Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governador Wilson Lima leva serviço de Telessaúde a Barreirinha e Urucará, alcançando 50 mil pessoas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governador Wilson Lima leva serviço de Telessaúde a Barreirinha e Urucará, alcançando 50 mil pessoas
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima leva serviço de Telessaúde a Barreirinha e Urucará, alcançando 50 mil pessoas

9 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Com 39 telessalas instaladas, saúde AM Digital avança na interiorização da saúde e garante acesso a atendimento especializado em todos os municípios do Amazonas

O governador Wilson Lima entregou, nesta sexta-feira (06/06), duas novas telessalas do programa saúde AM Digital nos municípios de Barreirinha e Urucará (a 331 e 261 quilômetros de Manaus, respectivamente). As estruturas ampliam a REDE de atendimento remoto em saúde e reforçam a interiorização dos serviços especializados em regiões antes com acesso limitado à assistência médica.

Com essas inaugurações, o estado passa a contar com 39 telessalas em funcionamento, sendo 19 na capital e 20 no interior, instaladas em unidades de saúde e coordenadas pela Secretaria de Estado de saúde (SES-AM). Só nas regiões do Baixo e Médio Amazonas, mais de 50 mil pessoas passam a ser diretamente beneficiadas pelo programa.

O programa conta com unidades já implantadas nos municípios de Itacoatiara, Nhamundá, Rio Preto da Eva, Tapauá, Manacapuru, Barcelos, Tefé, Manicoré e Humaitá. Em Manaus, são 19 salas distribuídas entre Policlínicas e Centros de Atenção Integral à Criança (Caics).

FOTOS: Diego Peres e Mauro Neto/SECOM

“Essa é uma sala de orientação, de como as pessoas vão usar o aplicativo saúde AM Digital para que possa receber atendimento naquelas especialidades que você precisava sair daqui para Manaus ou Parintins e ser atendido. Agora é possível fazer isso do conforto de casa, conversar com o médico, mesmo nas comunidades mais distantes, onde as pessoas também podem ser atendidas”, destacou o governador Wilson Lima, durante a inauguração da telessala em Barreirinha.

As telessalas funcionam como espaços estruturados para que pacientes realizem consultas agendadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg), com médicos especialistas por videoconferência, com todo o suporte necessário oferecido pela unidade de saúde. O atendimento é remoto, mas garante acolhimento e acompanhamento presencial, quando necessário, para quem não dispõe de acesso a dispositivos conectados à internet.

FOTOS: Diego Peres e Mauro Neto/SECOM

Barreirinha recebeu a nova estrutura na unidade básica de saúde Trene Babá, no bairro Nova Conquista. E em Urucará, a telessala foi implantada na UBS Dr. João Pereira de Lima, no Centro do município. As salas oferecem um ambiente equipado para a realização das teleconsultas e para o uso de ferramentas de telediagnóstico.

A inauguração das estruturas nos municípios contou com a presença do deputado estadual Cabo Maciel, além dos prefeitos de Barreirinha, Darlan Taveira, e de Urucará, Bosco Falabella.

Telessaúde

FOTO: Diego Peres e Mauro Neto/SECOM

O serviço é gratuito e já está disponível em todos os 62 municípios do Amazonas. Os pacientes podem acessar o atendimento por meio do aplicativo saúde AM Digital ou presencialmente nas unidades de saúde, conforme agendamento realizado pelo Sisreg.

Com a ampliação do programa, o Governo do Amazonas fortalece a atenção especializada em locais onde antes era necessário viajar até a capital para conseguir atendimento. Agora, o paciente PODE ser consultado, realizar exames e ter o laudo emitido rapidamente, sem precisar sair do município.

Além das telessalas, algumas unidades de saúde estão sendo equipadas com aparelhos de eletrocardiograma, monitores de pressão arterial e dispositivos de diagnóstico remoto, como Holter e MAPA, otimizando ainda mais o tempo de resposta e tratamento.

FOTOS: Diego Peres e Mauro Neto/SECOM

O pescador Paulo César Freire, de 47 anos, é morador da comunidade Paraíso do Ramos, em Barreirinha. Ele passou por uma teleconsulta com neurologista e destacou a importância do procedimento.

“Para mim foi uma coisa boa que aconteceu na nossa vida. Para mim foi muito prazeroso essa consulta. Pude tirar algumas dúvidas que eu tenho. A facilidade é boa porque você está aqui na sua região e PODE fazer tudo por aqui, sem se deslocar do seu interior para ir para a capital. Então para nós é muito bom o nosso município ter essa comunicação”, afirmou Paulo.

Em Urucará, a servidora pública Ana Cássia da Silva, 55, também foi atendida na nova estrutura. Ana Cássia iria para Manaus em busca de consulta com um ortopedista para tratar de dores na lombar, mas conseguiu ser atendida na teleconsulta.

“Me avisaram que eu poderia realizar minha consulta com o ortopedista aqui em Urucará e não precisaria mais viajar para Manaus. Fiz a consulta e já sei o remédio que tenho que tomar. Estava nervosa, mas o médico foi muito atencioso e me tranquilizou”, disse a paciente.

FOTOS: Diego Peres e Mauro Neto/SECOM

Com a nova fase do programa, o Estado também fortalece o registro digital das informações médicas. Todo o histórico do paciente fica armazenado no sistema, acessível com segurança via aplicativo. O canal de comunicação com os usuários também inclui orientações e notificações enviadas por WhatsApp, através da assistente virtual do saúde AM Digital.

Especialidades

FOTOS: Diego Peres e Mauro Neto/SECOM

Entre as especialidades atendidas estão cardiologia, psiquiatria, ginecologia, neurologia, endocrinologia, dermatologia, ortopedia, urologia, nutrição, psicologia, pediatria e neuropediatria. A ampliação do saúde AM Digital reafirma o compromisso do Governo do Amazonas em levar tecnologia e cuidado de forma igualitária à população do interior, com atendimento qualificado, gratuito e mais próximo da realidade de cada município.

O post Governador Wilson Lima leva serviço de Telessaúde a Barreirinha e Urucará, alcançando 50 mil pessoas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Colônia Antônio Aleixo é beneficiado pelo “Mutirão no Bairro”
Próximo artigo Prefeitura de Manaus realiza plantio em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente no bairro Compensa

Mais notícias desta categoria

Mutirão de cirurgia de catarata realiza 430 procedimentos em três edições e segue em Parintins

1 hora atrás

Resultado preliminar do processo seletivo para o Hospital do Sangue Idenir de Araújo Rodrigues é divulgado

2 horas atrás

Carnaboi retorna ao Sambódromo de Manaus com shows nos dias 20 e 21 de fevereiro e programação completa

4 horas atrás

Cetam abre inscrições on-line para 10.736 vagas de qualificação profissional no interior do Amazonas

5 horas atrás

Fiscalização Detran-AM amplia atuação no Carnaval e reduz testes positivos de alcoolemia em Manaus

6 horas atrás

Pelci completa quatro anos no Amazonas e atinge 15 mil jovens com expansão de modalidades e indicação ao prêmio da ONU

7 horas atrás

Escola Estadual Maria de Luz Calderaro mantém tradição em STEAM e assegura convites para olimpíadas nacionais e internacionais

8 horas atrás

Prevenção combinada amplia acesso a insumos e orientações durante o Carnaval na Floresta 2026

8 horas atrás

Operaamazonas realiza mais de 300 cirurgias em hospitais Adriano Jorge e Delphina Aziz durante feriado prolongado

1 dia atrás

Fiscalização de eventos carnavalescos em Manaus encontra crianças em todos os blocos fiscalizados

1 dia atrás

Governo do Amazonas abre credenciamento da imprensa para Carnaboi 2026 com limite por veículo

1 dia atrás

Alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio podem pedir isenção do Processo Seletivo Contínuo nos dias 23 e 24 de fevereiro pela Ufam

1 dia atrás
Apreensão de drogas no Amazonas registra 5,4 toneladas em menos de cinco dias pelas forças de segurança
Grupos de Acesso do Carnaval na Floresta têm Dragões do Império e Primos da Ilha campeãs em Manaus
Kanban é adotado no HPS Platão Araújo e otimiza fluxo e decisões no atendimento hospitalar
Desmatamento no Amazonas cai 56,4% em janeiro de 2026, aponta Inpe
Queda do desmatamento no Amazonas em janeiro de 2026 é confirmada por dados do Inpe e Ipaam
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?