Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Governador Wilson Lima institui Comitê Técnico-Científico para assessorar estado em razão da estiagem
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Governador Wilson Lima institui Comitê Técnico-Científico para assessorar estado em razão da estiagem
Gestão Estadual

Governador Wilson Lima institui Comitê Técnico-Científico para assessorar estado em razão da estiagem

Por
Última atualização: 8 de julho de 2024
5 Min Lidos
Compartilhar

Protocolo de intenções será assinado junto às instituições de pesquisas, universidades e institutos em âmbito estadual, nacional e internacional

O governador Wilson Lima instituiu, nesta sexta-feira (05/07), o Comitê Técnico-Científico para assessorar o Comitê de Enfrentamento sobre o tema Mudanças Climáticas Extremas em razão do severo período de vazante que afeta o Amazonas. O trabalho será coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e vai contar com a participação de cientistas de órgãos do governo, universidades e instituições de pesquisas que atuam na área de fenômenos climáticos.

Conforme a Fapeam, um protocolo de intenções será assinado junto às instituições de pesquisas. As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa realizada na sede do Governo do Estado, zona oeste de Manaus, onde o governador instituiu o Comitê de Enfrentamento à Estiagem e decretou situação de emergência em 20 municípios que enfrentam problemas com a seca. Ele assinou, também, um decreto de situação de Emergência Ambiental em 22 cidades do sul do estado e Região Metropolitana de Manaus.

“O comitê vai nos entregar informações, relatórios, artigos e pareceres para nortear as decisões que serão tomadas em nosso comitê de enfrentamento nesse momento de seca e também em relação às mudanças climáticas. Será um comitê de orientação para que possamos ter o suporte da ciência para dar maior segurança na tomada de decisão”, disse o governador Wilson Lima.

O Comitê Técnico-Científico será composto por 10 especialistas titulares, e os respectivos suplentes, em temas específicos relacionados às Mudanças Climáticas Extremas: Recursos Hídricos e Energéticos; Saúde Pública; Educação Ambiental; Ações Degradantes; Impacto Econômico; Prevenção, Mitigação e Adaptação; Segurança Social e Alimentar; Transporte; Florestas e Clima; Impactos de Pesquisas Aplicadas e Tecnológicas.

Entre as atribuições estão, manter banco de dados atualizado, apresentar estudos e pareceres opinativos sobre estratégias de prevenção, mitigação e adaptação às problemáticas estudadas e suas consequências, fomentar estudos por missão e propor campanhas de sensibilização são algumas das competências do Comitê Científico.

“Temos um conjunto de pesquisas já concluídas, fomentadas pelo Governo do Estado, que podem ajudar na tomada de decisão das políticas públicas, sobretudo, em situação emergencial. Esse comitê vai contar com a participação de especialistas dos vários órgãos do Estado de Amazonas, assim como também vamos fazer parcerias com as instituições de pesquisa e com as universidades, em âmbito estadual, nacional e internacional”, explicou a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.

Conforme Márcia Perales, nesta etapa inicial o Comitê está em fase de organização e composição. “Estamos fazendo análise para trabalhar com pessoas que conheçam essas áreas, não só diretamente mudanças climáticas, mas com os temas correlatos para que possam somar e dar essa contribuição através da ciência, tecnologia e inovação”.

Apoio

O Comitê Técnico-Científico tem o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS); e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); do Meio Ambiente (Sema); da Fazenda (Sefaz); de Educação e Desporto Escolar; de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb); de Energia, Mineração e Gás (Semig); de Saúde (SES); de Comunicação (Secom); de Produção Rural (Sepror); de Assistência Social (SEAS); de Infraestrutura (Seinfra); de Estado das Cidades e Territórios (SECT); Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH); Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam); Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM) e Defesa Civil do Estado do Amazonas.

Assim como vai contar com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Instituto Federal do Amazonas (Ifam); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Fotos: Roberto Carlos e Antonio Lima/Secom

  

Tags:BombeirosEducação AmbientalEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManausmeio ambientemudanças climáticasSEPLANCTI
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas moderniza iluminação pública na área externa do Complexo Hospitalar Sul

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de dezembro de 2024
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?