Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas informa novo local da 1ª Assembleia Extraordinária do Colegiado da Microrregião de Saneamento Básico
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas informa novo local da 1ª Assembleia Extraordinária do Colegiado da Microrregião de Saneamento Básico
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas informa novo local da 1ª Assembleia Extraordinária do Colegiado da Microrregião de Saneamento Básico

4 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Evento vai formalizar a estrutura de governança da autarquia, com eleição de representantes e apresentação do regimento interno

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Amazonas realizará em NOVO local a 1ª Assembleia Extraordinária do Colegiado da Microrregião de saneamento básico (MRSB). A reunião acontecerá na terça-feira (05/08), durante a programação do Fórum Amazonas +Municípios, promovido pela Associação Amazonense de Municípios (AAM). O evento será realizado no Clube do trabalhador do serviço social da Indústria (SESI), no bairro São José, zona leste de Manaus.

A Assembleia da Microrregião é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e marca a formalização da estrutura de governança da MRSB. A autarquia fará planejamento, regulação, fiscalização e prestação dos serviços públicos de saneamento básico.

De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, que está exercendo a função de secretário-geral interino da MRSB, a instalação do Colegiado da Microrregião marca o início dos trabalhos e é um passo importante para o estado avançar na meta de universalização dos serviços de saneamento básico.

O Marco Legal do saneamento, informa o secretário, estabelece como meta alcançar 99% da população com acesso à água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033.

“A prestação regionalizada é necessária para que os municípios façam a regulação e uma gestão compartilhada com o Estado, além de conseguir receber recursos públicos e financiamentos geridos pela UNIÃO. A medida é fundamental para que as cidades possam avançar no oferecimento dos serviços de saneamento básico, melhorando a qualidade de vida da população”, ressaltou o secretário.

Os prefeitos que ainda não enviaram as informações solicitadas, pelo secretário-geral da MRSB, para o cadastro na base de dados da Sedurb, devem encaminhá-las até 9h de segunda-feira (04/08), pelo e-mail [email protected]. O envio dos dados é necessário para participação na reunião.

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

Durante a 1ª Assembleia Extraordinária do Colegiado da Microrregião de saneamento básico, serão realizadas as eleições dos representantes dos municípios no Comitê Técnico, do secretário-geral, dos membros do Conselho Participativo, além da apresentação do Regimento Interno Provisório e a definição do calendário das reuniões ordinárias.

Sobre a Microrregião

A Microrregião de saneamento básico é uma autarquia intergovernamental composta pelo Estado e pelos 61 municípios do interior do Amazonas, sem estrutura administrativa ou orçamentária própria.

São funções da Microrregião o planejamento, a regulação, a fiscalização e a prestação direta ou contratada dos serviços públicos de saneamento básico. O modelo também prevê a manutenção e a criação de mecanismos que garantam o atendimento à população, em conformidade com as metas de universalização previstas no Plano Nacional de saneamento básico.

Criada pela Lei Complementar nº 272/2025, sancionada pelo governador Wilson Lima em janeiro deste ano, a MRSB realizará suas atividades com o apoio das estruturas dos entes federativos que a compõem, ou por meio de convênios firmados com os municípios.

O post Governo do Amazonas informa novo local da 1ª Assembleia Extraordinária do Colegiado da Microrregião de Saneamento Básico apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas abre inscrições para nova edição do Curso de Defesa Pessoal Feminina
Próximo artigo Comissão aprova projeto que prevê o direito de escolha da pessoa idosa sobre formas de cobrança

Mais notícias desta categoria

Governo Presente mobiliza serviços e realiza 1.896 atendimentos com Carreta da Saúde em Manaus

7 horas atrás

Mutirão na Fuham acelera cirurgias e reduz tempo de espera para pacientes com câncer de pele no Amazonas

7 horas atrás

Governo do Amazonas reúne comunidade no Lago Azul com Feira de Economia Criativa e serviços em 22/11

7 horas atrás

Governo Presente leva serviços de saúde, castração e documentos à zona norte de Manaus na 26ª edição

7 horas atrás

Ipaam realiza distribuição de mudas no Governo Presente e reforça arborização em Manaus

12 horas atrás

FVS-RCP realiza testagens rápidas para ISTs e distribui insumos no bairro Lago Azul em Manaus

12 horas atrás

Governo Presente: ADS doa nove toneladas de peixe e promove edição especial da Feira de Produtos Regionais na zona norte

12 horas atrás

Pelci realiza primeiro torneio de futebol no Governo Presente em Manaus e oferece atendimentos de saúde

12 horas atrás

Governo do Amazonas repassa subvenção do pirarucu a 2,3 mil manejadores em Tefé e em 11 municípios do interior

12 horas atrás

Governo do Amazonas amplia Auxílio Estadual Permanente e entrega 1.600 cartões a famílias no Médio Solimões

1 dia atrás

Barco Hospital São João XXIII inicia 21ª expedição e atende Urucurituba até 26 de novembro com serviços médicos

1 dia atrás

Governo Presente oferece consultas presenciais e por telessaúde no Ceti de Manaus neste sábado

1 dia atrás
Bases fluviais impulsionam apreensão de entorpecentes no Amazonas, aponta Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Circuito Reggae Amazonas celebra Dia da Consciência Negra com shows e feirinha criativa em Manaus
Com shows e feira criativa, ‘Reggae Consciência’ exalta a potência cultural afro-amazônica em Manaus
Comitiva do Idam apresenta experiências de assistência técnica e extensão rural durante a COP30 em Belém-PA
COP30: Idam participa de diálogos e painel sobre os trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural realizados no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?