Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas abre PACs em Tabatinga e Careiro e chega a 11 municípios ofertando serviços para população
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Governo do Amazonas abre PACs em Tabatinga e Careiro e chega a 11 municípios ofertando serviços para população
Gestão EstadualPolítica

Governo do Amazonas abre PACs em Tabatinga e Careiro e chega a 11 municípios ofertando serviços para população

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Claudia Quinto levou os filhos para emitir documentos Fotos Lincoln Ferreira Sejusc 3 1024x682 8Fp6dH

No total, 12 municípios serão contemplados com estruturas

Foto: Lincoln Ferreira/ Sejusc

Para garantir o acesso da população aos serviços básicos de cidadania, o Governo do Amazonas abriu duas novas unidades móveis de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) no interior. Os municípios de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros da capital) e Careiro (localizado a 88 quilômetros de Manaus) agora contam com estruturas modernas para atender o público.

Com as entregas, o governador Wilson Lima ampliou para 23 o número de unidades de PACs no Amazonas, desde 2019. Ao todo, foram 11 estruturas entregues nas duas gestões. Desse total, oito são unidades móveis divididas entre a capital e interior e três são unidades fixas instaladas no Studio 5, em Manaus, e nos municípios de Presidente Figueiredo e Tefé (distantes 117 e 523 quilômetros da capital, respectivamente).

Em 2019, eram 12 unidades operando, sendo somente quatro no interior. Em Tabatinga, o governador destacou a importância das entregas para a população. “Nós inauguramos mais um PAC móvel e ele é importante para o cidadão, pois oferta a emissão de carteira de identidade e outros documentos e serviços que estarão agregados ali. Isso é importante para levar cidadania para as pessoas”, disse Wilson Lima.

Jussara Pedrosa, secretária titular da Sejusc, enfatizou que as inaugurações seguem a determinação do Governo do Estado em levar mais serviços para a população.

“Estamos entregando mais uma unidade do PAC, o Pronto Atendimento ao Cidadão, no município de Careiro Castanho. A ideia é trazer mais cidadania, seguindo a determinação do governador Wilson Lima. Teremos vários serviços aqui, como Carteira de Identidade Nacional, créditos da Afeam, Ciptea, cadastro de currículo pela Setemp, tudo para atender a população local”, frisou a secretária.

Interior

Com a ampliação dos serviços para os municípios do interior quem ganha é a população. Cada unidade permite até 12 postos de atendimento simultâneos.

Em Tabatinga, a mãe atípica Bruna Feitosa, aproveitou a oportunidade para solicitar a Carteira de Identificação do Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) para o filho Samuel, de 11 anos. Ela comenta que com a carteirinha, poderá garantir o acesso prioritário para o filho.

“Vai ajudar muito na questão do meu filho de prioridade, porque tem muita gente preconceituosa ainda com as pessoas que são deficientes e o autista não tem aparência, mas a carteira vai ajudar muito, tanto eu como ele na questão da sociedade, para socializar com a sociedade”, declarou a mãe.

Ampliação

Tabatinga e Careiro agora integram a lista de 11 municípios que dispõem de PAC funcionando para a população. Ao todo, serão 12 cidades a contar com a estrutura ainda em 2024, com a abertura de uma unidade no município de Boca do Acre, localizado na calha do Purus. O espaço está sendo preparado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e deixou de operar na capital para reforçar os serviços no município.

Fotos: Lincoln Ferreira/ Sejusc

Os municípios com PACs são:

Parintins

· Itacoatiara

· Manacapuru

· Iranduba

· Tefé

· Presidente Figueiredo

· Humaitá

· Maués

· Rio Preto da Eva

· Tabatinga

· Careiro

· Boca do Acre (aguardando início da operação)

O post Governo do Amazonas abre PACs em Tabatinga e Careiro e chega a 11 municípios ofertando serviços para população apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:Boca do AcreCareiroGoverno do AmazonasHumaitáIrandubaItacoatiaraManacapuruManausMauésParintinsPresidente FigueiredoRio Preto da EvaTabatingaTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Daniel Vasconcelos 2 scaled ndbX0s Em Brasília, vereador Dr. Daniel Vasconcelos defende piso salarial nacional para a Odontologia
Próximo artigo Assembleia Legislativa do Amazonas realiza treinamento sobre execucao de emendas impositivas Foto Hudson Fonseca pp1XjV Assembleia Legislativa do Amazonas realiza treinamento sobre execução de emendas impositivas

Mais notícias desta categoria

Fonte Boa e Jutai Foto Janailton Falcao 1 1024x682 1

Fortalecimento do setor primário em Jutaí e Fonte Boa

1 dia atrás
Detran AM Remocao Carros Racha Creditos Divulgacao Detran AM 3 1024x771 1

Detran-AM remove carros de ‘racha’ na zona oeste

1 dia atrás
d4f224f9 a6bd 4aba 8cc8 49a85790cd7c

#SouManaus: Festival Cultural de Artes Integradas 2025

2 dias atrás
obras de UBSs 4

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

2 dias atrás
Mutirao do CAR Foto 4 Arquivo Ipaam 24 07 2025 1024x768 1

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

2 dias atrás
IMG 7343

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

3 dias atrás
WhatsApp Image 2025 07 23 at 135000 2

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

3 dias atrás
CETAM EaD FOTO CLEUDILON PASSARINHO ASSCOM CETAM 1 1024x683 1

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

3 dias atrás
UGPE OFICINA DE CHOCOLATE FOTO TIAGO CORREA UGPE01 1024x683 1

Parceria UGPE – Fortalecimento para Pessoas Idosas

4 dias atrás
Novas Viaturas Tiago Correa 5 1024x682 1

Viaturas novas – Aumenta segurança em Manaus

5 dias atrás
tarifa do Zona Azul

Zona Azul: Justiça suspende desconto da tarifa

5 dias atrás
VOLUME DE DROGAS APREENDIDO PELO AMAZONAS EM 2025 E O MAIOR EM RELACAO AOS ULTIMOS 10 ANOS FOTOS ERLON RODRIGUES PC AM BEATRIZ SAMPAIO PC AM DIEGO PERES SECOM DIVULGACAO PMAM 4 1024x576 1

Volume de drogas apreendido pelo Amazonas supera recordes

6 dias atrás

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?