Plataforma reúne dados de atendimentos, movimento nas unidades e indicadores epidemiológicos para ampliar transparência e apoiar a gestão do SUS.
O governador Wilson Lima apresentou, nesta segunda-feira (26/01), o portal saúde AM em Tempo Real durante o evento “Expo saúde Amazonas: Tecnologia, Gestão e Resultados”. A plataforma digital permite que o cidadão acompanhe, em tempo real, o funcionamento da REDE estadual de saúde e os painéis interativos de atendimento.
Lançamento e acesso
O portal integra o programa saúde AM Digital, que já utiliza recursos como Telessaúde e Inteligência Artificial para reduzir tempo de espera e melhorar a comunicação com usuários do SUS no Amazonas. O site está disponível pelo endereço saudeamemtemporeal.saude.am.gov.br e reúne indicadores sobre movimento nas unidades e número de atendimentos.
Recursos e monitoramento
Entre as ferramentas públicas há um Mapa de Calor das unidades de urgência e emergência que indica intensidade dos atendimentos por cores: verde (menor volume), azul (nível intermediário), laranja (situação de alerta) e vermelho (alta demanda). A plataforma mostra também número de atendimentos por dia, especialidades mais demandadas e tipos de atendimento prestados.
O site conta com módulo específico para atendimentos a vítimas de trânsito, permitindo o monitoramento contínuo das ocorrências nas emergências. Esses dados podem apoiar ações preventivas de órgãos de trânsito ao indicar áreas com maior incidência de acidentes, como colisões com motocicletas e atropelamentos.
“Ao cidadão poderá acompanhar o mapa de atendimento que está acontecendo ao vivo numa unidade de saúde, número de vítimas de acidente de trânsito, qual é o perfil do usuário que está adentrando, qual é a capacidade instalada de cirurgias que nós estamos realizando na REDE. É uma ferramenta moderna e inclusive nunca no estado do Amazonas tivemos na saúde este momento ímpa de monitorar e olhar a saúde em tempo real”, disse a secretária de saúde, Nayara Maksoud.
Indicadores epidemiológicos
O portal disponibiliza indicadores produzidos pela Fundação de Vigilância em saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Cieges). As informações ajudam a acompanhar o comportamento de doenças e agravos, contribuindo para respostas mais rápidas do sistema.
Dados de atendimentos
Até as 12h desta segunda-feira, os dados atualizados do saúde AM Digital indicaram que mais de 6.700 atendimentos foram realizados na REDE estadual de saúde do Amazonas. As especialidades de clínica médica, pediatria e enfermagem concentraram a maior demanda.
Do total, cerca de 50% dos atendimentos foram classificados como pouco urgentes. O tempo médio de espera na maioria das unidades é de aproximadamente 8 minutos. A plataforma também apontou que cerca de 50 pacientes vítimas de acidentes de trânsito deram entrada nas unidades de saúde durante a manhã.
Os painéis e indicadores descritos estão disponíveis publicamente no endereço saudeamemtemporeal.saude.am.gov.br.
Assuntos nesse artigo:
#saude, #saudeamemtemporeal, #saudeamdigital, #amazonas, #transparencia, #tecnologia, #gestao, #dados, #sus, #telessaude, #inteligenciaartificial, #mapadecalor, #atendimentos, #clinicamedica, #pediatria, #enfermagem, #fvsrcp, #cieges, #acidentesdetransito, #motocicletas

