Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre óleos essenciais extraídos de plantas amazônicas como bioinseticidas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre óleos essenciais extraídos de plantas amazônicas como bioinseticidas
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre óleos essenciais extraídos de plantas amazônicas como bioinseticidas

3 semanas atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

O estudo foi realizado no âmbito da Chamada Iniciativa Amazônia +10, com o apoio da Fapeam

Foto: Acervo do laboratório de Malária e Dengue/INPA

Desenvolver produtos formulados a partir de óleos essenciais extraídos de plantas amazônicas do gênero Piper com ação larvicida, antiviral e antiplasmódica na Amazônia, foram os objetivos da pesquisa científica, apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), realizada em colaboração por pesquisadores do Amazonas, do Maranhão e do Paraná.

O estudo “Inovações tecnológicas para monitoramento, controle vetorial e dos agentes etiológicos da malária e dengue na Amazônia” também analisa a eficácia de um bioinseticida à base de Bacillus thuringiensis israelensis (Bti), produzido no Brasil, no controle de larvas de Anopheles darlingi, o principal vetor da malária na Amazônia.

Foto: Acervo do laboratório de Malária e Dengue/INPA

A pesquisa reúne pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Joelma Soares da Silva, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e João Antônio Cyrino Zequi, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e amparada pela Iniciativa Amazônia +10, Chamada Pública nº 003/2022, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisas (Confap).

A coordenadora do projeto no Amazonas, pesquisadora Rosemary A. Roque, do INPA, revela que o estudo já realizou testes biológicos dos óleos essenciais com resultados inéditos os quais foram publicados em revistas internacionais de elevado impacto científico.

“Até o momento, foram realizados testes que demonstraram atividades biológicas promissoras dos óleos essenciais contra diferentes estágios: ovos, larvas, pupas e adulto, dos vetores da malária Anopheles spp. e do Aedes aegypti”, explicou Rosemary Roque.

Substâncias com potencial inibidor contra o vírus da dengue e Zika, além do agente etiológico da malária, Plasmodium vivax, já foram identificados no decorrer dos estudos, que confirma a baixa toxicidade ambiental e celular das substâncias.

Além do desenvolvimento de produtos inovadores, o projeto promove formação de recursos humanos locais, com a participação de alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Também houve a divulgação científica em escolas e eventos, reforçando a valorização da biodiversidade e do conhecimento tradicional amazônico.

Foto: Acervo do laboratório de Malária e Dengue/INPA

Extração dos óleos essenciais

Para extração dos óleos essenciais e isolamento das substâncias, os pesquisadores usaram da biotecnologia para o controle vetorial e dos agentes etiológicos da malária e dengue. Os óleos essenciais são extraídos das folhas e galhos do gênero Piper, em especial Piper purusanum, Piper alatipetiolatum, Piper brachypetiolatum, Piper tuberculatum, Piper baccans, entre outras, coletados na Reserva Adolpho Duke e no museu da Amazônia em Manaus, que revelaram uma ação potente contra vetores da malária e da dengue, sem efeitos tóxicos sobre organismos aquáticos não-alvos.

Além disso, realizam a formulação de nanoprodutos, testes de atividade biológica in vitro e in vivo (larvicida, antiviral, antiplasmódica), análises cromatográficas, testes de toxicidade celular/ecotoxicológica em insetos aquáticos não-alvos e aplicações em campo em criadouros naturais dos mosquitos.

Fomento à pesquisa

Para a coordenadora do projeto, o apoio da Fapeam é essencial para a difusão da ciência, principalmente, em relação a infraestrutura de laboratórios e equipamentos de pesquisa na Amazônia.

“O apoio da Fundação foi essencial para a execução do projeto de pesquisa, proporcionando recursos financeiros para pagamento das bolsas, aquisição de equipamentos, materiais de consumo, passagens e diárias para a realização das atividades de campo e laboratório. Além de viabilizar a integração interinstitucional entre Amazonas, Maranhão e Paraná, fortalecendo a pesquisa científica na Amazônia”, avaliou a pesquisadora.

Expectivas para o futuro

Segundo ela, a expectativa é de que os produtos desenvolvidos, nanoformulações à base de óleos essenciais de plantas amazônicas e do bioinseticida a base de Bti, sejam incorporados às estratégias de controle vetorial.

A longo prazo, o projeto pretende contribuir para a redução dos casos de malária, dengue, Zika e Chikungunya, e com o fortalecimento das ações de saúde pública, além de atrair parcerias e investimentos em biotecnologia amazônica.

Iniciativa Amazônia +10

A Chamada apoia estudos e o desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino e pesquisa e em empresas sobre os problemas atuais da Amazônia, que tenham como foco o estreitamento das interações natureza-sociedade, para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região amazônica.

Na primeira Chamada da Iniciativa Amazônia +10 (nº 003/2022) foram aprovados 39 projetos de pesquisa, desses, 16 contam com projetos de pesquisadores do Amazonas.

O post Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre óleos essenciais extraídos de plantas amazônicas como bioinseticidas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fiscalização autua 62 veículos nas zonas Norte e Leste
Próximo artigo Operação de retirada de cabos e fios em desuso na Marcílio Dias

Mais notícias desta categoria

Polícia Militar do Amazonas apreende 1,4 tonelada de drogas em Santa Isabel do Rio Negro

11 horas atrás

UGPE apresenta Prosamin+ a consultores da Finatec que atuam no Plano Municipal de Saneamento Básico

14 horas atrás

Governo do Amazonas discute desenvolvimento territorial de fronteira em São Gabriel da Cachoeira

15 horas atrás

“Eu fiquei tão emocionada e feliz”, diz moradora do bairro Novo Israel sobre reinauguração do Prato Cheio

16 horas atrás

Prato Cheio: Moradores aprovam mudança do restaurante popular do Novo Israel

16 horas atrás

Sine Amazonas divulga 399 vagas de emprego para esta quinta-feira

17 horas atrás

FVS-RCP capacita profissionais para prevenção à violência no Amazonas

17 horas atrás

Setembro Verde: Governo do Amazonas fiscaliza gratuidade no transporte intermunicipal para PcDs

17 horas atrás

UGPE promove campanha contra abandono e maus-tratos aos animais, em áreas do Prosamin+

19 horas atrás

Governador Wilson Lima reinaugura restaurante Prato Cheio do bairro Novo Israel

19 horas atrás

Sefaz divulga sorteados do mês na Nota Fiscal Amazonense

19 horas atrás

Artesãs do Amazonas brilham na 7ª Fenacce em Fortaleza

19 horas atrás
Espetáculo ‘Regionalidades – Parte 2’ celebra diversidade cultural no palco do imponente Teatro Amazonas
Delegação amazonense chega a Brasília para os Jogos da Juventude 2025
Governo do Amazonas implanta mais de 2,9 mil pontos de iluminação de LED em Maués
Governo do Amazonas reforça integração no combate ao crime transnacional no CCPI Amazônia
Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Canutama e amplia atendimento para 16 especialidades médicas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?