Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas amplia medidas para consolidar gestão digital e expandir oferta de serviços públicos à população
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Governo do Amazonas amplia medidas para consolidar gestão digital e expandir oferta de serviços públicos à população
Gestão Estadual

Governo do Amazonas amplia medidas para consolidar gestão digital e expandir oferta de serviços públicos à população

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Vice-governador Tadeu de Souza abre EGov Experience Tour – Edição Amazonas, que visa ampliar usos de novas tecnologias na gestão pública

Com o intuito de promover o uso de novas tecnologias na gestão pública, o Governo do Amazonas e o Instituto Brasileiro de administração pública (Ibap) promovem o EGov Experience Tour – Edição Amazonas. Nesta terça-feira (14/05), o vice-governador, Tadeu de Souza, fez a abertura oficial do evento, que ocorreu na Secretaria de Estado de Administração (SEAD), bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

O EGove Experience Tour incentiva a transformação digital no setor público, inclusive com o uso da Inteligência Artificial como ferramenta de gestão. Tadeu de Souza afirmou que o uso de novas tecnologias permite o acesso do cidadão aos serviços públicos, aproximando ainda mais o governo da população.

“Estamos trabalhando para ampliar e fortalecer as infraestruturas digitais para dar maior transparência ao gasto público e fazer um serviço público mais eficiente, com redução de custo, alcançando quem mais precisa. Essa é a finalidade: preparar no Amazonas uma estratégia geral de implementação de uma governança digital, o que vai ser muito necessário no período de eventos climáticos extremos“, afirmou o vice-governador.

Legislação estadual

Em abril deste ano, o governador Wilson Lima assinou a Lei nº 6.837, que institui a Política de governo digital do Estado do Amazonas e cria o Comitê de Governança e transformação digital. As principais metas da nova legislação é dar acesso amplo e transparente às informações governamentais por plataformas digitais, promover a otimização dos processos governamentais, por meio de tecnologias digitais, e garantir o acesso universal e igualitário aos serviços públicos digitais.

O processo do EGov está sob condução da SEAD. O secretário da pasta, Fabrício Barbosa, afirmou que o uso de novas tecnologias vai ampliar a interiorização dos serviços oferecidos pelo Estado.

“O governo digital traz a sensação de que o cidadão está recebendo mais serviços públicos. Ele é, além de tudo isso, sustentável. Elimina papel, elimina a necessidade de deslocamento e, principalmente, para a nossa região aqui, é inclusão. A gente vai conseguir levar mais serviços para aquele cidadão do interior, que é o que mais precisa”, ressaltou.

Fundado há 32 anos, o Ibap já consolidou projetos em parceria com mais de 100 entidades, abrangendo organizações privadas, órgãos públicos e instituições do terceiro setor. O diretor do Centro de Liderança Pública, entidade de apoio ao Ibap, Tadeu Barros, destacou que o uso de Inteligência Artificial vai auxiliar na formulação de políticas públicas.

“O governo, hoje, tem um volume de dados imenso. A Inteligência Artificial surge como uma ferramenta para automatizar esse volume imenso de atividades. O que a gente quer é entregar serviços públicos de uma maneira mais rápida, melhor e transparente para o cidadão”, disse.

Entre os presentes ao evento estiveram o ex-secretário de Gestão e Planejamento de Alagoas, Gabriel Albino; o diretor-presidente do Procon Amazonas, Jalil Fraxe; o promotor de justiça do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), André Lavareda; o controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano, e a secretária executiva de finanças da Casa Civil, Rebecca Beatriz Marinho.

FOTOS: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria

 

  

Tags:Estado do AmazonasGoverno do Amazonasinteligência artificialManausSEPLANCTI
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Amazonastur inicia Plano de Ordenamento Turístico em comunidade indígena de Rio Preto da Eva
Próximo artigo Deputado Carlinhos Bessa solicita recuperação da estrada da Agrovila em Tefé

Mais notícias desta categoria

Prefeito vistoria melhorias nas escolas de Manaus

18 horas atrás

Curso de Vendas com ChatGPT para Mulheres Empreendedoras

20 horas atrás

Vivências Literárias: Valorizando a Escrita Feminina

22 horas atrás

Dia Nacional do Livro – Celebre a Leitura com o Prato Cheio

23 horas atrás

Pronto Atendimento Platão Araújo: Agilidade e Qualidade

1 dia atrás

SPA Outubro Rosa: Cuide do Seu Bem-Estar em Manaus

2 dias atrás

Alfashow Sadeam 2025 – A Educação Lúdica em Foco

2 dias atrás

Feira Mística de Manaus – Celebre a Espiritualidade

2 dias atrás

Natal 2025 em Manaus: Novidades Imperdíveis

2 dias atrás

Prefeito David Almeida vistoria obras essenciais

3 dias atrás

Ipem Amazonas: Embarcações que vão à COP 30

3 dias atrás

Centros de Reservação – Saneamento e Água em Parintins

3 dias atrás
Kart: A oportunidade esportiva no Amazonas
Habitacional Mário Haddad: Entrega Confirmada e Importante
Pronto atendimento – Nova Era na Saúde em Manaus
Tafenoquina: O combate revolucionário à malária
Mulheres vítimas de violência: segurança essencial
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?