Boletim de 22/08 traz número de famílias atingidas, remessa de assistência e acompanhamento dos rios.
O Governo do Amazonas, por meio do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, divulgou nesta sexta-feira (22/08) um boletim com atualização sobre a cheia no Amazonas. Segundo o informe, 139.976 famílias — aproximadamente 559.886 pessoas — foram afetadas até o momento, e as nove calhas de rios do estado já estão em processo de vazante.
De acordo com decretos municipais, dos 62 municípios amazonenses, 43 estão em Situação de Emergência, 12 em Alerta, um em Atenção e seis em Normalidade. O levantamento apresenta a situação municipal conforme as declarações locais e os decretos em vigor.
O governo informou a remessa de itens de assistência às cidades atingidas: 940 toneladas em cestas básicas, 4.150 caixas d’água de 500 litros, 57 mil copos de água potável da Cosama, 10 kits purificadores do programa Água Boa e uma Estação de Tratamento Móvel (Etam). Os materiais foram destinados a Humaitá, Manicoré, Apuí, Boca do Acre, NOVO Aripuanã, Borba, Careiro da Várzea, Anamã, Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tonantins, Carauari, Itamarati, Ipixuna, Juruá, Jutaí, Fonte Boa, Guajará, Coari, Uarini, Maraã, Beruri e Anori.
Na área educacional, de acordo com a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, 453 alunos foram impactados pela cheia em quatro municípios: Anamã, Itacoatiara, NOVO Aripuanã e Uarini. Os estudantes seguem o calendário do programa Aula em Casa.
Quanto à saúde, a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) enviou 72 kits de medicamentos para Apuí, Boca do Acre, Manicoré, Humaitá, Ipixuna, Guajará e NOVO Aripuanã, beneficiando mais de 35 mil moradores dessas cidades. A SES-AM entregou à prefeitura de Manicoré uma nova usina de oxigênio com capacidade para produzir 30 metros cúbicos por hora, substituindo a usina anterior, que produzia 12 metros cúbicos por hora. Para Apuí, foram enviados seis cilindros de oxigênio como reserva de segurança; o hospital local mantém sua própria usina, além de receber medicamentos e insumos hospitalares.
A Operação Cheia 2025 foi iniciada no dia 16 de abril, quando o governador Wilson Lima anunciou o envio de ajuda humanitária para a calha do rio Madeira, atendendo inicialmente os municípios de Humaitá, Manicoré e Apuí, as primeiras cidades a decretarem Situação de Emergência em função da cheia.
A Defesa Civil do Estado informou que o monitoramento da cheia é contínuo e realizado pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, responsável por acompanhar os níveis dos rios ao longo de todo o ano.
O boletim completo sobre a cheia de 2025 está disponível na Agência Amazonas de Notícias. Fotos: Alex Pazuello / Arquivo / SECOM.