Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas discute com gestores municipais a implantação da Microrregião de Saneamento Básico
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas discute com gestores municipais a implantação da Microrregião de Saneamento Básico
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas discute com gestores municipais a implantação da Microrregião de Saneamento Básico

6 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Lei que criou a autarquia foi sancionada pelo governador Wilson Lima em 9 de janeiro deste ano

Foto: Arthur Castro/SECOM

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), discutiu com os gestores municipais, nesta quinta-feira (13/03), a implantação da Microrregião de saneamento básico (MRSB), que vai garantir aos municípios gestão compartilhada com o estado e acesso a recursos e estrutura para melhorar os serviços de água e esgoto.

As discussões com os gestores municipais aconteceram no 2º Workshop sobre Regionalização dos Serviços de saneamento básico. O evento foi realizado no Salão Rio Solimões do Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus, e reuniu também diretores dos serviços autônomos de água e esgoto, além de órgãos de fiscalização e controle e demais setores da sociedade ligados ao tema.

A MRSB foi criada por meio da Lei Complementar nº 272/2025 e sancionada pelo governador Wilson Lima em 9 de janeiro deste ano. “Este é o primeiro passo para solucionar os desafios do saneamento no interior do Amazonas. A MRSB reunirá o estado e os 61 municípios para planejar, regulamentar e buscar recursos. Neste workshop, explicamos seu funcionamento aos gestores e, ao fim do mês, o governador Wilson Lima fará sua instalação formal, dando início à atuação do colegiado”, disse o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo.

Foto: Arthur Castro/SECOM

Conforme previsto no Marco Legal do saneamento, a meta é chegar até 2033 com 99% da população atendida com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto.

O diretor-presidente da Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama), Denison Gama, destacou os investimentos realizados ao longo dos últimos cinco anos pelo Governo do Estado, incluindo a ampliação do fornecimento de água tratada e a instalação de novas estações de tratamento.

“A Cosama tem contribuído ativamente nesse processo, levando soluções tanto para os centros urbanos quanto para as áreas rurais dos municípios. Hoje, compartilhamos nossa experiência com o programa Água Boa e as remodelagens feitas nos sistemas de abastecimento de água em 16 operações, abrangendo 15 municípios”, detalhou Denison Gama.

Foto: Arthur Castro/SECOM

Para o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Souza, a criação da Microrregião representa um marco histórico para o estado, pois permitirá que os municípios tenham mais acesso a financiamento para projetos de saneamento de qualidade.

“Municípios como Parintins e Maués são exemplos dos avanços em infraestrutura. Agora, o foco é o saneamento, incluindo estações de tratamento e reservatórios elevados. A captação de recursos será viabilizada por emendas federais, investimentos estaduais e financiamentos de instituições como BNDES e BID, fundamentais para consolidar esse programa”, enfatizou Anderson Souza.

A programação do 2º Workshop também incluiu palestras sobre a importância da regionalização para a universalização dos serviços de saneamento, garantindo melhorias na saúde e na qualidade de vida da população do interior do Amazonas.

Foto: Arthur Castro/SECOM

Sobre a Microrregião

A Microrregião de saneamento básico (MRSB) é uma autarquia intergovernamental composta pelo Estado e os 61 municípios do interior do Amazonas. Não tem estrutura administrativa ou orçamentária própria. A MRSB exercerá sua atividade mediante o auxílio da estrutura administrativa e orçamentária dos entes da federação que a integram ou com ela conveniados.

São funções da Microrregião o planejamento, a regulação, a fiscalização e a prestação, direta ou contratada, dos serviços públicos de saneamento básico. Além disso, o modelo deve assegurar a manutenção e a instituição de mecanismos que garantam o atendimento da população, cumprindo metas de universalização previstas no Plano Nacional de saneamento básico.

O post Governo do Amazonas discute com gestores municipais a implantação da Microrregião de Saneamento Básico apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Conferência Estadual do Meio Ambiente: Sociedade e especialistas selecionam propostas para combater mudanças climáticas
Próximo artigo Projeto prevê crédito a pescadores no Plano Safra 2024/2025

Mais notícias desta categoria

Governo Presente: FVS-RCP aposta em preservativos texturizados para intensificar prevenção de infecções sexuais

2 horas atrás

Governo Presente: Detran-AM atende mais de 200 pessoas durante ação no bairro Novo Aleixo

4 horas atrás

SES-AM apresenta os avanços no fortalecimento da Residência Médica no Amazonas

4 horas atrás

Governo Presente: Atrações artísticas, feira criativa e recreação infantil movimentam ação no Novo Aleixo

5 horas atrás

Teatro Amazonas recebe espetáculo do Corpo de Dança da Liga com adaptação de “Mamma Mia!”

5 horas atrás

Governo Presente: ADS entrega três toneladas de peixe e realiza edição da Feira de Produtos Regionais

5 horas atrás

Governo Presente: Governador Wilson Lima faz entrega de mais de 500 kits do Programa Dignidade Menstrual para famílias da zona norte

5 horas atrás

Programa Onda Verde forma 100 alunos indígenas da região metropolitana de Manaus

5 horas atrás

Governador Wilson Lima leva Governo Presente ao Novo Aleixo com serviços para mais de 102 mil moradores

5 horas atrás

Profissionais da Segurança Pública do Amazonas colam grau em mestrado em Administração e Direito

8 horas atrás

Em Novo Airão, ADS realiza pagamento de programa e doações de equipamentos para trabalhadores rurais

8 horas atrás

Parque Rio Negro recebe a 7ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+

8 horas atrás
Governador Wilson Lima entrega 150 novos títulos definitivos de propriedade em Novo Airão
Governo do Amazonas fortalece políticas de acessibilidade em Novo Airão
Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Novo Airão e amplia ações de saúde e inclusão
Teatro Amazonas celebra protagonismo lírico com estreia inédita da “Trilogia Tudor”
Polícia Militar do Amazonas desativa artefato explosivo na zona oeste de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?