Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governador Wilson Lima inaugura unidade do GCIP em Apuí e reforça combate a incêndios no sul do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governador Wilson Lima inaugura unidade do GCIP em Apuí e reforça combate a incêndios no sul do Amazonas
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura unidade do GCIP em Apuí e reforça combate a incêndios no sul do Amazonas

6 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Unidade é a décima inaugurada pelo Governo do Amazonas e fortalece o enfrentamento a incêndios no interior do estado

FOTO: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

O governador Wilson Lima inaugurou, na quarta-feira (07/08), o Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP) no município de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus). A nova base do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) marca a décima nova unidade do programa, que tem como objetivo ampliar a presença da corporação no interior do estado e fortalecer a resposta a emergências, especialmente em áreas de maior risco de queimadas.

Durante a inauguração, o governador destacou a importância da estrutura para a segurança da população de Apuí. “Essa é uma estrutura que fica permanente. Aqui nós temos bombeiros militares que se somam aos brigadistas cedidos pela prefeitura. E nós temos um carro com capacidade para 10 mil litros de água, além de outros equipamentos que são importantes para o combate. E essa é uma estrutura que fica aqui também para proteção civil, fazer resgate, salvamento e combater os incêndios urbanos”, afirmou Wilson Lima.

FOTO: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

A implantação do GCIP em Apuí contempla a entrega de uma viatura Auto Tanque Florestal (ATF) com capacidade para 10 mil litros de água, lanternas, cones de sinalização, chaves de mangueira, entre outros itens.

Além do investimento em equipamento, cinco militares foram transferidos, definitivamente, para o município para compor a guarnição e fortalecer os atendimentos da região urbana e zona rural da cidade. Treze brigadistas cedidos pela prefeitura também atuarão no Grupamento de forma definitiva.

Segundo o tenente-coronel Ferreira, coordenador do GCIP, a instalação da unidade em Apuí é estratégica para o Corpo de Bombeiros. “Apuí é uma das cidades prioritárias para o Corpo de Bombeiros e, hoje, recebe um GCIP, um quartel do Corpo de Bombeiros, que proporcionará o nosso serviço de combate a incêndios e outros serviços. Considerando as peculiaridades regionais dos municípios, onde nós temos que percorrer muitos quilômetros de ramal, a nossa viatura vai com mais água, porque o reabastecimento nessas condições é mais difícil”, explicou.

FOTOS: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

A implantação dos GCIPs é uma ação integrada entre o Governo Estadual e as prefeituras, por meio de convênios, e faz parte da estratégia do Governo do Amazonas para reforçar e ampliar a presença da corporação em municípios do interior.

O investimento total é de R$ 25 milhões. A prefeitura entra com as instalações e brigadistas, que serão formados pelo Corpo de Bombeiros. Com o investimento, o número de municípios com bases fixas da corporação passará de 11 para 27. Essa é a décima unidade dos GCIPs entregue pelo governador Wilson Lima. Em maio, foram inauguradas as primeiras unidades do GCIP em Tapauá e Rio Preto da Eva. Em junho, os GCIPs de NOVO Aripuanã e Maués. Ao longo de julho, as unidades de Lábrea, Manaquiri, Autazes e Jutaí. No dia 2 de agosto, foi entregue o GCIP de Coari.

FOTO: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

Treinamento

Os brigadistas que atuarão no GCIP de Apuí passarão por um curso de formação com duração de 18 meses e carga horária de 480 horas. Durante esse período, eles serão capacitados em diversas frentes, como combate a incêndios urbanos e florestais, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar, atuação em ocorrências com produtos perigosos, entre outras.

As aulas serão realizadas nos dias de plantão, dentro da própria base. Ao fim do treinamento, os participantes receberão o certificado de Bombeiro Civil, reconhecido oficialmente pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas. A capacitação é parte fundamental do projeto e garante formação técnica e profissional para os brigadistas que atuam no interior do estado.

FOTOS: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

O GCIP, criado com base na Lei Federal nº 13.425/2017 e instituído no Amazonas pela Lei Estadual nº 6.987/2024, visa estruturar serviços de prevenção e resposta a emergências em municípios que, até então, não possuíam unidades fixas do Corpo de Bombeiros. Os grupamentos são coordenados por militares da corporação, com apoio de brigadistas locais e suporte logístico das prefeituras, fortalecendo a capacidade de resposta e a integração entre estado e municípios.

A estrutura do GCIP em Apuí possui alojamento masculino e feminino, recepção, sala do comando, sala de instrução, almoxarifado, cozinha, recepção/administração e garagem, em uma área construída de mais de 183 metros quadrados.

O post Governador Wilson Lima inaugura unidade do GCIP em Apuí e reforça combate a incêndios no sul do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governador Wilson Lima: Combate a Incêndio em Manaus
Próximo artigo Governador Wilson Lima inaugura salas do Telessaúde em Apuí e amplia acesso a serviços especializados no interior

Mais notícias desta categoria

Bancos de leite humano do Amazonas solicitam doação de leite materno por baixa nos estoques

2 horas atrás

PC-AM e Deops divulgam imagens de três desaparecidos em Manaus com locais e datas detalhados

3 horas atrás

Governo do Amazonas convoca 134 aprovados e amplia nomeações no Amazonas para área de segurança pública

3 horas atrás

Seas inicia em Manaus aulas do Projeto Padaria Artesanal para capacitar e certificar 2 mil pessoas em 2026

3 horas atrás

Sine Amazonas divulga 177 vagas de emprego para 10/02 com atendimento na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018

3 horas atrás

Apreensão de maconha skunk em Manaus recupera 153 quilos e integra Operação Eldorado da polícia

3 horas atrás

Governo do Amazonas libera R$ 75 milhões para crédito rural por meio do Idam e Afeam em 2026

3 horas atrás

Detran-AM abre 990 vagas em cursos gratuitos da Eptran com turmas presenciais e em EaD em fevereiro

3 horas atrás

FVS-RCP reforça orientações de vigilancia em saude nas escolas para reduzir circulacao de doencas entre criancas

5 horas atrás

Procon-AM intensifica fiscalização integrada em Manaus para proteger consumidores durante o Carnaval

5 horas atrás

Carnaval na Floresta 2026: Sejusc intensifica ações de proteção e combate à violação de direitos

5 horas atrás

Sejusc reforça atuação no Carnaval da Floresta com capacitação e serviços para prevenção de violências

5 horas atrás
Sejusc conecta mulheres em situação de vulnerabilidade a novas oportunidades e autonomia financeira
Sejusc amplia capacitação de mulheres e cursos de qualificação profissional em 33,9% no ano de 2025
Mais de 300 militares do Corpo de Bombeiros reforçam o serviço de prevenção durante o Carnaval no Amazonas
Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas reforça prevenção com 333 militares e 54 viaturas em Manaus e interior
Sine Amazonas divulga 181 vagas de emprego para 09/02 e detalha local, horários e documentos exigidos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?