Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas firma acordo com Agência Nacional de Águas para fortalecer gestão dos recursos hídricos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas firma acordo com Agência Nacional de Águas para fortalecer gestão dos recursos hídricos
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas firma acordo com Agência Nacional de Águas para fortalecer gestão dos recursos hídricos

3 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Parceria entre Ipaam, SEMA e ANA vai integrar procedimentos de outorga e aprimorar a regulação do uso da água no estado

FOTOS: Divulgação/Ipaam

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Agência Nacional de Águas e saneamento básico (ANA). A assinatura aconteceu durante o 3º Seminário Nacional para Integração da Regulação de Usos de Recursos Hídricos, realizado em João Pessoa, na quarta-feira (07/05), com a participação de autoridades estaduais e federais do setor ambiental.

Com vigência até 2028, a parceria tem como objetivo fortalecer a integração entre os sistemas de regulação do uso da água da UNIÃO e do Amazonas. O acordo prevê a adoção de procedimentos conjuntos para a emissão de outorgas, instrumento legal que autoriza o uso de recursos hídricos, e busca tornar mais ágil e eficiente o atendimento aos usuários, tanto para captação quanto para lançamento de águas superficiais e subterrâneas.

Representando o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, o assessor técnico do Instituto, Izaias dos Santos, ressaltou que a medida representa um avanço na gestão ambiental estadual. “Esse instrumento vai facilitar o processo de outorga aos usuários, ao mesmo tempo em que fortalece os marcos institucionais da Política Estadual e Federal de Recursos Hídricos. É um ganho para o Amazonas e para a cooperação entre os entes federativos”, afirmou.

Em nome do secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a secretária executiva adjunta de Gestão Ambiental da SEMA, Fabrícia Arruda, destacou a importância da atuação integrada. “O ACT reafirma o compromisso do Governo do Amazonas com a modernização da gestão das águas, fortalecendo a governança e promovendo o uso sustentável desse recurso essencial”, disse.

Medidas

Entre as ações previstas estão a incorporação do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas à Plataforma Águas Brasil, a integração do sistema estadual com o Sistema Federal de Regulação de Uso (Regla), além da criação de uma base de dados comum sobre disponibilidade e demanda hídrica. A parceria também prevê o desenvolvimento de um sistema integrado de balanço hídrico quantitativo.

O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado paralelamente ao 2º Fórum Brasil das Águas, que reúne representantes do poder público, setor produtivo e sociedade civil para discutir soluções para a segurança hídrica no Brasil. Com o tema “Água: Responsabilidade de Todos”, o evento reforça a urgência de ações coordenadas diante das mudanças climáticas e da crescente pressão sobre os recursos naturais.

O post Governo do Amazonas firma acordo com Agência Nacional de Águas para fortalecer gestão dos recursos hídricos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas entrega kits de bebês e cestas de alimentos para grávidas em situação de vulnerabilidade, em Parintins
Próximo artigo Instalação de placas de alerta em áreas de risco alto e muito alto

Mais notícias desta categoria

Moradores de 14 municípios concorrem ao Sorteio Regional da Nota Fiscal Amazonense

44 minutos atrás

Gêmeas siamesas que nasceram no Amazonas e passaram por cirurgia de separação em Goiás retornam ao estado

2 horas atrás

Sine Amazonas divulga 261 vagas de emprego para esta segunda-feira

18 horas atrás

Serviço aéreo resgata policial militar na BR-319

23 horas atrás

Largo de São Sebastião vira palco do lançamento inédito do Festival de Barreirinha, em Manaus 

24 horas atrás

“Vai ser o maior de todos os tempos”, artistas destacam fortalecimento do Festival de Cirandas de Manacapuru com investimento recorde do Governo do Amazonas

24 horas atrás

População de Manacapuru destaca impacto da Carreta da Saúde no diagnóstico precoce

1 dia atrás

Dia do Pais: Transplante de rim realizado no Delphina Aziz fortalece laços entre pai e filho no Amazonas

1 dia atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (09/08)

2 dias atrás

Dia dos Pais: O legado que inspira e atravessa gerações por meio da farda

2 dias atrás

Governador Wilson Lima vistoria estrutura que vai realizar mais de 500 exames na Carreta da Saúde da Mulher em Manacapuru

2 dias atrás

Governador Wilson Lima acompanha trabalhos das cirandas em Manacapuru e entrega EPIs e copos de água para o festival

2 dias atrás
SPA Joventina Dias pede ajuda para localizar familiares de paciente internado na unidade
‘EnvelheSer na Roça’: arraial reúne mais de 4 mil idosos assistidos por projeto do Governo do Amazonas
Sistema Sepror capacita 500 estudantes com cursos profissionalizantes na 9ª feira de Agronegócios da Nilton Lins
Paic: FCecon lança e-book, premia trabalhos e recebe novos bolsistas
Teatro Gebes Medeiros recebe releitura de ‘Medéia em versão cômica, ousada e provocadora
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?