Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governador Wilson Lima entrega Grupamento Integrado de Combate a Incêndio em Lábrea e reforça atuação dos bombeiros no sul do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governador Wilson Lima entrega Grupamento Integrado de Combate a Incêndio em Lábrea e reforça atuação dos bombeiros no sul do Amazonas
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega Grupamento Integrado de Combate a Incêndio em Lábrea e reforça atuação dos bombeiros no sul do Amazonas

7 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Nova unidade fortalece a estrutura de prevenção e combate a queimadas em uma das regiões mais afetadas do estado

Foto: Diego Peres e Arthur Castro

O governador Wilson Lima entregou, nesta quinta-feira (03/07), o Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP) em Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus), ampliando a presença do Corpo de Bombeiros no sul do Amazonas. Com este, sobe para cinco o número de municípios com novos grupamentos no interior do estado.

A unidade integra o plano de regionalização das forças de segurança e proteção civil do Governo do Amazonas, em parceria com o Ministério da justiça e prefeituras, e visa fortalecer a capacidade de resposta durante o período de estiagem e em outras situações de emergência.

“Aqui nós estamos entregando mais uma unidade de grupamento com o objetivo de combater as queimadas. Isso vai ser importante no período que se aproxima de estiagem e também servir de proteção civil para a população, porque essa é uma estrutura que será permanente, evitando sinistros como incêndios, fazendo resgates, e as equipes estarão aqui”, afirmou Wilson Lima.

Foto: Diego Peres e Arthur Castro

Participaram da comitiva os deputados estaduais Alessandra Campelo, Dr. Gomes, Cabo Maciel, Adjuto Afonso; o prefeito de Lábrea, Gerlando Lopes; o presidente do Partido Liberal (PL) no Amazonas, Alfredo Nascimento; entre outras autoridades.

Essa é a quinta unidade do GCIP entregue pelo governador Wilson Lima em 2025. Antes de Lábrea, já foram inauguradas bases em Tapauá, Rio Preto da Eva, NOVO Aripuanã e Maués. A meta é expandir a estrutura do Corpo de Bombeiros de 11 para 27 municípios com presença fixa até o final do ano, ampliando a cobertura do serviço de emergência no interior.

Com área construída de mais de 203 metros quadrados, o GCIP de Lábrea conta com alojamentos masculino e feminino, cozinha, recepção, administração, sala de comando, sala de instrução e garagem. A base está equipada com viatura Auto Tanque Florestal (ATF), com capacidade para 10 mil litros de água, motosserras, moto bombas, esguichos, escadas, lanternas, pulverizadores, cones e outros itens necessários para o combate a incêndios urbanos e florestais.

Foto: Diego Peres e Arthur Castro

Nova unidade

A nova unidade conta com um efetivo de cinco bombeiros militares destinados ao município de forma permanente. Além deles, 13 brigadistas foram cedidos pela Prefeitura de Lábrea e vão atuar na base em conjunto com a corporação. Durante o período mais crítico da estiagem, o grupamento contará ainda com o reforço de 17 brigadistas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), que atuarão no município por seis meses.

O investimento na implantação do GCIP faz parte de um aporte total de R$ 25 milhões aplicados na criação de bases permanentes no interior. As prefeituras participam com a estrutura física e a cessão de brigadistas, que recebem formação técnica coordenada pelo Corpo de Bombeiros.

Foto: Diego Peres e Arthur Castro

Os brigadistas da base de Lábrea passarão por curso de formação com carga horária de 480 horas ao longo de 18 meses. O treinamento abrange combate a incêndios, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar e atuação em ocorrências com produtos perigosos. Ao fim do curso, eles serão certificados como Bombeiros Civis, com reconhecimento oficial do Corpo de Bombeiros do Amazonas.

O comandante do GCIP em Lábrea, tenente-coronel Cristiano Ferreira, reforçou a importância da nova estrutura para a região. “O GCIP de Lábrea terá uma função muito importante porque Lábrea é um dos municípios que possui um dos maiores índices de queimadas no estado. Com essa cooperação entre o Governo do Estado, o Município e a Defesa Civil, estamos fortalecendo a capacidade de resposta, tendo aqui permanentemente uma equipe com equipamentos e reforço para atender as emergências locais”, disse.

O post Governador Wilson Lima entrega Grupamento Integrado de Combate a Incêndio em Lábrea e reforça atuação dos bombeiros no sul do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Cúpula dos Povos vai mobilizar participação social com mais de 15 mil pessoas na COP 30
Próximo artigo Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica em grande avenida do bairro Cidade de Deus

Mais notícias desta categoria

Microrregião de Saneamento Básico do Amazonas empossa conselho participativo e discute regimento interno na 3ª Assembleia

8 horas atrás

HPS Platão Araújo registrou 15.323 atendimentos ortopédicos em 2025 e alerta para quedas em idosos

8 horas atrás

Ações do governo em Maraã entregam kits bebê e cadeiras de rodas e anunciam investimentos sociais

8 horas atrás

FMT-HVD integra estudo internacional que testa PrEP mensal como alternativa de prevenção ao HIV

14 horas atrás

Sistema Socioeducativo do Amazonas recebeu 270 adolescentes em 2025 e realizou mais de 44 mil atendimentos

14 horas atrás

Amazonas registra 1,3 milhão de toneladas de açaí em 2024 com apoio do Idam e avanço na produção

15 horas atrás

Ipaam autoriza instalação da usina municipal de carbonização de resíduos sólidos urbanos em Nhamundá

15 horas atrás

Sine Amazonas divulga 163 vagas de emprego em Manaus e orienta sobre cadastro e atendimento presencial

15 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre três desaparecidos em Manaus desde janeiro e abril de 2023

15 horas atrás

Adaf inicia campanha de vacinação contra brucelose em 2026 e determina imunização de fêmeas até 31 de maio

15 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas busca identificar suspeitos de furtos e roubo em drogarias no bairro Japiim, zona sul de Manaus

16 horas atrás

Forças de Segurança reforçam policiamento em Manaus e o Paredão reduz furtos no comércio nas festas de 2025

18 horas atrás
Professor e alunos do EJA criam jogo para trabalhar conceitos termoquímicos em Barreirinha, com apoio do Governo do Amazonas
Projeto cria jogo Caminho termoquímico com apoio da Fapeam para ensino na EJA de Barreirinha
Semig entrega 6 toneladas de calcário em Itacoatiara e reforça combate às queimadas e ao desmatamento
Semig entrega 6 toneladas de calcário dolomítico a 150 agricultores de Itacoatiara para reduzir queimadas e melhorar o solo
Policlínica e Hospital-Dia no Complexo Hospitalar Sul terão entrega prevista para março com obras acima de 80%
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?