto/SECOM

“Conforme a determinação do governador Wilson Lima, diversas secretarias estão aqui envolvidas no apoio a essa questão do incêndio. Nós temos aqui profissionais para fazer todo o atendimento que for necessário na área psicossocial, mas também na questão da alimentação e hidratação. O tempo que for necessário, todas as equipes estarão empregadas até a finalização de todo esse sinistro”, explicou a secretaria da SEJUSC, Jussara Pedrosa.

O post Governo do Amazonas monta força-tarefa para combater incêndio de grandes proporções em Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura avança na modernização da feira da Manaus Moderna com nova praça de alimentação
Próximo artigo Workshops e masterclasses gratuitas movimentam a programação do Amazonas Green Jazz Festival

Mais notícias desta categoria

Detran-AM certifica 47 instrutores de trânsito em Manaus

2 minutos atrás

Workshops e masterclasses gratuitas movimentam a programação do Amazonas Green Jazz Festival

2 minutos atrás

Com entrada gratuita, espetáculo ‘Banzerê’ propõe experiência sensorial inspirada na Amazônia

1 hora atrás

Idam realiza mutirão de visitas técnicas na zona rural de Manaus

1 hora atrás

Operação Shamar – Atendimento jurídico gratuito para mulheres

2 horas atrás

Estudantes de seis municípios do Amazonas participam da 6ª Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

18 horas atrás

Fórum Amazonas + Municípios: Avanços da saúde no interior são apresentados em evento com prefeitos

18 horas atrás

Marco histórico: Governo do Amazonas instala a Microrregião de Saneamento Básico

18 horas atrás

Ciama e AAM firmam termo de cooperação para fortalecer os municípios do Amazonas

18 horas atrás

Dia Nacional da Saúde: Governo do Amazonas aponta Programa RespirAR como ferramenta de qualidade de vida

19 horas atrás

Ilumina+ Amazonas: Manicoré vai receber 2.724 pontos de LED na iluminação pública

19 horas atrás

Governador Wilson Lima destaca avanços no saneamento e instala nova estrutura que vai apoiar municípios do interior

19 horas atrás

Governo do Amazonas promove 6ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+

Sine Amazonas divulga 133 vagas de emprego para esta quarta-feira

Governador Wilson Lima vistoria reforma do Hospital Francisca Mendes, que terá ampliação de leitos e novos serviços

Ipaam reforça que emissão da Carteira de Pesca pode ser feita pelo site ou aplicativo

Corpo de Dança do Amazonas leva a cultura Tikuna ao palco do Teatro Amazonas com espetáculo ‘TA – Sobre ser grande’

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?