FOTOS: Thais Silva e Tizziana Barbosa/SeprorPara apoiar o desenvolvimento da produção de alimentos orgânicos, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, na sexta-feira (10/06), dois Kits Agroecologia no município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus). Os kits vão atender a Associação de Moradores da Comunidade Arara Mamuri (Amocarama) e a Associação Comunitária e de Produção Rural Santo Antônio, que atuam em sistema de produção orgânica e sustentável na região, beneficiando mais de 30 produtores.
11 de junho de 2022
Por Agência Amazonas
Associações de produção de orgânicos foram beneficiadas com equipamentos do kit agroecologia
“Aqui no município a agricultura familiar é muito forte. As pessoas que atuam nessa cadeia produtiva elevam ainda mais o município como um grande produtor do estado. Por isso, é significativo investir no crédito rural para os agricultores familiares desta região”, destacou o governador.
O governador do Estado, Wilson Lima, destacou a importância do município para o setor primário e seu fortalecimento econômico a partir da agricultura.
“O município tem um potencial muito grande, devido a estar à margem da BR-319, a 115 quilômetros do mercado consumidor. Aqui, foram apoiadas associações de agricultores orgânicos, com equipamentos que vão ajudar nesse trabalho que é produzir alimento sustentável. Da mesma forma, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) fez investimentos em equipamentos para o Purupuru, que é a maior comunidade do Careiro Castanho, com investimentos para a matriz econômica local”, afirmou o gestor.
O secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, ressaltou que o objetivo da ação foi fazer entregas para o setor primário, a fim de fortalecer a cadeia dos orgânicos no município.
Para o presidente da Associação Comunitária Santo Antônio, Raimundo Rodrigues da Silva, o repasse dos implementos agrícolas vai ajudar ainda mais no crescimento da produção orgânica da associação.
Cada Kit Agroecologia é composto por um motocultivador, uma carreta agrícola, uma roçadeira e uma motobomba, no valor total de R$ 62.500.
Kits Agroecologia
“Quero muito agradecer ao governador, ao secretário Petrucio, por nos proporcionar o recebimento desses equipamentos, que vão melhorar e aumentar a nossa produção rural, pois nós necessitamos demais desses kits. Estou muito agradecido e alegre pela oportunidade de estar aqui recebendo todos esses equipamentos que serão importantíssimos para a nossa produção”, afirmou o presidente.
Ao todo, já foram distribuídos oito kits agroecologia para a Associação dos Agricultores da Comunidade São Francisco de Assis (AACSFA) de Rio Preto da Eva; Associação de Produtores Orgânicos Renascer do Careiro da Várzea (Aprorcav); Associação de Moradores da Comunidade Arara Mamuri (Amocarama) e Associação Comunitária e de Produtores Rurais de Santo Antônio, do Careiro Castanho; Associação de Produtores Orgânicos de Iranduba (Apoi); e Associação dos Produtores Orgânicos no Estado do Amazonas (Apoam) de Manaus.