Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Governo do Amazonas distribui mais de 50 mil mudas de castanheiras-do-Brasil para produtores rurais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Governo do Amazonas distribui mais de 50 mil mudas de castanheiras-do-Brasil para produtores rurais
Amazonas

Governo do Amazonas distribui mais de 50 mil mudas de castanheiras-do-Brasil para produtores rurais

Por biblia
Última atualização: 26 de janeiro de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar

Contents
Castanha-do-BrasilSobre o Idam

Por Agência Amazonas

A medida visa o reflorestamento de áreas degradadas do estado e beneficia mais de 4,5 mil produtores rurais

IDAM
FOTOS: Divulgação / IDAM

Mais de 50 mil mudas de castanheiras-do-Brasil serão distribuídas para produtores rurais de 15 municípios do estado, pelo Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), que desenvolve o Projeto Excelsa, em parceria com o Instituto Excelsa. A medida visa o reflorestamento de áreas degradadas do estado com a espécie nativa que gera emprego e renda para famílias do interior.

Nesta quinta-feira (26/01), o Idam deu início ao envio das mudas para o interior do estado, com 11 mil mudas enviadas para os municípios de Canutama, Anori e Autazes. Ao todo, 352 produtores familiares serão beneficiados com a distribuição das mudas, que ocorrerá entre os meses de janeiro e março, quando o período de chuvas na região favorece o plantio da espécie. Em 2022, o projeto favoreceu 790 famílias, de 11 municípios, com a doação de 70 mil mudas.

“Essa doação das mudas é feita pela Agropecuária Aruanã, através do Instituto Excelsa, esse ano 50 mil mudas estão garantidas. A atividade do Idam é fazer visitas aos produtores interessados em receber, qual a quantidade desejada e as condições deste produtor para plantar. O Idam pega as mudas na fazenda, coloca nas embarcações e faz o acompanhamento do plantio junto aos produtores”, explica o engenheiro agrônomo do Idam, Malvino Salvador.

Em Canutama (distante 619 quilômetros de Manaus), na calha do Purus, 56 famílias extrativistas serão beneficiadas com a distribuição de 10,5 mil mudas de castanheiras. O plantio acontece em áreas onde antes era realizado o cultivo de outras culturas e que não serão mais utilizadas na agricultura.

A Unidade Local (Unloc) do Idam, em Canutama, irá promover a distribuição das mudas e a capacitação dos produtores rurais para o manejo correto das plantas, como explica o gerente da Unloc, Batista Gomes.

“Os extrativistas são de 26 comunidades do município e de áreas isoladas. Já conversamos com eles sobre o plantio e o manejo dessas castanheiras e, quando as mudas embarcarem para Canutama, vamos convocar essas pessoas e os parceiros para falar da cultura, manutenção, adubação, espaçamento. Vamos passar todas as informações porque hoje só temos castanhais nativos, o plantio será uma inovação para as famílias”, disse.

Castanha-do-Brasil

A Bertholletia Excelsa, conhecida popularmente como castanheira-do-Brasil, e que dá nome ao projeto, é uma das mais importantes espécies de exploração nativa na Amazônia, incrementa a renda de produtores familiares em vários municípios do Amazonas e contribui para o desenvolvimento sustentável do estado.

O Amazonas possui cinco usinas de beneficiamento de castanha nos municípios de Manicoré, Lábrea, Beruri, Amaturá e Barcelos, todas geridas por associações ou cooperativas, com mais de 4,5 mil produtores familiares, uma parte deles é assistida pelos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Idam.

Sobre o Idam

O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do setor primário, com atendimento direcionado às pequenas propriedades, identificadas como “Agricultura Familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no Amazonas. Está presente em todos os municípios do estado.

O escritório central do Idam funciona no bairro Japiim, zona sul de Manaus. O atendimento ao público é feito em todas as Unidades Locais nos 62 municípios. Em Manaus, a Unidade Local está situada na avenida Torquato Tapajós, quilômetro 17 – Santa Etelvina.

Tags:AmaturáAnoriAutazesBarcelosBeruriCanutamaGoverno do AmazonasLábreaManausmancheteManicoré
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Nacional

Paula Litaiff: Da Imprensa à Pesquisa, Fortalecendo o Diálogo sobre Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

O Legado de Paula Litaiff e a Contribuição para a Pesquisa em Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: O Olhar da Comunicação para a Pesquisa da UFAM sobre Gênero e Poder

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff e a UFAM: Liderança Feminina e Resiliência na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff Fortalece o Gepos da UFAM: Um Novo Capítulo para a Pesquisa em Gênero na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: Reforço Estratégico para o Gepos da UFAM e a Pesquisa em Gênero e Poder na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?