Há 28 minutos
Por Matheus Gil
ADS apresenta algumas iniciativas que contribuem para um futuro mais sustentável, sem deixar de gerar renda aos produtores rurais, agroextrativistas e manejadores de pirarucu
nesta terça-feira (05/09) comemora-se o Dia da Amazônia e, para celebrar a data, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), destaca alguns programas do Governo do Estado, que incentivam a preservação ambiental da maior Floresta Tropical do mundo e que visam a geração do desenvolvimento sustentável, socioeconômico e ambiental.
Uma dessas iniciativas é o Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), que visa incentivar as cooperativas e associações de moveleiros do Amazonas a confeccionar móveis escolares tendo como matéria-prima a madeira oriunda dos Planos de Manejo Florestais Simplificados.
“Os mobiliários do Promove são fabricados com madeira nativas legalizadas, com MDF e compensado, ou seja, se utiliza baixa quantidade de madeira. Esse processo de fabricação produz baixíssimo impacto nas florestas. Permitindo a manutenção com sustentabilidade e ainda proporcionando renda, empregos, qualidade de vida e riqueza ao estado” explicou o chefe de departamento de negócios florestais da ADS, Jardel Luzeiro.
O moveleiro José Tenório de Oliveira, do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), é um dos credenciados que conta com o incentivo do Governo do Estado. Ele iniciou sua atividade em 2007, e, desde então, participa do programa. O moveleiro fala sobre a importância do Promove.
“Antes do Promove, havia muitas dificuldades, nossa produtividade não era com a demanda que hoje temos, isso impactava na nossa renda de forma negativa. Com a chegada do Promove em nossa movelaria, por meio da ADS, fui credenciado e o meu negócio passou a crescer. Hoje, cerca de 25 famílias são beneficiadas aqui. Este ano, até o momento, já realizamos sete entregas, sendo 180 mesas de refeitório e 92 armários de 12 portas’’, relatou José.
Subvenções Econômicas
Além do Promove, que atualmente beneficia 3 mil famílias, o Governo do Estado, por meio da ADS, também incentiva a sustentabilidade através das Subvenções Econômicas da Juta e Malva, Piaçava, Borracha e Pirarucu. Somados, as subvenções beneficiam mais de 1.700 mil famílias no Estado.
A Subvenção Econômica é um subsídio financeiro, concedido pela ADS a agricultores familiares, produtores rurais, pescadores, extrativistas e suas organizações (associações e cooperativas).
“O Governo, por meio da ADS, conta com a subvenção do plano de apoio dos produtores que incentiva as atividades de forma sustentável, dada a importância de cada atividade, como a cadeia produtiva do pirarucu, as fibras naturais de juta e malva, a atividade mais tradicional da região amazônica, a extração da borracha e a mais nova inserida no plano, a subvenção da piaçava, que beneficias as famílias que vivem da atividade em Barcelos, e Santa Isabel do Rio Negro”, salientou Jardel Luzeiro.