Mais de mil alunos da EE Belarmino Marreiro serão beneficiados com o Espaço Maker, que une tecnologia e inovação
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, entregou nesta terça-feira (27/09) o 41º laboratório de robótica Escola Estadual (EE) Belarmino Marreiro. A escola, situada na zona norte de Manaus, é mais uma unidade de ensino da rede estadual beneficiada com as ações do projeto Fazer para Aprender, que integra o programa Educa+ Amazonas.
“É muito importante que eles possam manusear a ciência nas suas mãos. Fazer para aprender, maker (fazer com as mãos). Eles têm desde colagens, de recortes de papel, de simples habilidades, até habilidades de robótica. Para nós é uma satisfação imensa poder dar aos nossos alunos da rede estadual de ensino um laboratório de ponta. É com muita alegria que a gente entrega o 41º laboratório, e vamos para 100 entregues até o final do ano”, destacou Hellen Matute, secretária adjunta pedagógica da Secretaria de Educação.
Gestor da escola há mais de três anos, José Roberto Sales pontua a importância do laboratório para a comunidade e para o futuro profissional dos alunos da instituição de ensino.
“É uma felicidade muito grande para a nossa comunidade escolar receber um espaço como esse, onde os alunos poderão desenvolver atividades voltadas para a questão tecnológica. É um laboratório muito rico, com muitos equipamentos que vai preparar os alunos para o mercado de trabalho. É uma felicidade imensa, após 20 anos de existência da escola, hoje estar recebendo um laboratório como esse”, disse.
O estudante João Guilherme de Oliveira Rezende, de 14 anos, falou da importância do laboratório para os alunos da rede pública de ensino e da oportunidade de aprender sobre assuntos com que antes não tinha tido nenhum contato.
“Eu achava que ia ser um laboratório normal, mas estou sem saber o que falar porque tomou uma proporção tão boa. Tem coisas relacionadas a 3D, coisa de mecânica, de mexer com madeira, não sabia que ia ter isso. Estou muito feliz em poder experimentar”, afirmou o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental.
Finalista do Ensino Médio. Jayme Vitória Macedo, 18, relatou a expectativa com o Espaço Maker entregue na sua escola, e disse que o contato com projetos de realidade aumentada foi o que mais chamou sua atenção.
“Chegou numa boa hora o projeto. Como eu sou finalista, estou no 3º ano, vou poder aproveitar um pouco, os outros alunos vão poder aproveitar muito. Achei bastante interessante, vai facilitar os estudos, os professores vão poder ensinar melhor”, completa.
A Escola Estadual Belarmino Marreiro foi inaugurada em maio de 2002. Ao todo, 1.128 alunos estão matriculados nas modalidades de Ensino Fundamental e Médio na unidade, que conta com 16 salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, sala de coordenação pedagógica, sala dos professores, diretoria, secretaria, cozinha, laboratório de ciência, depósito e outros.
A expectativa do Governo do Estado é que até o fim deste ano, 100 laboratórios de Espaço Maker sejam entregues em escolas públicas de ensino.
O post Governo do Amazonas inaugura 41º laboratório de robótica em escola da zona norte da capital apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.