Convocação de 847 aprovados em concursos amplia o efetivo das forças de segurança do Amazonas.
O governo do Amazonas anunciou, na terça-feira (30/12), a convocação de 847 aprovados em concursos públicos para reforçar a segurança na capital e nos municípios do interior. A medida amplia efetivos da polícia Militar (PM-AM), polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM) e da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) por meio da convocação de candidatos do cadastro reserva e de classificados nos certames.
Convocação e distribuição de vagas
Na polícia Militar, serão incorporados 100 oficiais e 500 alunos-soldados do cadastro reserva. O comandante-geral da PM-AM, coronel Klinger Paiva, afirmou que a chegada dos novos soldados renova a tropa e já vem impactando os indicadores de segurança.
A polícia Civil terá a incorporação de 94 profissionais: 15 delegados, sete peritos, 25 escrivães e 47 investigadores. De acordo com o governador Wilson Lima, a maior parte desses profissionais deverá atuar no interior do estado.
O Corpo de Bombeiros Militar receberá 15 oficiais e 100 alunos-soldados, todos oriundos do cadastro reserva. O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleiso Muniz, afirmou que o aumento do efetivo contribui para a ampliação da prestação de serviços à população.
A SSP-AM foi contemplada com a convocação de 38 profissionais, sendo um técnico de nível superior e 37 assistentes operacionais.
Resultados e investimentos
Desde 2019, o governo estadual tem aplicado recursos na política de segurança pública por meio do programa Amazonas Mais Seguro. De acordo com o Executivo, até outubro de 2025 foram investidos mais de R$ 1 bilhão em ações que envolvem tecnologia, mobilidade policial e valorização profissional.
Como resultado das ações integradas e dos investimentos, o Amazonas registrou, em 2025, quedas em indicadores de criminalidade: 31% nos roubos de veículos, 32% nos homicídios, 44,8% nos feminicídios e 28% nos roubos de celular, além de um aumento de 4,8% na apreensão de armas de fogo.
A convocação anunciada na terça-feira (30/12) integra as medidas que, segundo autoridades estaduais, devem ampliar a presença do Estado em mais municípios e fortalecer a resposta a crimes em diferentes regiões do Amazonas.
Assuntos nesse artigo:
#amazonas, #convocacao, #aprovados, #concurso, #seguranca, #policiamilitar, #policiacivil, #corpodobombeiros, #sspam, #pmam, #pcam, #cbmam, #wilsonlima, #interior, #cadastroreserva, #investimentos, #amazonasmaisseguro, #homicidios, #feminicidios, #roubosdeveiculos


