Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas faz avaliações de capacidade produtiva de agricultores para negociação por meio do Balcão de Agronegócios
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Governo do Amazonas faz avaliações de capacidade produtiva de agricultores para negociação por meio do Balcão de Agronegócios
Gestão EstadualPolítica

Governo do Amazonas faz avaliações de capacidade produtiva de agricultores para negociação por meio do Balcão de Agronegócios

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A iniciativa visa realizar a venda intermediada de produtos regionais de agricultores do Amazonas

Foto: Divulgação / ADS

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), vem realizando avaliações de capacidade produtiva visando auxiliar produtores da agricultura familiar no processo de comercialização dos produtos regionais via Programa Balcão de Agronegócios, na região metropolitana de Manaus.

Nesta semana, a equipe técnica da ADS esteve presente na propriedade do produtor Edvaldo Lima, 76 anos, situada no município Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus). O produtor almeja participar dos programas da ADS e possui um número significativo de produtos regionais.

“O meu sonho é conseguir produzir mais e ter para quem vender. Conheci a ADS por meio do Jean Frank, gerente do Idam local. Hoje, estou entusiasmado ao ver que a ADS está presente aqui e tenho grandes expectativas para a comercialização dos meus produtos”, relatou.

A verificação da capacidade produtiva é essencial para promover o crescimento econômico, a segurança alimentar e a sustentabilidade na agricultura regional.

“Viemos conhecer a produção do seu Lima, que é uma produção expressiva de macaxeira e jerimum, e, futuramente, visamos colocar essa produção no mercado de Manaus, através do Balcão de Agronegócios. Esse é o nosso trabalho”, explicou o gerente do Balcão de Agronegócios, Mário Moura.

Ao todo, Edvaldo Lima possui cerca de 30 toneladas de macaxeira e 50 toneladas de jerimum. O gerente do programa explica que os produtos serão colhidos nos próximos meses.

“A plantação de macaxeira ficará pronta para colheita em dois meses. Já o plantio de jerimum, por ser cultivado em várzea, poderá ser colhido ainda neste mês. Dessa forma, ganhamos tempo para realizar a intermediação para a comercialização de todo o produto, garantindo o escoamento da produção e a renda aos agricultores”, disse.

A programação se estenderá pelas próximas semanas, visando escoar a produção de produtores antes das cheias dos rios.

Balcão de Agronegócios

O programa destaca-se neste período, pois a cheia influência no grande fluxo de escoamento de produtos da várzea como a macaxeira, jerimum, banana pacovã e a melancia. O Balcão possibilita que produtores colham e comercializem os seus alimentos de forma rápida e com preço mais acessível. “O programa faz a venda intermediada de agricultores do Amazonas, possibilitando a geração de renda e eliminando o papel do atravessador no processo de comercialização da produção agrícola no estado”, salientou Mário.

Durante a vazante, o programa desacelera devido à escassez de produtos e ao difícil acesso logístico em determinadas regiões.

Balanço de Janeiro

Em janeiro, a ADS intermediou a venda de 38.420 quilos de produtos regionais, gerando R$ 134.660,00 mil. Ao todo, 12 produtores da agricultura familiar e associações foram beneficiados. A iniciativa alcançou sete municípios: Manacapuru, Careiro da Várzea, Manaquiri, Beruri, Manaus, Iranduba, Nova Linda do Norte e Careiro Castanho.

Entre os produtos intermediados, estavam jerimum, macaxeira, banana pacovã, melancia, tucumã, massa de mandioca, castanha, cheiro-verde, mamão, queijo coalho, limão e fécula.

O post Governo do Amazonas faz avaliações de capacidade produtiva de agricultores para negociação por meio do Balcão de Agronegócios apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:BeruriCareiroCareiro da VárzeaGoverno do AmazonasIrandubaManacapuruManaquiriManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Alckmin preside CAS 313 que celebra 57 anos de Suframa
Próximo artigo Com 45 delegados, Amazonas participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília

Mais notícias desta categoria

Estratégias de Vendas para Mulheres com ChatGPT

16 horas atrás

Pioneiras da Polícia Militar: Uma Inspiração Histórica

19 horas atrás

Prêmio IGMA reconhece Manaus em gestão pública

23 horas atrás

Kart: A oportunidade esportiva no Amazonas

1 dia atrás

Habitacional Mário Haddad: Entrega Confirmada e Importante

2 dias atrás

Pronto atendimento – Nova Era na Saúde em Manaus

2 dias atrás

Tafenoquina: O combate revolucionário à malária

2 dias atrás

Mulheres vítimas de violência: segurança essencial

2 dias atrás

Centro Integrado de Atenção à Criança em Manaus

2 dias atrás

Pop Rua Jud AM: Cidadania e Cuidado em Manaus

3 dias atrás

Circuito da Mulher – Ações da Prefeitura de Manaus

3 dias atrás

Projeto de Niemeyer: Transformação em Encontro das Águas

3 dias atrás
Obras no Centro de Manaus: Transformação Social
Aesop – Fortalecendo a Vigilância em Saúde no Amazonas
Circuito da Alegria: Diversão Para Todos na Zona Norte
Prosamin+ se Destaca na Premiação Internacional
Cetam oferece 67.200 vagas em cursos gratuitos online
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?