Ação segue até dia 5 de setembro, e é voltada para quem já havia realizado o agendamento

Foto: Mauro Neto/SECOM e Alex Pazuello/SECOM
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) em parceria com a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), iniciou, nesta segunda-feira (25/08), o atendimento no Mutirão da Cidadania para a emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN), nos pronto atendimento ao Cidadão (PAC) de todas as zonas de Manaus. O objetivo é garantir Cidadania, por meio do acesso facilitado ao NOVO documento.
O atendimento segue até dia 5 de setembro, e é voltado para quem já havia realizado o agendamento, no dia 20 de agosto, nos Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, no bairro Compensa; Teonízia Lobo, no Amazonino Mendes e no Centro de educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, no Nova Cidade.
“Estamos atendendo ao mutirão de agendamentos que foi feito semana passada. Hoje já começamos com força total. Temos atendido as pessoas e tudo tem caminhado bem”, disse o diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo(IIACM), Mahatma Porto.


De acordo com a SEJUSC, foram distribuídas, previamente, mais de 5 mil senhas individuais e intransferíveis para emissão da CIN. O atendimento para emissão do documento está sendo realizado pela SSP-AM, por meio do IIACM, nos PACs de todas as zonas de Manaus.
“Essa foi uma determinação do governador Wilson Lima com o objetivo de garantir Cidadania por meio do acesso facilitado ao NOVO documento. O atendimento ocorrerá até a semana que vem, somente para as pessoas que participaram do mutirão de agendamento no último dia 20”, reforçou a secretária da SEJUSC, Jussara Pedrosa.
Benefício para população
A enfermeira Ana Paula Normando foi uma das pessoas atendidas no pronto atendimento ao Cidadão (PAC) do bairro Compensa, zona oeste de Manaus. Ela destacou a facilidade que teve para realizar o agendamento e a emissão da CIN, por meio do mutirão promovido pelo Governo do Estado.

Foto: Mauro Neto/SECOM e Alex Pazuello/SECOM
“Está sendo um bom atendimento, e eu agradeço, porque se não fosse isso, até agora eu não teria conseguido. É uma iniciativa maravilhosa e está sendo rápida, está ajudando a população”, declarou.
Na zona sul da capital, os atendimentos no PAC localizado no Studio 5 também contribuem para a garantia do direito à Cidadania. A cozinheira Maria Elineuza destacou a importância de manter a documentação atualizada. “A minha experiência foi ótima, foi maravilhosa. Deu tudo certo. Tudo o que você vai fazer, você tem que ter a sua identidade, que é o principal documento”, assinalou.

Foto: Mauro Neto/SECOM e Alex Pazuello/SECOM
Carteira de Identidade Nacional
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) traz avanços em segurança e praticidade para os cidadãos. Entre as novidades está a inclusão de dados de diferentes documentos pessoais, verificáveis na versão digital, o que PODE facilitar o atendimento do cidadão em outras repartições, como educação, saúde e trabalho.
O Amazonas é o segundo estado da região Norte que mais emitiu a CIN. Desde o lançamento da nova carteira, em abril de 2023, foram emitidas mais de 760 mil, o que representa alcance de cerca de 18% da população amazonense, segundo dados do Ministério da justiça e Segurança Pública (MJSP). Somente nos seis primeiros meses de 2025, o Estado já emitiu mais de 78 mil novas carteiras.
O post Governo do Amazonas inicia atendimentos do Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.