Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas beneficia pescadores e piscicultores do Alto Solimões
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Governo do Amazonas beneficia pescadores e piscicultores do Alto Solimões
Gestão Estadual

Governo do Amazonas beneficia pescadores e piscicultores do Alto Solimões

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Apoio a piscicultores e pescadores do Alto Solimões – FOTO: Emerson Martins

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR), repassou, no último final de semana, dois entrepostos de pescado, localizados nos municípios de Tabatinga e Santo Antônio do Içá, para a Cooperativa Agropecuária dos Pescadores da Mesorregião do Amazonas (Coopeixe).

O secretário adjunto executivo de Pesca e Aquicultura da SEPROR, Leocy Cutrim, afirma que os entrepostos estavam parados há mais de 16 anos, e que essa entrega para a Coopeixe vai beneficiar o pescador da ponta.

“Essa entrega é um marco no Amazonas. O setor primário nunca foi tão valorizado, e após o serviço de inspeção aprovado pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), para vender o beneficiamento do pescado para os programas do Governo do Amazonas, vai levar economia para o município de Tabatinga”, disse Cutrim.

Santo Antônio do Içá – Na última segunda feira (31/08), além do repasse do entreposto de pescado, foram entregues 13 de kits de análise de água para os piscicultores que se inscreveram no edital de Chamamento Público disponível no site da SEPROR.

Também foram ministrados cursos de qualificação de piscicultores, com foco em “Boas Práticas e Manejo da piscicultura” e “Boas Práticas e Manipulação de Pescado com Retirada de Espinha”, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e uma Oficina de Chipagem de Tambaqui, capacitando e certificando mais de 60 pescadores e piscicultores do município.

Tabatinga – Entre as ações programadas no município, no último sábado (29/08), foram realizadas a entrega do caminhão frigorífico para a Coopeixe, 15 conjuntos de apoio a pesca ornamental, três kits de análise de água e três rádios amadores, e a prestação de apoio à regularização ambiental.

Segundo o coordenador da Coopeixe, Donizete do Carmo, o entreposto vai fornecer o gelo para os pescadores e posteriormente comprar o pescado deles.
“Será feita a compra do pescado, e o pescador, como associado, vai poder guardar esse pescado no frigorífico, agregando valor e fornecendo a estrutura para atendê-los. Com isso, quem ganha é o Alto Solimões”, destacou Donizete.

Apoio ao Crédito Rural – O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), por meio da Gerência de Apoio à Aquicultura e Pesca, auxiliou pescadores e piscicultores dos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, no período de 24 a 29 de agosto, para acesso ao crédito rural. O auxílio vai subsidiar os projetos desses produtores junto à Agência de Fomento do Amazonas (Afeam).

Para ter acesso, basta aos pescadores e piscicultores interessados procurar a Unidade local do Idam de seu município, portando os documentos de identificação, comprovante de residência e a carteira de pescador (RGP) e o exercício da atividade pesqueira.

Tags:Atalaia do NorteBenjamin ConstantGoverno do AmazonasSanto Antônio do IçáTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Wilson Lima assina decreto para dar mais transparência às filas da saúde
Próximo artigo Amazonastur realizou cem atendimentos a operadores interessados em se regularizar

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus convoca 11 aprovados no concurso

2 horas atrás

HPS Platão Araújo: Transformação na Saúde da Zona Leste

16 horas atrás

CAF Jurídico – Assistência do Idam em São Gabriel da Cachoeira

22 horas atrás

Revitalização do bairro Planalto: novas pavimentações

1 dia atrás

Carteira de Identidade Nacional: Segurança Redobrada

1 dia atrás

Multivacinação 2025 – Atualize a caderneta de vacinação

2 dias atrás

Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas

6 dias atrás

Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus

6 dias atrás

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

6 dias atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

6 dias atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

7 dias atrás

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

7 dias atrás
Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata
Esporotricose: Atualização do Amazonas sobre a doença
Biblioteca Pública do Amazonas: Cultura e Memória
táxis em Manaus – Decreto amplia autorizações
Educação ambiental – PMM promove ação na escola André Vidal
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?