Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas e Instituto Mamirauá articulam cooperação para projetos de segurança alimentar no interior
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas e Instituto Mamirauá articulam cooperação para projetos de segurança alimentar no interior
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas e Instituto Mamirauá articulam cooperação para projetos de segurança alimentar no interior

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Agenda técnica foi realizada com dirigentes do instituto ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria

O Governo do Amazonas intensificou as articulações com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá para cooperação em projetos de segurança alimentar e acesso à água potável para populações ribeirinhas diante dos impactos das mudanças climáticas na região. Foi realizada uma programação técnica com dirigentes da organização vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A agenda foi marcada por encontros em unidades de manejo sustentável de pirarucu e de jacaré, além de laboratórios científicos flutuantes, nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã e Mamirauá, na calha do Médio Solimões, na segunda-feira (12/08). Durante as atividades, Tadeu de Souza reiterou a importância de ouvir os pesquisadores para embasar as políticas públicas, especialmente durante a estiagem deste ano.

“São os pesquisadores que têm contato direto com as populações interioranas, que possuem o conhecimento sobre essa tecnologia social diretamente ligada à segurança alimentar, à segurança hídrica, e a gente precisa se apropriar de informações em relação, principalmente, ao monitoramento. Tenho certeza que aqui é o início de um arranjo institucional que vai dar muitos frutos”, declarou o vice-governador.

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria

Desde 1999, o Instituto Mamirauá atua no manejo participativo da pesca de pirarucus, entre outros programas de pesquisa e desenvolvimento social em 36 áreas protegidas da Amazônia. A medida ajudou a aumentar em, aproximadamente, 620% o estoque natural da espécie nas áreas da RDS Mamirauá, além de proporcionar o aumento na renda dos pescadores da região ao longo dos últimos 25 anos.

“É muito raro a gente ter este nível de gestão, como o vice-governador, tão próximo à ponta para reconhecer as atividades que Mamirauá realiza em campo. É a oportunidade de entregar sugestões para enfrentamento das condições adversas que a seca deve apresentar aqui no Amazonas. Nós sabemos que eventos extremos estão cada vez mais ocorrendo com maior frequência”, declarou o diretor-geral do instituto, João Valsecchi.

Ao vice-governador, o diretor-geral do Instituto Mamirauá também apresentou o projeto para o tratamento emergencial de água do rio que PODE ser utilizado em comunidades afetadas pela estiagem. Trata-se de um kit que trata até 6 mil litros de água e abastece uma família de cinco pessoas por até dois meses. A tecnologia social de baixo custo, que tem como base o hipoclorito de sódio, já ganhou adesão das prefeituras da região e deverá beneficiar 15 mil pessoas que vivem em áreas de conservação.

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria

Atualmente, o Governo do Estado atua para prevenir doenças transmitidas pela água contaminada, na capital e no interior. Por meio da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), um total de 3 milhões de frascos de hipoclorito de sódio estão sendo distribuídos para todas as 62 secretarias municipais de saúde do Amazonas.

Ouvindo a ciência

No primeiro semestre, o vice-governador Tadeu de Souza iniciou a busca por soluções científicas para orientar a tomada de decisões governamentais na estiagem e realizou as tratativas iniciais com outros órgãos federais, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Em julho, o governador Wilson Lima criou o Comitê Técnico-Científico para assessorar o Comitê de Enfrentamento à Estiagem. O trabalho do grupo é coordenado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e agrega pesquisadores de órgãos do governo, universidades e instituições de pesquisas, que atuam na área de fenômenos climáticos.

O post Governo do Amazonas e Instituto Mamirauá articulam cooperação para projetos de segurança alimentar no interior apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasGoverno do Amazonasmudanças climáticas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em Manaus, Procon-AM autua instituição bancária por descumprimento da Lei das Filas
Próximo artigo Comunicação para resposta rápida às emergências de estiagem é tema de oficina promovida pelo Governo do Amazonas e Unicef

Mais notícias desta categoria

FVS-RCP reforça vacinação contra vírus respiratórios no período de chuvas intensas

11 horas atrás

Polícia Civil divulga imagens de duas pessoas desaparecidas em locais distintos em Manaus

14 horas atrás

Amazonas vai sediar encontro de Defesas Agropecuárias para discutir Plano Brasil de Peste Suína Clássica

14 horas atrás

FCecon divulga resultado preliminar do programa de iniciação científica

14 horas atrás

Seletivas dos JEAs 2026 mobilizarão mais de 11 mil atletas no interior do Amazonas

14 horas atrás

Amazonas fortalece resposta em saúde com início da 2ª turma do EpiSUS-Fundamental

14 horas atrás

Produção lírica brasileira com montagem inédita de Carlos Gomes é celebrada no 27º Festival Amazonas de Ópera

14 horas atrás

No primeiro dia à frente do Executivo, governador interino Roberto Cidade destaca estabilidade institucional e continuidade de projetos

14 horas atrás

Sine Amazonas divulga 211 vagas de emprego para esta terça-feira

15 horas atrás

Corpo de Bombeiros inicia terceira turma do Curso de Especialização de Salvamento em Altura

16 horas atrás

Promoção da Saúde e Qualidade de Vida: Sejusc fortalece ações para envelhescentes e pessoas idosas

17 horas atrás

Secretaria de Educação convoca novos candidatos do PSS para atuação no interior do estado

17 horas atrás
Em Manicoré, Polícia Militar do Amazonas salva bebê após engasgo durante amamentação
IML pede auxílio para encontrar familiares de Ricardo Jane Ferreira de Lima
Secretaria de Estado de Educação incentiva professores e diretores escolares a participarem da Escuta Nacional do MEC
Agenda esportiva do fim de semana destaca estreia do Manaus na Série D e programação gratuita na Vila Olímpica
Concerto no Teatro Amazonas celebra centenário da pianista Jerusa Mustafa com encontro de gerações
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?