Há 14 minutos
O encontro tem o objetivo de abordar, avaliar e debater a aplicação da política de assistência social no estado

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de assistência social (SEAS), destacou os avanços e desafios do Sistema Único de assistência social (Suas) na solenidade de abertura da 14ª Conferência Estadual de assistência social, que começou nesta segunda-feira (16/10), e vai até esta terça-feira (17/10), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.
Representantes de 41 municípios do estado estiveram presentes no encontro, além do Ministério do Desenvolvimento e assistência social, Família e Combate à fome, por meio da Secretaria Nacional de assistência social (SNAS). A secretária da SEAS, Kely Patrícia, representou o governador Wilson Lima na solenidade.
“Com muita gratidão realizamos a 14ª Conferência Estadual de assistência social do Amazonas, aqui no Vasco Vasques. Estou aqui representando o governador Wilson Lima, que vem fazendo uma diferença enorme na área da assistência social do estado”, destacou a secretária Kely.
A solenidade de abertura contou com a participação de autoridades como a representante do Fórum Estadual de assistência social (FEAS), Perina Costa; do Fórum Estadual de Usuários do SUAS (FEUSUAS), Dibson Flores; do Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS (FETSUAS), Lucijane Almeida; do Conselho Nacional de assistência social (CNAS), Sandra Regina; da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Alessandra Campêlo; da Comissão de assistência social e trabalho, Márcia Álamo; e da Secretaria de assistência social de Tapauá, Igo Almeida.
Conferência estadual
A 14ª Conferência Estadual de assistência social é realizada em parceria com o Conselho Estadual de assistência social (CEAS) e tem o objetivo de abordar, avaliar e debater a aplicação da política de assistência social no estado nos últimos dois anos. Nesta segunda-feira, foram abordados temas variados voltados para a assistência social em cinco diferentes eixos.
O encontro possibilita um espaço democrático do qual os municípios também são protagonistas, inclusive trazendo propostas. De acordo com a presidente do CEAS, Mara Talita, as discussões durante o encontro aprimoram ainda mais o setor social no Amazonas.
“O objetivo da conferência é discutir as ações que foram executadas nos últimos dois anos dentro da assistência social no Estado do Amazonas. É de suma importância que tanto as Organizações da Sociedade Civil como aqueles que estão na execução de serviços, como os gestores municipais, possam participar desse momento para aprimorar a assistência dentro do nosso estado”, disse Mara Talita.
A conferência prossegue nesta terça-feira (17/10), a partir das 9h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com a eleição dos delegados que vão representar o estado na 13ª Conferência Nacional de assistência social. O encerramento acontece às 18h.