Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governador Wilson Lima e prefeitos assinam repactuação que vai permitir repasses diretos de recursos estaduais aos municípios
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governador Wilson Lima e prefeitos assinam repactuação que vai permitir repasses diretos de recursos estaduais aos municípios
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima e prefeitos assinam repactuação que vai permitir repasses diretos de recursos estaduais aos municípios

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

De forma inédita, o programa vai ampliar participação do Estado na saúde dos municípios com verbas estaduais

Foto: Alex Pazuello / SECOM

O governador Wilson Lima lançou nesta quinta-feira (06/01) o saúde Amazonas Interior, durante evento com a participação de prefeitos e secretários de saúde de 59 municípios. Na ocasião, foi lançado o Programa de Fortalecimento e Repactuação da saúde no Interior que vai permitir o repasse de recursos estaduais diretamente (fundo a fundo) para as prefeituras e, de forma inédita, a ampliação da participação do Estado no cofinanciamento dos atendimentos realizados pelos municípios. Também foram entregues testes rápidos e nebulizadores para combate e diagnósticos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

“As decisões que estamos tomando aqui são resultados de experiências, de diálogo, de observação e do entendimento da realidade do interior. O que acabamos de assinar de repactuação diz respeito ao recurso estar sendo encaminhando (de forma direta) para os municípios. Estamos corrigindo distorções e dando autonomia maior para as prefeituras”, afirmou o governador Wilson Lima.

Foto: Alex Pazuello / SECOM

Os municípios recebem recursos federais de forma direta e, com a repactuação, o Governo do Estado, que já fornece apoio através de contrapartida indireta com a oferta diversos serviços, como remoção aérea, recursos humanos e contas públicas (água e luz), também passará a destinar recursos para que as prefeituras realizem esses serviços.

Para 2025, os recursos estaduais chegarão a R$ 181,9 milhões e começam a ser destinados a partir de março, podendo esses valores aumentar de acordo com o “faturamento”, ou seja, a prestação de serviços realizados pelas unidades de saúde municipais, a exemplo de cirurgias executadas e quantidade de internações nos hospitais.

A distribuição dos valores de contrapartida do Estado obedece às diretrizes do Programa de Regionalização e Incentivo à saúde Municipal no Amazonas (Prisma), que considera quatro blocos de financiamento, incluindo a Média e Alta Complexidade (MAC) – Assistência Hospitalar e Assistência Farmacêutica Hospitalar e Atenção Básica e Assistência Farmacêutica Básica, observando fatores como capacidade instalada, número de leitos, população e outros indicadores.

Foto: Alex Pazuello / SECOM

Repasses inéditos

Entre as ações inéditas previstas na repactuação está a destinação do fundo estadual de saúde para os Fundos Municipais de verbas estaduais para o fornecimento de serviços de Média e Alta Complexidade e Assistência Farmacêutica.

Para a execução dos atendimentos de Média e Alta Complexidade, os municípios já recebem recursos diretos do Governo Federal e, a partir de agora, com a repactuação, terão um aporte financeiro do Estado em cima dos valores pagos pelo Ministério da saúde, de 15% para oito municípios polos e 10% para 51 municípios não polos.

Outra ação é o incentivo à Assistência Farmacêutica à Média Complexidade, que a partir da contrapartida estadual, o serviço de logística para aquisição de equipamentos e insumos que hoje é feito pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) passa a ser realizado diretamente pelas prefeituras.

Foto: Diego Peres / SECOM

Com a destinação de recursos de forma direta, o Governo do Amazonas possibilitará maior autonomia administrativa e melhor planejamento das ações em saúde nos 59 municípios que assinaram o pacto.

O prefeito de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus), José Ribamar Beleza, considerou a repactuação um movimento essencial para a questão logística do município, que fica no Alto Rio Negro.

“É de grande importância essa repactuação, porque vai melhorar muito a situação da saúde no nosso município, principalmente, para nós que moramos longe e é difícil a situação de transporte”, enfatizou.

Foto: Diego Peres / SECOM

Cartilha de avaliação de desempenho

No TCG assinado entre Estado e municípios está previsto o monitoramento e acompanhamento da performance da saúde em cada um deles. Para isso, a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) lançou durante o evento uma Cartilha de avaliação de desempenho.

A cartilha é considerada um instrumento norteador para que os municípios possam melhorar de forma qualitativa e quantitativa os resultados alcançados na prestação de serviços de saúde à população. A ferramenta traz indicadores de desempenho para as avaliações que serão quadrimestrais.

Foto: Diego Peres / SECOM

Vigilância em saúde

Na ocasião, o governador Wilson Lima também fez a entrega de mais de 35 mil testes rápidos e 82 nebulizadores. Os itens serão utilizados pela Fundação de Vigilância em saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) para diagnósticos e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Os testes rápidos poderão ser encontrados em Unidades Básicas de saúde e serão utilizados para o diagnóstico na fase inicial da doença, complementando as estratégias para o controle do vetor. Atualmente, o Amazonas possui outros dois tipos de testes disponíveis no Laboratório Central de saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM): a biologia molecular e o sorológico.

Além disso, os nebulizadores costais motorizados UBV serão distribuídos para 39 municípios. Os equipamentos são usados para o combate ao mosquito e controle da malária, ferramenta eficaz para eliminar os focos e controlar a propagação de doenças

O post Governador Wilson Lima e prefeitos assinam repactuação que vai permitir repasses diretos de recursos estaduais aos municípios apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Barco São João XXIII conclui expedição em Novo Airão com mais de 2,3 mil atendimentos em saúde, em seis dias
Próximo artigo Corpo de Bombeiros realiza treinamento com instrutores do programa Bombeiro Mirim

Mais notícias desta categoria

Fiscalização de eventos carnavalescos em Manaus encontra crianças em todos os blocos fiscalizados

3 horas atrás

Governo do Amazonas abre credenciamento da imprensa para Carnaboi 2026 com limite por veículo

5 horas atrás

Alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio podem pedir isenção do Processo Seletivo Contínuo nos dias 23 e 24 de fevereiro pela Ufam

5 horas atrás

Vigilância sanitária intensifica fiscalizações e orientações em Manaus durante o período do Carnaval para prevenir riscos

5 horas atrás

IML de Manaus solicita que familiares de Ingride Pontes da Silva compareçam para liberação do corpo

5 horas atrás

Naufrágio da lancha Lima de Abreu XV: corpo da terceira vítima é encontrado e buscas seguem no Amazonas

7 horas atrás

Governo do Amazonas oferece atendimento psicológico a vítimas e familiares do naufrágio no Encontro das Águas

7 horas atrás

Grande Família é campeã do Carnaval de Manaus com 269,4 pontos após 17 anos

7 horas atrás

Apreensão de drogas no Amazonas registra 5,4 toneladas em menos de cinco dias pelas forças de segurança

22 horas atrás

Grupos de Acesso do Carnaval na Floresta têm Dragões do Império e Primos da Ilha campeãs em Manaus

1 dia atrás

Kanban é adotado no HPS Platão Araújo e otimiza fluxo e decisões no atendimento hospitalar

1 dia atrás

Queda do desmatamento no Amazonas em janeiro de 2026 é confirmada por dados do Inpe e Ipaam

1 dia atrás
Corpo de Bombeiros do Amazonas segue buscas por desaparecidos em naufrágio e já percorreu mais de 10 km do rio Amazonas
Busca por desaparecidos do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV mobiliza 25 mergulhadores no Amazonas
Carnaval na Floresta 2026: SES-AM garante assistência no Sambódromo e em 25 unidades de urgência e emergência
SES-AM registra 26 atendimentos no Sambódromo de Manaus durante desfile do Grupo Especial e mantém rede de saúde ativa para o Carnaval
Governo Presente em Manaus registra mais de 8,1 mil atendimentos e mantém serviços essenciais após Carnaval
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?