Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas implanta mais de 2,9 mil pontos de iluminação de LED em Maués
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas implanta mais de 2,9 mil pontos de iluminação de LED em Maués
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas implanta mais de 2,9 mil pontos de iluminação de LED em Maués

3 semanas atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

NOVO sistema de iluminação pública do município proporciona maior eficiência energética e segurança aos moradores

FOTOS: Divulgação/Jonas Batista/Avanço

O Governo do Amazonas concluiu a implantação do Programa Ilumina+ Amazonas em Maués (a 276 quilômetros de Manaus). O sistema de iluminação pública do município foi modernizado com 2.912 pontos de LED na sede da cidade e áreas institucionais, somando investimento de R$ 6,8 milhões.

O Ilumina+ Amazonas é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O programa substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior.

De acordo com o secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, a tecnologia LED proporciona mais luminosidade com uma economia de até 60% no consumo de energia, além de garantir mais segurança para a população.

“O programa proporciona vários benefícios. Além de consumir menos energia, reduzindo o impacto ambiental, o LED possibilita que a população utilize os espaços públicos à noite com mais segurança e, também, que os comerciantes possam estender seu horário de funcionamento”, destacou o secretário.

Além de vias públicas, os serviços também contemplaram áreas institucionais da sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Cemitério Municipal, Ginásio Municipal Padre Leão Martinelli, Hospital Raimunda Francisca e Praça Prosai. A instalação das luminárias foi realizada no período de 7 de agosto a 4 de setembro.

FOTOS: Divulgação/Jonas Batista/Avanço

Balanço

O Programa Ilumina+ Amazonas já alcançou 58 municípios e 244 comunidades rurais e indígenas, implantando, até o momento, mais de 110,9 mil pontos de LED. A meta do Governo do Amazonas é atender todos os 61 municípios do interior até a COP30, em novembro, e se tornar o primeiro estado do país a ter 100% de sua iluminação pública em LED, o que está cada vez mais próximo de ser alcançado.

O post Governo do Amazonas implanta mais de 2,9 mil pontos de iluminação de LED em Maués apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que prevê relatório prévio sobre estado de veículo anunciado em leilão
Próximo artigo Delegação amazonense chega a Brasília para os Jogos da Juventude 2025

Mais notícias desta categoria

Outubro Rosa 2025: FCecon destaca avanço da nova lei estadual de acesso à mamografia

7 horas atrás

Outubro Rosa: Governador Wilson Lima destaca importância das Carretas de Saúde na prevenção ao câncer de mama

10 horas atrás

Saúde informa que não há registro de casos ou óbitos por intoxicação por metanol no Amazonas

11 horas atrás

Pé na Estrada: Mais de 300 pessoas idosas participam do projeto com uma imersão na natureza

11 horas atrás

Mutirão de cirurgias realizado pelo Governo do Amazonas colabora para a qualidade de vida da população

11 horas atrás

Expoagro 2025: Cursos profissionalizantes voltados ao setor primário se estendem até sexta-feira

12 horas atrás

Sine Amazonas divulga 115 vagas de emprego para esta quinta-feira

13 horas atrás

Governo do Amazonas conclui a modernização da iluminação pública de Anamã e Careiro da Várzea

13 horas atrás

Banzeiro Cabôco leva música regional ao Largo de São Sebastião nesta quinta-feira, com Bella Queiroz e Salomão Rossy

13 horas atrás

Expoagro 2025: ADS monta Polo Moveleiro com itens comercializados por trabalhadores do setor

14 horas atrás

‘A Onça e o Pajé’, álbum inspirado no imaginário amazônico, é inscrito na tentativa de entrar na lista do Grammy Awards

14 horas atrás

Sedecti promove workshop para construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas

14 horas atrás
Policiamento especializado da SSP, PM e PC fortalece a segurança em Envira
Governador Wilson Lima vistoria obras do Hospital Veterinário e marca data da inauguração
Amazonas sedia Etapa Norte dos Seminários Regionais do Sistema Nacional de Auditoria do SUS
Expoagro 2025: Governo do Estado anuncia aporte de R$ 1 milhão para Plano de Agroecologia e Produção Orgânica
Sejusc encerra Semana Estadual da Pessoa Idosa com programação em Novo Airão
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?