Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas inicia obras do Amazonas Ecolar em Iranduba e entrega sistema viário e iluminação pública em LED
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas inicia obras do Amazonas Ecolar em Iranduba e entrega sistema viário e iluminação pública em LED
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia obras do Amazonas Ecolar em Iranduba e entrega sistema viário e iluminação pública em LED

3 semanas atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Em Iranduba, governo do Estado assina ordem de serviço para 25 casas sustentáveis e inaugura vias e iluminação pública.

O governador Wilson Lima assinou, nesta terça-feira (23/12), a ordem de serviço para as obras de infraestrutura do Conjunto Amazonas Ecolar, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), marcando o início do projeto-piloto de moradias sustentáveis no município. Na mesma agenda, inaugurou o sistema viário da comunidade Janauari e a nova iluminação pública em LED, por meio do Ilumina+ Amazonas.

Projeto-piloto e casas sustentáveis

O Conjunto Amazonas Ecolar prevê a construção de 25 casas destinadas a famílias que vivem em áreas de risco ou que foram afetadas por desastres naturais. A previsão de entrega é para março de 2026. Cada unidade terá 50 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

As obras de urbanização e infraestrutura do conjunto incluem terraplenagem, implantação de vias urbanas, calçadas, drenagem, REDE de esgotamento sanitário, abastecimento de água, iluminação pública, paisagismo, playground e academia ao ar livre.

O método construtivo adotado utiliza blocos produzidos a partir de resíduos plásticos; o sistema permite montagem mais rápida, dispensa o uso de cimento ou argamassa e oferece resistência ao fogo e à umidade, além de função isolante térmica e acústica adequada ao clima regional.

Em evento, o governador afirmou: “Nós acabamos de assinar uma parceria para a construção das casas do nosso programa Amazonas ECOLar. São aquelas casas feitas a partir de resíduos plásticos. É algo sensacional e as que vamos entregar em Iranduba já vão ser todas mobiliadas”.

Como parte da cadeia de produção, o Governo do Amazonas inaugurou em Manaus um centro de reciclagem com capacidade inicial para processar mais de 80 toneladas de plástico por mês, volume suficiente para a construção de até 10 casas mensais. O centro também deve promover geração de renda para cooperativas e associações de catadores.

Sistema viário e iluminação pública

Durante a agenda, o governador inaugurou o sistema viário da comunidade Janauari, obra que contempla 22 ruas, totalizando 4,6 quilômetros de extensão, com serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização. O investimento é de R$ 7,6 milhões.

Por meio do programa Ilumina+ Amazonas, foram instalados 3.320 pontos de iluminação em LED no município, com investimento total de R$ 9,2 milhões, executado em duas etapas e contemplando bairros urbanos e comunidades rurais de Iranduba.

Assuntos nesse artigo:

#amazonasecolar, #wilsonlima, #Iranduba, #janauari, #casassustentaveis, #led, #iluminaamazonas, #centrodereciclagem, #plastico, #reciclagem, #infraestrutura, #saneamento, #urbanizacao, #playground, #academiaaolivre, #marco2026, #50metros, #esgotamentosanitario, #abastecimentodeagua, #mobilidade

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas inicia obras do Amazonas Ecolar em Iranduba e inaugura sistema viário e iluminação em Janauari
Próximo artigo FVS-RCP orienta sobre alimentação equilibrada e segurança alimentar durante festas de fim de ano

Mais notícias desta categoria

Procon-AM apreende e descarta mais de 80 kg de alimentos impróprios em supermercado da zona sul de Manaus

2 horas atrás

FVS-RCP atualiza informe e lança painel semanal com dados sobre vírus respiratórios no Amazonas

2 horas atrás

Governo do Amazonas implanta iluminação em LED nas áreas do Prosai Parintins para modernizar espaços urbanos e reduzir custos

6 horas atrás

Cepcolu registrou 5.830 atendimentos em dez meses e aumentou conizações na FCecon em 49,4%

7 horas atrás

Centros de convivência do Amazonas registram 1.486.380 atendimentos e atendem 139.864 pessoas em 2025

7 horas atrás

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos a instituições públicas e privadas

7 horas atrás

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos em fiscalizações ambientais no Amazonas

7 horas atrás

Sect atualiza número para agendamento de regularização fundiária em Manaus a partir de 12/01

8 horas atrás

Carretas da Saúde atendem Manaus e três municípios do Amazonas com mamografia, ultrassom e tomografia até 30/01

11 horas atrás

Amazonas registra apreensão de entorpecentes de 46,6 toneladas em 2025 e supera total de 2024

11 horas atrás

FUnATI abre matrículas para escolarização de adultos e pessoas idosas em Manaus com aulas em fevereiro

11 horas atrás

Usina de oxigênio entregue a hospital de Santa Isabel do Rio Negro reforça atendimento local

11 horas atrás
Projeto Idoso em Movimento da Sejusc registra 139 mil atendimentos a partir dos 45 anos em 2025
Agricultores familiares recebem orientações da Sepror para legalização da Asplamam em Manaquiri
Polícia Civil apreende 12 toneladas de pirarucu seco perto de Itacoatiara e prende duas pessoas
Homem de 21 anos é preso por violência doméstica contra companheira de 19 anos em Novo Aripuanã durante a madrugada
Apreensão de entorpecentes e arma de fogo após suspeito fugir no bairro Jorge Teixeira, em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?