Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas apresenta moradia sustentável feita com plástico reciclado e inaugura centro de reciclagem em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas apresenta moradia sustentável feita com plástico reciclado e inaugura centro de reciclagem em Manaus
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apresenta moradia sustentável feita com plástico reciclado e inaugura centro de reciclagem em Manaus

3 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Moradia construída com blocos de plástico reciclado e NOVO centro de reciclagem da Defesa Civil são apresentados em Manaus.

O governador Wilson Lima apresentou, nesta terça-feira (16/12), o primeiro modelo de moradia sustentável produzido a partir de resíduos plásticos reciclados e inaugurou o Centro de Reciclagem da Defesa Civil do Amazonas, em Manaus. A ação faz parte do Projeto Amazonas Ecolar e reúne habitação, economia circular e geração de renda para catadores.

Detalhes da moradia e do método construtivo

As unidades têm cerca de 50 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Os blocos são feitos a partir de plástico reciclado e permitem montagem rápida, com conclusão em até cinco dias. O método oferece resistência, durabilidade e conforto térmico, segundo o projeto, características adequadas ao clima amazônico.

Além de moradias, o material poderá ser aplicado em outras estruturas públicas, como escolas, centros comunitários e postos de fiscalização, ampliando o uso da tecnologia no estado.

Centro de Reciclagem e cadeia de reciclagem

O Centro de Reciclagem da Defesa Civil do Amazonas terá capacidade inicial para processar mais de 80 toneladas de plástico por mês, volume suficiente para a produção de até dez casas mensais. Todo o material reciclável será adquirido de cooperativas e associações de catadores, com pontos de coleta em Manaus, conforme o projeto.

Antes da iniciativa, grande parte do plástico coletado no Amazonas precisava ser enviada a outros estados. Com o centro, o ciclo da economia circular passa a ser realizado no próprio estado, reduzindo custos logísticos e ampliando benefícios sociais e ambientais.

Etapas, investimento e parceiros

O projeto terá início com a construção de 25 unidades em Iranduba, como projeto piloto, com previsão de entrega até março do próximo ano. A tecnologia usada é baseada em solução da empresa colombiana Conceptos Plásticos. O investimento total, incluindo transferência de tecnologia e aquisição de maquinário, é estimado em R$ 11 milhões.

Segundo Pablo Oliveira, superintendente do Instituto do Clima e Meio Ambiente (ICMA), a iniciativa integra cooperativas de catadores e deve gerar renda e organização para esses profissionais.

O governador afirmou: “O que nós estamos trazendo aqui não é apenas uma estrutura. É uma solução. Uma ideia que cuida das pessoas, protege o meio ambiente e PODE ser replicada em outros estados. Estamos mostrando que é possível enfrentar dois grandes desafios ao mesmo tempo: a habitação e a destinação correta dos resíduos (plásticos)”.

As ações do Projeto Amazonas Ecolar e do Centro de Reciclagem foram apresentadas por Wilson Lima durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), reforçando a participação do Amazonas no debate sobre sustentabilidade, inovação ambiental e adaptação climática.

Representaram a solenidade autoridades e entidades, entre elas membros da Defesa Civil de São Paulo e de Rondônia; deputados estaduais Cabo Maciel, professora Jacqueline e Alessandra Campelo; vereadores Rodrigo de Sá, Saimon Bessa e Allan Campelo; além de representantes da Abraciclo, Fecomércio-AM, Fieam, CDL Manaus, Receita Federal e cooperativas de catadores.

Assuntos nesse artigo:

#moradiasustentavel, #plastico, #reciclagem, #centrodereciclagem, #amazonas, #Manaus, #amazonasecolar, #wilsonlima, #defesacivildoamazonas, #catadores, #cooperativas, #residuosplasticos, #Iranduba, #blocosconstrutivos, #economiacircular, #inovacao, #sustentabilidade, #adaptacaoclimatica, #projetopiloto, #impactosocial

Tags:capa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Grupo da Câmara cobra ação contra riscos digitais e lança cartilha sobre proteção de crianças
Próximo artigo Exposição no Largo de São Sebastião mostra artesanato indígena de Manaus até 6 de janeiro de 2026

Mais notícias desta categoria

Sedurb e UGPE anunciam soluções de moradia para 200 famílias da Monte Horebe pelo Amazonas Meu Lar

23 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de Israel de Araújo Silva desaparecido desde 13 de março na avenida Timbiras

23 horas atrás

Simpósio de Segurança Pública na Amazônia reúne 600 participantes e integra pesquisa à prática na área

1 dia atrás

Governo do Amazonas abre inscrições para o Conselho Estadual de Juventude com prazo até 9 de abril de 2026

1 dia atrás

Amazonas sanciona lei que prioriza compra do café Robusta Amazônico e impulsiona produção local

1 dia atrás

Anuário da Segurança Pública aponta redução de homicídios e guia planejamento no Amazonas

1 dia atrás

Amazonas reafirma protagonismo no setor energético com Amazonas Óleo, Gás e Energia e amplia conexões comerciais

1 dia atrás

Sistema penitenciário do Amazonas avança e é reconhecido em cerimônia pelos 11 anos da Seap

1 dia atrás

Sauim-de-coleira resgatado em Manaus após ser encontrado ferido em residência no dia 26/03

1 dia atrás

CBMAM inicia Curso de Operações em Produtos Perigosos para 28 militares em Manaus nesta sexta

1 dia atrás

Governo do Amazonas realiza 2º Fórum Estadual de Políticas para as Mulheres e lança Canal Amazonas Mulher

1 dia atrás

Câncer colorretal no Amazonas tem alta incidência e pede rastreamento desde os 45 anos

1 dia atrás
Parque Rio Negro recebe programação “Circo na Praça” em comemoração ao Dia do Circo
Programação gratuita do Dia do Circo leva apresentações ao Parque Rio Negro nos dias 28 e 29 de março
Seap comemora 11 anos de criação com solenidade da Medalha Mérito Penitenciário
Medalha Mérito Penitenciário reconhece contribuições ao sistema penitenciário do Amazonas na cerimônia de 26/03
Assistidos pelo Idam, agricultores familiares de Eirunepé celebram o recebimento de R$ 84 mil por meio do programa Garantia-Safra
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?