Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre uso de fungos nativos da região como alternativa sustentável para o biotratamento da água
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre uso de fungos nativos da região como alternativa sustentável para o biotratamento da água
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre uso de fungos nativos da região como alternativa sustentável para o biotratamento da água

5 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O estudo realizado no Igarapé do Mindu foi amparado pelo Programa Biodiversa da Fapeam

Fotos: Divulgação/Acervo da coordenadora da pesquisa, Ingrid Reis da Silva

Com o objetivo de integrar o diagnóstico da poluição do Igarapé do Mindu, e analisar o uso de uma solução sustentável altamente eficaz, baseada em fungos nativos da região como alternativa sustentável para o biotratamento da água, foi realizada uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Amparada pelo Programa Biodiversa/Fapeam, a pesquisa intitulada “Características Físico-Químicas, Microbiológicas e Utilização de Fungos Filamentosos na Melhoria da Qualidade das Águas do Igarapé do Mindu da Cidade de Manaus” avaliou o nível de poluição das águas, ocasionada pelos despejos de agentes poluentes, por meio de análises físico-químicas e microbiológicas, e verificou a viabilidade da utilização de fungos filamentosos no seu tratamento e melhoria.

Após a aplicação dos biotratamentos com os consórcios de fungos filamentosos, os resultados foram bastante promissores, demonstrando que a própria biodiversidade local PODE ser uma aliada na recuperação ambiental e na melhoria da qualidade de vida nas cidades. Além de trazer benefícios concretos para a saúde pública, reduzir riscos de contaminação e contribuir para a recuperação ambiental de corpos hídricos degradados, como o Igarapé do Mindu.

A bacia Hidrográfica do Igarapé do Mindu ocupa, aproximadamente, um quarto do território urbano de Manaus. A nascente, localizada na Cidade de Deus, zona leste, sofre com expansão urbana desregulada, lançamento de esgoto doméstico e resíduos sólidos.

A coordenadora do estudo e doutora em biotecnologia, Ingrid Reis da Silva, do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), explicou que foram realizadas três coletas de água em diferentes pontos do Igarapé do Mindu, abrangendo áreas urbanas com diferentes níveis de impacto ambiental. A água coletada foi analisada em laboratório para verificar a presença de poluentes físico-químicos e microbiológicos, como pH, oxigênio dissolvido (OD), turbidez, DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e a presença de bactérias indicadoras de contaminação fecal, como a Escherichia coli.

Fotos: Divulgação/Acervo da coordenadora da pesquisa, Ingrid Reis da Silva

Análise da água

Os resultados revelaram um alto nível de poluição da água. Os valores de oxigênio dissolvido, um dos principais parâmetros indicativos da qualidade da água, essencial para a sobrevivência de organismos aeróbios, variaram entre 2 e 3 miligramas por litro (mg/l), muito abaixo do valor mínimo exigido de 5 mg/l para águas doces de classe 2, segundo a Resolução Conama 357/2005.

E os níveis de Demanda Bioquímica de Oxigênio ultrapassaram 47 mg/l em alguns pontos, enquanto o limite aceitável é de 5 mg/l. Esses valores indicam alta carga de matéria orgânica presente na água. Além disso, a concentração de coliformes termotolerantes chegou a 3 x 10⁵ Unidade Formadora de Colônia por 100 mililitros (UFC/100 ml), o que representa um risco à saúde pública e torna a água imprópria para uso humano ou recreativo.

Fungos filamentosos

Após o diagnóstico, foi aplicado o processo de biorremediação, utilizando fungos filamentosos da Coleção Microbiológica do CBA, especialmente dos gêneros Trichoderma, Fusarium e Beauveria. Esses fungos foram organizados em consórcios e incubados com a água contaminada por um período de 10 dias, em condições controladas de temperatura e agitação.

“Ao final do tratamento, realizamos novas análises dos mesmos parâmetros para avaliar a eficácia dos consórcios fúngicos na melhoria da qualidade da água. Os resultados demonstraram uma redução significativa nos níveis de contaminação, especialmente nos indicadores microbiológicos e na carga orgânica da água”, detalhou a pesquisadora.

Apoio da Fapeam

“A iniciativa teve um forte caráter educativo, contribuindo para a formação de estudantes e bolsistas em técnicas de microbiologia e biotecnologia, fortalecendo a ciência e a inovação na Amazônia”, afirmou Ingrid sobre o apoio da Fapeam.

Programa Biodiversa/Fapeam

O post Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre uso de fungos nativos da região como alternativa sustentável para o biotratamento da água apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova proposta com diretrizes para ressocializar trabalhadora doméstica resgatada
Próximo artigo Ipaam, MMA e Pnud reforçam lista de documentos exigidos no Mutirão Ambiental e Fundiário, em Manaus

Mais notícias desta categoria

Iniciada construção do Habitacional Ipiranga com 96 apartamentos para famílias reassentadas no Betânia

2 horas atrás

Site de matrículas do Amazonas registra 41.743 reservas até 16/01 e segue aberto até 20/01

2 horas atrás

Governo do Amazonas reabre linhas de crédito da Afeam para apoiar pequenos negócios e produtores

2 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega cadeiras de rodas e anuncia ações para o setor primário em Caapiranga

5 horas atrás

Telessaúde amplia atendimento no Amazonas e Caapiranga recebe duas telessalas do Saúde AM Digital e amplia acesso a consultas especializadas

5 horas atrás

Governo do Amazonas vistoria obras da estrada do Membeca e inaugura iluminação de LED em Caapiranga

6 horas atrás

Processo seletivo Pecit da Polícia Militar do Amazonas abre 44 vagas para creches em Manaus até 21 de janeiro

6 horas atrás

Ganhador do sorteio da Nota Fiscal Amazonense recebe R$ 50 mil e anuncia doação ao Gacc para apoiar crianças

6 horas atrás

Campeonato Amazonense terá jogos no Ismael Benigno e Carlos Zamith e Vila Olímpica oferece atividades comunitárias no fim de semana

6 horas atrás

Capacitação apresenta protocolo Não é Não para eventos de Carnaval no Amazonas

6 horas atrás

Secretaria do Amazonas anuncia 688 bolsas do Bolsa Mais Professores de R$ 2.100 para docentes da rede estadual

6 horas atrás

Concurso público do Ipaam abre inscrições para 140 vagas com provas em março de 2026

6 horas atrás
Sema realiza 19ª reuniões dos conselhos na Resex Canutama para fortalecer gestão participativa e aprovar projetos para 2026
Programa Bombeiro Mirim abre 900 vagas para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos no Amazonas
Hospital Dr. João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de Fábio Pinheiro, 75 anos, internado após queda
Ipaam amplia alcance da educação ambiental e atinge 64.600 pessoas em 2025
Conselhão Tarumã-Mirim é regularizado com aprovação do estatuto e amplia acesso a políticas públicas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?