Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre uso de fungos nativos da região como alternativa sustentável para o biotratamento da água
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre uso de fungos nativos da região como alternativa sustentável para o biotratamento da água
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre uso de fungos nativos da região como alternativa sustentável para o biotratamento da água

3 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O estudo realizado no Igarapé do Mindu foi amparado pelo Programa Biodiversa da Fapeam

Fotos: Divulgação/Acervo da coordenadora da pesquisa, Ingrid Reis da Silva

Com o objetivo de integrar o diagnóstico da poluição do Igarapé do Mindu, e analisar o uso de uma solução sustentável altamente eficaz, baseada em fungos nativos da região como alternativa sustentável para o biotratamento da água, foi realizada uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Amparada pelo Programa Biodiversa/Fapeam, a pesquisa intitulada “Características Físico-Químicas, Microbiológicas e Utilização de Fungos Filamentosos na Melhoria da Qualidade das Águas do Igarapé do Mindu da Cidade de Manaus” avaliou o nível de poluição das águas, ocasionada pelos despejos de agentes poluentes, por meio de análises físico-químicas e microbiológicas, e verificou a viabilidade da utilização de fungos filamentosos no seu tratamento e melhoria.

Após a aplicação dos biotratamentos com os consórcios de fungos filamentosos, os resultados foram bastante promissores, demonstrando que a própria biodiversidade local PODE ser uma aliada na recuperação ambiental e na melhoria da qualidade de vida nas cidades. Além de trazer benefícios concretos para a saúde pública, reduzir riscos de contaminação e contribuir para a recuperação ambiental de corpos hídricos degradados, como o Igarapé do Mindu.

A bacia Hidrográfica do Igarapé do Mindu ocupa, aproximadamente, um quarto do território urbano de Manaus. A nascente, localizada na Cidade de Deus, zona leste, sofre com expansão urbana desregulada, lançamento de esgoto doméstico e resíduos sólidos.

A coordenadora do estudo e doutora em biotecnologia, Ingrid Reis da Silva, do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), explicou que foram realizadas três coletas de água em diferentes pontos do Igarapé do Mindu, abrangendo áreas urbanas com diferentes níveis de impacto ambiental. A água coletada foi analisada em laboratório para verificar a presença de poluentes físico-químicos e microbiológicos, como pH, oxigênio dissolvido (OD), turbidez, DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e a presença de bactérias indicadoras de contaminação fecal, como a Escherichia coli.

Fotos: Divulgação/Acervo da coordenadora da pesquisa, Ingrid Reis da Silva

Análise da água

Os resultados revelaram um alto nível de poluição da água. Os valores de oxigênio dissolvido, um dos principais parâmetros indicativos da qualidade da água, essencial para a sobrevivência de organismos aeróbios, variaram entre 2 e 3 miligramas por litro (mg/l), muito abaixo do valor mínimo exigido de 5 mg/l para águas doces de classe 2, segundo a Resolução Conama 357/2005.

E os níveis de Demanda Bioquímica de Oxigênio ultrapassaram 47 mg/l em alguns pontos, enquanto o limite aceitável é de 5 mg/l. Esses valores indicam alta carga de matéria orgânica presente na água. Além disso, a concentração de coliformes termotolerantes chegou a 3 x 10⁵ Unidade Formadora de Colônia por 100 mililitros (UFC/100 ml), o que representa um risco à saúde pública e torna a água imprópria para uso humano ou recreativo.

Fungos filamentosos

Após o diagnóstico, foi aplicado o processo de biorremediação, utilizando fungos filamentosos da Coleção Microbiológica do CBA, especialmente dos gêneros Trichoderma, Fusarium e Beauveria. Esses fungos foram organizados em consórcios e incubados com a água contaminada por um período de 10 dias, em condições controladas de temperatura e agitação.

“Ao final do tratamento, realizamos novas análises dos mesmos parâmetros para avaliar a eficácia dos consórcios fúngicos na melhoria da qualidade da água. Os resultados demonstraram uma redução significativa nos níveis de contaminação, especialmente nos indicadores microbiológicos e na carga orgânica da água”, detalhou a pesquisadora.

Apoio da Fapeam

“A iniciativa teve um forte caráter educativo, contribuindo para a formação de estudantes e bolsistas em técnicas de microbiologia e biotecnologia, fortalecendo a ciência e a inovação na Amazônia”, afirmou Ingrid sobre o apoio da Fapeam.

Programa Biodiversa/Fapeam

O post Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre uso de fungos nativos da região como alternativa sustentável para o biotratamento da água apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova proposta com diretrizes para ressocializar trabalhadora doméstica resgatada
Próximo artigo Ipaam, MMA e Pnud reforçam lista de documentos exigidos no Mutirão Ambiental e Fundiário, em Manaus

Mais notícias desta categoria

Ipaam realiza distribuição de mudas no Governo Presente e reforça arborização em Manaus

4 horas atrás

FVS-RCP realiza testagens rápidas para ISTs e distribui insumos no bairro Lago Azul em Manaus

4 horas atrás

Governo Presente: ADS doa nove toneladas de peixe e promove edição especial da Feira de Produtos Regionais na zona norte

4 horas atrás

Pelci realiza primeiro torneio de futebol no Governo Presente em Manaus e oferece atendimentos de saúde

4 horas atrás

Governo do Amazonas repassa subvenção do pirarucu a 2,3 mil manejadores em Tefé e em 11 municípios do interior

4 horas atrás

Governo do Amazonas amplia Auxílio Estadual Permanente e entrega 1.600 cartões a famílias no Médio Solimões

24 horas atrás

Barco Hospital São João XXIII inicia 21ª expedição e atende Urucurituba até 26 de novembro com serviços médicos

1 dia atrás

Governo Presente oferece consultas presenciais e por telessaúde no Ceti de Manaus neste sábado

1 dia atrás

Mutirão de cirurgias dermatológicas do Amazonas inicia ação para reduzir espera por procedimentos de câncer de pele

1 dia atrás

Governador Wilson Lima realiza entregas no Médio Solimões com doações e investimentos a Japurá, Alvarães e Tefé

1 dia atrás

Estreia do espetáculo Aquelas que me habitam questiona força e apagamento das mulheres amazônicas

1 dia atrás

‘Aquelas que me habitam’: Espetáculo sobre ancestralidade feminina amazônica estreia no Teatro da Instalação

1 dia atrás
COP30: Idam participa de diálogos e painel sobre os trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural realizados no Amazonas
Amazonas mobiliza municípios contra avanço das arboviroses
FVS-RCP orienta 62 municípios do Amazonas sobre vigilância e controle das arboviroses no período sazonal
Corpo de Bombeiros vai formar brigadistas em parceria com a Associação Comercial do Amazonas
CBMAM e Associação Comercial do Amazonas firmam parceria para formação de brigadistas e ampliar segurança em estabelecimentos comerciais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?