Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas emite documentos para mais de 700 indígenas aldeados na calha do Rio Negro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Governo do Amazonas emite documentos para mais de 700 indígenas aldeados na calha do Rio Negro
Amazonas

Governo do Amazonas emite documentos para mais de 700 indígenas aldeados na calha do Rio Negro

3 anos atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

Iniciativa foi realizada em parceria com a Foirn e FEI

FOTOS: Divulgação/SEJUSC

O Governo do Amazonas iniciou o mês de março levando os serviços de Cidadania para indígenas aldeados na calha do Rio Negro. Ao todo, foram mais de 730 atendimentos nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos. A ação ocorreu de 28 de fevereiro até ontem (05/03), com emissão de Registro Geral (RG) e certidões de nascimento para as comunidades.

Com os serviços, foram emitidos 739 RGs, entre os quais primeiras vias, a exemplo do agricultor Cleomar dos Santos Frotoso, de 41 anos, do povo Arapaso, da comunidade Nazaré do Rio Enuixi. Em sua língua materna, o indígena disse estar feliz com o documento e os serviços de Cidadania ofertados no local.

Também foram realizadas 454 emissões de certidões de nascimentos nos municípios, em parceria com os cartórios da região.

Coordenada pela Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), as ações tiveram o intermédio da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) nos atendimentos, pois poucos indígenas falam a língua portuguesa, e aconteceu em parceria da Fundação Estadual do Índio (FEI).

Cristina Freire da Costa, coordenadora da ação e identificadora civil, pontuou que a iniciativa foi proveitosa e PODE auxiliar todos os povos. “Nossa ação no alto, médio e baixo Rio Negro foi de muito êxito, atingindo o objetivo de atendermos os 23 povos dessa região, inclusive os Yanomami, que enfrentam grandes dificuldades humanitárias neste momento”, pontuou a coordenadora da ação.

Tags:BarcelosGoverno do AmazonasmancheteSão Gabriel da Cachoeira
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Com mais de 8 mil alunos matriculados, governador Wilson Lima dá início ao ano letivo do Cetam na capital
Próximo artigo Vencedor do ‘Recicla, Galera’, boi Caprichoso usa prêmio para investir em reciclagem

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

10 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

10 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

10 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

10 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

10 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

10 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

10 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

10 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

10 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

10 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

10 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

10 meses atrás
Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão
MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus
Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM
Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores
Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?