Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governador Wilson Lima destaca que quebra do monopólio do gás natural leva emprego e desenvolvimento ao interior do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governador Wilson Lima destaca que quebra do monopólio do gás natural leva emprego e desenvolvimento ao interior do Amazonas
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima destaca que quebra do monopólio do gás natural leva emprego e desenvolvimento ao interior do Amazonas

5 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Governador participou, em Brasília, de seminário sobre energia e desenvolvimento regional e apresentou os resultados concretos da nova política do gás

Foto: Diego Peres/SECOM

O governador Wilson Lima destacou, nesta quarta-feira (05/11), os impactos positivos da quebra do monopólio do gás natural no Amazonas, que vem gerando emprego, renda e desenvolvimento no interior do estado. A declaração foi feita durante o seminário “Energia e desenvolvimento regional: Convergência para o Brasil do Futuro”, realizado em Brasília (DF), que reuniu autoridades, investidores e representantes do setor energético nacional.

“Os investimentos são fundamentais para a segurança energética. Nós vivemos um momento histórico no Amazonas de consolidação desse potencial energético como um pilar muito importante do desenvolvimento sustentável e competitivo. O gás natural gera, por exemplo, emprego, promove a economia, faz com que o PIB cresça, e claro, tem uma contrapartida social significativa, como os municípios de Silves e Itapiranga que vivem um momento totalmente diferente na sua economia, na geração de emprego e na oportunidade para as pessoas que ali moram”, afirmou Wilson Lima.

Fotos: Diego Peres/SECOM

Desde a promulgação da Lei do Gás, em março de 2021, o Amazonas passou a ter um NOVO marco regulatório, abrindo o mercado estadual para competidores e atraindo investimentos privados.

Com isso, projetos como o Complexo Azulão 950, operado pela Eneva, transformaram a realidade econômica de municípios do interior, especialmente Silves, que hoje sedia o maior projeto onshore de gás natural do país. O empreendimento soma R$ 5,8 bilhões em investimentos e terá capacidade de gerar 950 megawatts de energia elétrica, o suficiente para abastecer 3,7 milhões de residências a partir de 2026.

A presença da indústria de gás também abriu espaço para formação técnica e profissional no interior. Em agosto, o Cetam realizou a formatura das primeiras turmas dos cursos técnicos criados para atender à nova demanda do setor.

Foram 81 alunos formados nos cursos de Técnico em Sistemas a Gás, Eletromecânica e Agropecuária, com carga horária de 800 horas, divididas em dois semestres. Todos foram selecionados por edital e receberam bolsa mensal de R$ 1.300,00, custeada pela Eneva. Do total, 27 egressos já foram contratados para atuar na empresa.

Paralelamente, o programa Elas Empreendedoras, desenvolvido pela Eneva, está qualificando mulheres do interior para abrir ou expandir seus próprios negócios. A iniciativa fortalece o empreendedorismo feminino e estimula a autonomia financeira em comunidades impactadas pela cadeia energética.

Crescimento

Durante o painel “Energia como Pilar do desenvolvimento regional”, o governador compartilhou as experiências do Amazonas na expansão do gás natural como vetor de crescimento.

Também participaram o governador de Roraima, Antonio Denarium, o vice-governador de Sergipe, José Macedo Sobral, e a deputada federal Yandra Moura (UNIÃO Brasil–SE).

Outro ponto enfatizado por Wilson Lima foi o potencial do Campo do Juruá, localizado próximo ao município de Carauari (AM), que possui reservas estimadas em até 30 bilhões de metros cúbicos de gás natural.

Fotos: Diego Peres/SECOM

Segundo o governador, o desenvolvimento dessa região PODE impulsionar a indústria de fertilizantes nitrogenados, especialmente pela combinação com os recursos de potássio em Autazes e fosfato em Apuí, consolidando um NOVO polo de produção de insumos estratégicos para o país.

“O nosso grande desafio é a logística. O Amazonas tem a maior reserva de gás em terra do Brasil, e 80% dessas descobertas estão no campo do Juruá. Uma área de difícil acesso, e esse é o desafio: monetizar esse gás”, afirmou o governador.

Com mais de 42 bilhões de metros cúbicos de reservas comprovadas e potencial para chegar a 100 bilhões de m³, o Amazonas é hoje responsável por 13% das reservas nacionais e 56% das reservas onshore, consolidando-se como a principal fronteira energética do Brasil.

O governador reforçou ainda que o gás natural é o combustível da transição energética justa, integrando fontes renováveis e sustentáveis que garantem inclusão social e crescimento regional.

“Tem comunidades no Amazonas em que a gente não fala em transição porque lá nunca teve energia. Essas pessoas vão ter contato pela primeira vez com energia elétrica, com uma geladeira, um ar-condicionado, e isso graças às fontes renováveis”, completou.

Política de Transição Energética

Com o fortalecimento da política energética estadual, o Amazonas se posiciona como referência nacional na integração entre energia, desenvolvimento e sustentabilidade. O estado prepara para a COP30, em Belém (PA), o lançamento da Política Estadual de Transição Energética (PETEN), marco que estabelece metas como reduzir em 50% o consumo de diesel nos sistemas isolados e eliminar a pobreza energética até 2030.

Sobre o evento

O seminário “Energia e desenvolvimento regional: Convergência para o Brasil do Futuro” é promovido pela Eneva em parceria com o Poder360, com o objetivo de discutir o papel da energia como motor do desenvolvimento socioeconômico do país.

O evento reúne autoridades, representantes do Congresso Nacional, ministérios, investidores e imprensa especializada, promovendo o debate sobre transição energética, segurança energética e interiorização do desenvolvimento.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura promove educação de trânsito lúdica com crianças em creche da zona Norte
Próximo artigo Plano de Verão atende solicitação no bairro Gilberto Mestrinho

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas e BID alinham próximas etapas da implementação do projeto Sirwash, em Presidente Figueiredo

1 dia atrás

UGPE atende com foco na certificação de beneficiários do Prosai em Parintins, incluindo colaboradores do programa

1 dia atrás

Cineteatro Guarany recebe mostra retrospectiva do cineasta amazonense Juan Lopes

1 dia atrás

Sema realiza soltura de mais de 2,5 mil quelônios no sul do Amazonas

1 dia atrás

Detran-AM abre 70 vagas para o curso de Reciclagem para Condutor Infrator

1 dia atrás

Prosai Parintins: Centro de Reservação (CR2) avança para fase final de testes e reforçará abastecimento de água na cidade

1 dia atrás

Operação contra cativeiros ilegais resgata mais de 50 animais silvestres na zona leste de Manaus

1 dia atrás

‘Dança, Arte, Escola’: Estudantes vivenciam experiência artística com o Corpo de Dança do Amazonas

1 dia atrás

Amazonas fortalece resposta a acidentes com animais peçonhentos com ampliação do acesso ao soro antiveneno

1 dia atrás

FCecon promove ação durante a 2ª Semana Nacional de Saúde

1 dia atrás

Sejusc inaugura espaço de cidadania para crianças e adolescentes atendidos no Ciaca

1 dia atrás

Arsepam regulariza 31 ônibus do transporte rodoviário intermunicipal

1 dia atrás
PC-AM divulga imagem de adolescente que desapareceu no bairro Jorge Teixeira
Procon-AM, Polícia Federal e ANP intensificam fiscalização contra aumento do gás de cozinha no Amazonas
No mês de março, o Paredão auxiliou na recuperação de 76 veículos e na prisão de 59 foragidos
Estudantes de Manaus transformam aulas de química em podcasts e criam rádio escolar, com o apoio do Governo do Amazonas
Estudantes de Manaus transformam aulas de química em podcasts e criam rádio escolar, com o apoio do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?