Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas amplia municípios prioritários no combate ao desmatamento e às queimadas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas amplia municípios prioritários no combate ao desmatamento e às queimadas
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas amplia municípios prioritários no combate ao desmatamento e às queimadas

17 horas atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Workshop da Operação Tamoiotatá discutiu, durante dois dias, melhorias para atuação contra crimes ambientais este ano

Fotos: Divulgação/SEMA e Antônio Lima/SECOM

O último dia do Workshop de Avaliação da Operação Tamoiotatá, realizado nesta quinta-feira (05/02), consolidou avanços estratégicos para o fortalecimento das ações de combate ao desmatamento e às queimadas ilegais no Amazonas. Durante o encontro, foi anunciada a ampliação do número de municípios prioritários atendidos pela força-tarefa, que passa de nove para 12, a partir de 2026.

Agora, além de Lábrea, Boca do Acre, Apuí, Manicoré, NOVO Aripuanã, Humaitá, Canutama, Tapauá e Maués, a operação aumentou a área de abrangência para as cidades de Itapiranga, Autazes e a capital, Manaus.

A ampliação está alinhada à atualização do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Amazonas (PPCDQ-AM), que vai orientar as ações no período de 2026 a 2028. O documento é coordenado pela Casa Civil e elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a inclusão dos novos municípios, incluindo a capital, reflete a necessidade de ampliar o olhar da política ambiental para além dos indicadores tradicionais. “Até então, os critérios de priorização consideravam principalmente os índices de desmatamento e queimadas. Com a atualização do PPCDQ-AM, passamos a incorporar também os dados de degradação florestal, o que exige uma atuação preventiva e integrada nos municípios que vêm apresentando esse tipo de pressão ambiental”, destacou.

Fotos: Divulgação/SEMA e Antônio Lima/SECOM

Frota e efetivo ampliados

Durante o segundo dia do Workshop, também foram apresentados avanços estruturais que ampliaram a capacidade operacional da Tamoiotatá em campo. Um dos principais pontos destacados foi o reforço da logística das equipes.

No final de 2025, por meio do programa Floresta em Pé, foi firmado um contrato de locação de viaturas, permitindo a atuação simultânea de 13 picapes nas duas últimas fases da operação. A ampliação da frota possibilitou a expansão das frentes de trabalho e o fortalecimento da presença do Estado nas áreas prioritárias.

Com o NOVO cenário logístico, a Operação Tamoiotatá conseguiu duplicar o efetivo em campo, passando de aproximadamente 25 para 48 profissionais, ampliando a capacidade de resposta às ocorrências e o monitoramento territorial, segundo afirma o chefe do Departamento de Planejamento Integrado da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), tenente-coronel Talisson Botelho.

“A gente vai conseguir esse ano ter as duas equipes no terreno, ocupando duas bases ao mesmo tempo, ou seja, partindo de dois municípios-sede para atender onde a viatura alcançar. E, além disso, teremos duas guarnições da polícia Militar em cada uma das equipes, de forma a fortalecer a segurança no terreno”, explicou.

Fotos: Divulgação/SEMA e Antônio Lima/SECOM

Mais tecnologia

Outro avanço debatido foi o fortalecimento da comunicação das equipes nas áreas remotas. Para garantir conectividade e segurança operacional, a SEMA realizou a aquisição de quatro unidades de internet via satélite Starlink, sendo uma instalada na base fixa e as outras embarcadas nas viaturas.

Além disso, foram adquiridos pacotes de dados para os dispositivos de comunicação SPOT X e SPOT Gen4, que já eram utilizados pelas equipes, mas sem cobertura de dados ativa.

Novos parceiros

A integração interinstitucional da Operação Tamoiotatá também foi ampliada. A partir de 2026, o Departamento de Perícia Técnica Ambiental da polícia Civil do Amazonas passa a integrar oficialmente a força-tarefa, atuando tanto de forma presencial em campo quanto por meio de análises técnicas remotas, quando necessário, contribuindo para a agilidade e a qualificação das ações de fiscalização.

No enfrentamento às queimadas, também destaca-se a implantação de duas bases do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, nos municípios de Apuí e Boca do Acre, por meio do programa Floresta em Pé. A iniciativa incluiu a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a contratação de brigadistas florestais, fortalecendo a estrutura de prevenção e resposta aos focos de calor.

Fotos: Divulgação/SEMA e Antônio Lima/SECOM

Sobre a Operação

A Tamoiotatá é a maior força-tarefa contínua do Governo do Amazonas na repressão de desmatamento, queimadas e degradação florestal. Realizada anualmente desde 2021, a ação integra as forças ambientais e de segurança pública do Estado, com atuação da SEMA, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), da Seagi, e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Também integram a polícia Militar do Amazonas, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da polícia Civil do Amazonas, por meio da delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

A ação conta, ainda, com a Defesa Civil do Estado, além do apoio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e de outros órgãos federais parceiros, que atuam de forma complementar nas ações de monitoramento, inteligência e repressão.

Programa Floresta em Pé

A Operação Tamoiotatá conta com recursos do Programa Floresta em Pé, fruto de cooperação financeira entre os governos da Alemanha e do Brasil, por meio do KfW Banco de Desenvolvimento, tendo a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) como agência implementadora. Ao todo, mais de R$ 33 milhões estão sendo investidos em ações de comando e controle no Amazonas, por meio da iniciativa.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Operação Tamoiotatá amplia área de atuação para 12 municípios do Amazonas e reforça logística e tecnologia
Próximo artigo Prefeitura de Manaus apreende Tirzepatida em operação para coibir venda irregular e publicidade enganosa

Mais notícias desta categoria

Campanha Nota Fiscal Amazonense amplia prêmios e realiza próximo sorteio dia 11

30 minutos atrás

Nota Fiscal Amazonense amplia valores de prêmios e anuncia novo formato de sorteios mensais e regionais

30 minutos atrás

Produção gráfica da Imprensa Oficial ultrapassa 1,6 milhão de impressos e marca o Dia Nacional do Gráfico

1 hora atrás

Imprensa Oficial do Estado do Amazonas celebra Dia Nacional do Gráfico e divulga produção de 1.641.689 impressos no biênio 2024 e 2025

1 hora atrás

Estudantes do Amazonas podem concorrer à vaga na Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador

1 hora atrás

Programa Jovem Senador 2026 seleciona estudantes para semana de vivência legislativa em Brasília

1 hora atrás

Mosca-da-carambola: Adaf fiscaliza transporte de frutas no Porto da Ceasa

1 hora atrás

Adaf intensifica fiscalização no Porto da Ceasa para conter a mosca-da-carambola e coibir transporte irregular de frutos

1 hora atrás

Amazonas Filarmônica realiza concerto sinfônico no Teatro ICBEU

2 horas atrás

Amazonas Filarmônica realiza primeira apresentação no Teatro ICBEU com repertório integral de Beethoven em Manaus

2 horas atrás

Arena da Amazônia recebe final do 1º turno do Barezão 2026 entre Amazonas FC e Nacional neste domingo

2 horas atrás

Arena da Amazônia recebe final 1° Turno do Barezão e Vila Olímpica oferece 100 vagas de defesa pessoal feminina

2 horas atrás
IIACM alcança 99% de eficácia em laudos de papiloscopia e reforça investigações no Amazonas
Governo do Amazonas lança aplicativos escolares para monitoramento, gestão e comunicação em 05/02/2026
Sine Amazonas oferece 144 vagas de emprego e detalha atendimento presencial na sede e agências
Agricultores indígenas de Itamarati recebem 12 CPP e 34 CAF para acessar crédito e programas
Seas recebe capacitação sobre Antropologia do Povo Yanomami para qualificar atendimento no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?