Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governador Wilson Lima inaugura novo grupamento dos Bombeiros em Manaquiri e reforça cobertura na região da BR-319
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governador Wilson Lima inaugura novo grupamento dos Bombeiros em Manaquiri e reforça cobertura na região da BR-319
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura novo grupamento dos Bombeiros em Manaquiri e reforça cobertura na região da BR-319

4 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Nova unidade amplia para seis o número de bases permanentes no interior e fortalece prevenção e combate a incêndios no entorno da rodovia

Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta segunda-feira (07/07), o Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP) no município de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus). Com a nova unidade, o Governo do Amazonas passa a contar com seis bases permanentes do Corpo de Bombeiros no interior de forma inédita, ampliando a presença da corporação e reforçando o combate a incêndios na região da BR-319.

“É um grupamento em que o Estado está enviando para cá bombeiros militares que vão se somar aos brigadistas cedidos pela prefeitura e a uma estrutura cedida pela prefeitura. Isso vai ser importante não só no período da estiagem, mas vai ficar de forma permanente para dar proteção civil. Nossos homens estarão à disposição”, destacou o governador Wilson Lima durante a inauguração.

A solenidade contou com a presença dos deputados federais e estaduais Silas Câmara, Alessandra Campêlo, Cabo Maciel, Sinésio Campos, além do prefeito de Manaquiri, Nelson Lilo, e de secretários estaduais.

Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

Com a entrega do GCIP de Manaquiri, sobe para seis o número de municípios contemplados com as novas unidades no interior. Já receberam grupamentos os municípios de Tapauá, Rio Preto da Eva, NOVO Aripuanã, Maués e Lábrea. A meta do Governo do Amazonas é ampliar de 11 para 27 o número de municípios com bases fixas da corporação até o final deste ano.

A implantação do GCIP em Manaquiri contou com investimento que integra o aporte de R$ 25 milhões destinado à criação dessas bases permanentes no interior. As prefeituras são responsáveis pelas instalações físicas e cessão de brigadistas.

A nova base está equipada com uma viatura Auto Tanque Florestal (ATF), com capacidade para 10 mil litros de água, além de picape com kit de combate a incêndio, extintores, mangueiras, motosserras, escadas, lanternas, pulverizadores e outros equipamentos essenciais para atuação em incêndios urbanos e florestais.

Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

Para compor o efetivo da unidade, foram transferidos definitivamente cinco bombeiros militares. Além deles, 13 brigadistas foram cedidos pela Prefeitura de Manaquiri para atuar no grupamento. Esses profissionais receberão formação técnica com curso de 480 horas ao longo de 18 meses, sendo certificados como Bombeiros Civis ao final do treinamento.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, reforçou a relevância estratégica do NOVO GCIP.

“É uma unidade muito importante considerando o eixo da BR-319, e ela foi posicionada nesse município justamente por isso. Há uma incidência grande de incêndios florestais no eixo da BR-319 e aqui em Manaquiri se torna um local importante porque está próximo de Manaus e também desse corredor rodoviário muito importante”, afirmou.

Estrutura

Foto: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

A estrutura do grupamento em Manaquiri possui área construída de mais de 208 metros quadrados e inclui alojamentos masculino e feminino, recepção, cozinha, garagem, administração, sala de comando e sala de instrução. A base garante melhores condições para os bombeiros e brigadistas atuarem nas missões de prevenção e resposta a emergências.

Os grupamentos foram criados com base na Lei Federal nº 13.425/2017 e instituídos no Amazonas pela Lei Estadual nº 6.987/2024. As unidades são coordenadas por bombeiros militares, com apoio de brigadistas locais e suporte logístico das prefeituras, fortalecendo a integração entre Estado e municípios na proteção da população.

O post Governador Wilson Lima inaugura novo grupamento dos Bombeiros em Manaquiri e reforça cobertura na região da BR-319 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Amazonas divulga 214 vagas de emprego para esta terça-feira
Próximo artigo Comissão aprova proibição de fiança para acusado de crime de trânsito que resultar em morte

Mais notícias desta categoria

Evento apoiado pelo Governo do Amazonas discute ciência e música, em Manaus e Tefé

14 minutos atrás

Cadetes da PMAM expressam gratidão e emoção em solenidade do Espadim Tiradentes

1 hora atrás

Vitrine internacional: Amazonas leva produtos turísticos ao WTM Londres 2025

1 hora atrás

Polícia Civil divulga imagem de mulher que desapareceu no bairro Coroado

2 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas forma quatro novos delegados de polícia

2 horas atrás

Secretaria de Educação e Senat levam qualificação profissional aos alunos da EJA

2 horas atrás

Secretaria de Educação lança edital da 2ª edição do prêmio ‘Educadores que Transformam’

2 horas atrás

Polícia Civil alerta idosos sobre golpes e reforça atenção nas agências bancárias

3 horas atrás

Governador Wilson Lima destaca apoio à formação de novos oficiais e reforça compromisso com a segurança pública

3 horas atrás

Ipaam reforça atuação na proteção da fauna silvestre com 37 resgates em outubro

4 horas atrás

Governo do Amazonas inicia aulas de kart na Vila Olímpica de Manaus

4 horas atrás

IML busca por familiares de Mônica Rodrigues Malcher, que faleceu em Manaus

5 horas atrás
ADS promove 16 edições das Feiras de Produtos Regionais esta semana
SES-AM avança no fortalecimento das residências médicas com foco na formação de profissionais para o SUS
Amazonas tem a menor taxa de desmatamento desde 2017, aponta Prodes
Detran-AM: Durante fiscalização, motociclista sem capacete é preso após tentar fugir e agredir autoridades
Novembro Azul: Centros de Convivência reforçam importância da prevenção do câncer de próstata
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?