Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governador Wilson Lima inaugura unidade do GCIP em Apuí e reforça combate a incêndios no sul do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governador Wilson Lima inaugura unidade do GCIP em Apuí e reforça combate a incêndios no sul do Amazonas
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura unidade do GCIP em Apuí e reforça combate a incêndios no sul do Amazonas

3 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Unidade é a décima inaugurada pelo Governo do Amazonas e fortalece o enfrentamento a incêndios no interior do estado

FOTO: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

O governador Wilson Lima inaugurou, na quarta-feira (07/08), o Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP) no município de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus). A nova base do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) marca a décima nova unidade do programa, que tem como objetivo ampliar a presença da corporação no interior do estado e fortalecer a resposta a emergências, especialmente em áreas de maior risco de queimadas.

Durante a inauguração, o governador destacou a importância da estrutura para a segurança da população de Apuí. “Essa é uma estrutura que fica permanente. Aqui nós temos bombeiros militares que se somam aos brigadistas cedidos pela prefeitura. E nós temos um carro com capacidade para 10 mil litros de água, além de outros equipamentos que são importantes para o combate. E essa é uma estrutura que fica aqui também para proteção civil, fazer resgate, salvamento e combater os incêndios urbanos”, afirmou Wilson Lima.

FOTO: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

A implantação do GCIP em Apuí contempla a entrega de uma viatura Auto Tanque Florestal (ATF) com capacidade para 10 mil litros de água, lanternas, cones de sinalização, chaves de mangueira, entre outros itens.

Além do investimento em equipamento, cinco militares foram transferidos, definitivamente, para o município para compor a guarnição e fortalecer os atendimentos da região urbana e zona rural da cidade. Treze brigadistas cedidos pela prefeitura também atuarão no Grupamento de forma definitiva.

Segundo o tenente-coronel Ferreira, coordenador do GCIP, a instalação da unidade em Apuí é estratégica para o Corpo de Bombeiros. “Apuí é uma das cidades prioritárias para o Corpo de Bombeiros e, hoje, recebe um GCIP, um quartel do Corpo de Bombeiros, que proporcionará o nosso serviço de combate a incêndios e outros serviços. Considerando as peculiaridades regionais dos municípios, onde nós temos que percorrer muitos quilômetros de ramal, a nossa viatura vai com mais água, porque o reabastecimento nessas condições é mais difícil”, explicou.

FOTOS: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

A implantação dos GCIPs é uma ação integrada entre o Governo Estadual e as prefeituras, por meio de convênios, e faz parte da estratégia do Governo do Amazonas para reforçar e ampliar a presença da corporação em municípios do interior.

O investimento total é de R$ 25 milhões. A prefeitura entra com as instalações e brigadistas, que serão formados pelo Corpo de Bombeiros. Com o investimento, o número de municípios com bases fixas da corporação passará de 11 para 27. Essa é a décima unidade dos GCIPs entregue pelo governador Wilson Lima. Em maio, foram inauguradas as primeiras unidades do GCIP em Tapauá e Rio Preto da Eva. Em junho, os GCIPs de NOVO Aripuanã e Maués. Ao longo de julho, as unidades de Lábrea, Manaquiri, Autazes e Jutaí. No dia 2 de agosto, foi entregue o GCIP de Coari.

FOTO: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

Treinamento

Os brigadistas que atuarão no GCIP de Apuí passarão por um curso de formação com duração de 18 meses e carga horária de 480 horas. Durante esse período, eles serão capacitados em diversas frentes, como combate a incêndios urbanos e florestais, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar, atuação em ocorrências com produtos perigosos, entre outras.

As aulas serão realizadas nos dias de plantão, dentro da própria base. Ao fim do treinamento, os participantes receberão o certificado de Bombeiro Civil, reconhecido oficialmente pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas. A capacitação é parte fundamental do projeto e garante formação técnica e profissional para os brigadistas que atuam no interior do estado.

FOTOS: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

O GCIP, criado com base na Lei Federal nº 13.425/2017 e instituído no Amazonas pela Lei Estadual nº 6.987/2024, visa estruturar serviços de prevenção e resposta a emergências em municípios que, até então, não possuíam unidades fixas do Corpo de Bombeiros. Os grupamentos são coordenados por militares da corporação, com apoio de brigadistas locais e suporte logístico das prefeituras, fortalecendo a capacidade de resposta e a integração entre estado e municípios.

A estrutura do GCIP em Apuí possui alojamento masculino e feminino, recepção, sala do comando, sala de instrução, almoxarifado, cozinha, recepção/administração e garagem, em uma área construída de mais de 183 metros quadrados.

O post Governador Wilson Lima inaugura unidade do GCIP em Apuí e reforça combate a incêndios no sul do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governador Wilson Lima: Combate a Incêndio em Manaus
Próximo artigo Governador Wilson Lima inaugura salas do Telessaúde em Apuí e amplia acesso a serviços especializados no interior

Mais notícias desta categoria

Amazonas Band celebra a música brasileira no concerto ‘Brasilidades’ sob nova regência

2 horas atrás

Solistas da Orquestra de Violões do Amazonas e Orquestra Sinfônica do Instituto Boa Vista de Música se apresentam no Teatro Amazonas

3 horas atrás

SES-AM promove qualificação para inserção do contraceptivo Implanon na rede de Atenção Primária

20 horas atrás

Governador Wilson Lima anuncia pacote de ações voltadas para servidores públicos estaduais

20 horas atrás

Sine Amazonas divulga 229 vagas de emprego para esta quarta-feira

21 horas atrás

Comunidade escolar celebra 145 anos do IEA

21 horas atrás

Evento apoiado pelo Governo do Amazonas discute ciência e música, em Manaus e Tefé

21 horas atrás

Cadetes da PMAM expressam gratidão e emoção em solenidade do Espadim Tiradentes

21 horas atrás

Vitrine internacional: Amazonas leva produtos turísticos ao WTM Londres 2025

22 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de mulher que desapareceu no bairro Coroado

22 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas forma quatro novos delegados de polícia

22 horas atrás

Secretaria de Educação e Senat levam qualificação profissional aos alunos da EJA

22 horas atrás
IML busca por familiares de Mônica Rodrigues Malcher, que faleceu em Manaus
Polícia Civil divulga imagem de duas pessoas que desapareceram em Manaus e em Boa Vista do Ramos
Servidores do Cetam são selecionados ao Prêmio Educador Transformador
Governador Wilson Lima apresenta balanço e destaca primeiro transplante de fígado realizado no Hospital Delphina Aziz
Operação Black Friday: Procon-AM inicia ações de orientação em lojas de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?