Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governador Wilson Lima destaca importância do ‘Recicla, Galera’ para avanço na destinação de resíduos sólidos em Parintins
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governador Wilson Lima destaca importância do ‘Recicla, Galera’ para avanço na destinação de resíduos sólidos em Parintins
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima destaca importância do ‘Recicla, Galera’ para avanço na destinação de resíduos sólidos em Parintins

10 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Projeto ambiental soma mais de 22 toneladas de recicláveis recolhidos desde 2022 e reforça compromisso com a sustentabilidade em Parintins

Foto: Diego Peres e Alex Pazuello

Durante visita ao espaço do projeto Recicla, Galera, montado para o Festival de Parintins 2025, o governador, Wilson Lima, reforçou o compromisso do Governo do Estado com a sustentabilidade e a gestão correta dos resíduos sólidos no município. A iniciativa já retirou de circulação mais de 22 toneladas de materiais recicláveis desde 2022, contribuindo para um festival mais limpo, consciente e comprometido com a preservação ambiental.

Em sua 4ª edição, o Recicla, Galera se consolidou como a maior ação ambiental do festival. O projeto é resultado de uma parceria entre o Governo do Amazonas, o Sebrae e a Coca-Cola Brasil, que vem tornando a iniciativa cada vez mais eficiente e integrada à rotina do evento.

Em 2025, o projeto já ultrapassou a marca de 5,2 toneladas de resíduos coletados e destinados à reciclagem apenas até sexta-feira (27/06). O governador destacou que o projeto vai além da coleta de materiais e simboliza um movimento pela preservação ambiental e pela geração de oportunidades.

Foto: Diego Peres e Alex Pazuello

“Em parceria com a iniciativa privada nós conseguimos evoluir muito nesse processo ajudando os catadores, porque só nesse processo são 40 famílias envolvidas. Também conseguimos que as torcidas tivessem esse engajamento, que ao longo dos anos vem crescendo cada vez mais. À medida que o tempo passa, esse ecossistema foi se profissionalizando com o Sebrae e a Coca, tornando o projeto mais eficiente e fazendo as pessoas perceberem que esse lixo gera renda”, afirmou Wilson Lima.

Durante a agenda, Wilson Lima visitou o Espaço Sustentável montado na Praça da Liberdade, acompanhado pela diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho Normando Pessoa; pela diretora técnica do Sebrae Amazonas, Lamisse Said da Silva Cavalcanti; pelo diretor sênior de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade para o Brasil e o Cone Sul da Coca-Cola, Gustavo Biscassi; e pelo diretor sênior de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Eduardo Dias. Também estiveram presentes representantes da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin).

Foto: Diego Peres e Alex Pazuello

O espaço funciona como ponto de entrega e triagem de resíduos e concentra atividades de educação ambiental e troca de recicláveis por brindes.

Outra frente visitada foram as ECOrotas, os triciclos que percorrem diferentes pontos da cidade como Pontos de Entrega Voluntária itinerantes. Eles estimulam o descarte correto e promovem a participação do público, com ações como a troca de dois recicláveis por um flal (sacolé).

Além da coleta seletiva, o projeto envolve as disputas entre as galeras azul e vermelha, mobilizando os torcedores na destinação correta dos materiais. O boi vencedor leva o título de Campeão Sustentável e R$ 20 mil em investimentos ambientais. O Recicla, Galera também engaja bares parceiros em um desafio: recolher 500 quilos de latinhas e PET ao longo da semana, com premiação em TVs para os que atingirem a meta.

Foto: Diego Peres e Alex Pazuello

A presidente da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), Marcivone Casemiro, de 41 anos, que atua há 17 anos na associação, destacou o impacto direto do projeto para os trabalhadores e para a cidade. “Não só veio gerar uma renda a mais para os catadores, mas a quantidade de material que a gente chegou a recolher impressiona. Antes a gente recolhia em torno de 500 até 800 quilos. Este ano, a meta é 10 toneladas e acredito que a gente já está batendo essa meta. Esse material tem uma destinação correta, gera uma renda para os catadores e o meio ambiente ganha com isso, a cidade ganha com isso”, detalhou.

A comerciante Vera Lúcia Alves, de 65 anos, também reforçou a importância da iniciativa ao participar pela segunda vez da entrega de resíduos no ponto de coleta do projeto.

“Estou achando maravilhoso. É reciclagem, pra cidade não ficar suja, é para receber os turistas e ter uma imagem da nossa cidade maravilhosa, bem limpa. Por isso nós estamos aqui reciclando e ainda vamos receber o brinde”, contou.

O post Governador Wilson Lima destaca importância do ‘Recicla, Galera’ para avanço na destinação de resíduos sólidos em Parintins apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Festival de Parintins 2025: Defesa Civil promove ponto de hidratação para o público
Próximo artigo Festival de Parintins 2025: Pessoas com Deficiência brincam de boi-bumbá com acessibilidade no espaço do Governo do Amazonas

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas reforça valorização das Forças de Segurança com data-base e promoção de militares

3 horas atrás

Novo tratamento infantil contra malária começa a ser implantado no Amazonas

3 horas atrás

PC-AM divulga imagem de dois homens que desapareceram em datas e locais distintos de Manaus

5 horas atrás

Sine Amazonas divulga 248 vagas de emprego para esta quinta-feira

5 horas atrás

Cosama faz diagnóstico técnico do sistema de abastecimento em comunidades rurais de Urucurituba

5 horas atrás

Complexo Hospitalar Sul lança boletim digital para acompanhamento de pacientes de UTI

5 horas atrás

Sema forma 43 Agentes Ambientais Voluntários em três Unidades de Conservação no Amazonas

5 horas atrás

Décima edição do seminário amazonense de atividades motoras adaptadas é apoiada pelo Governo do Amazonas

5 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quarta-feira (22/04)

6 horas atrás

Queijaria assistida pelo Idam é premiada no 4º Mundial de Queijo do Brasil

6 horas atrás

Governo do Amazonas garante viagem de atletas do Pelci para disputa de competição nacional

6 horas atrás

Rede estadual de saúde registra 26,5 mil atendimentos durante o feriado prolongado de Tiradentes

6 horas atrás
Amazonas movimenta US$ 1,55 bilhão na corrente de comércio em março de 2026
Governo do Amazonas abre inscrições para Curso de Defesa Pessoal Feminina na zona leste de Manaus
Fundação Hospitalar Alfredo da Matta finaliza mutirão de cirurgias dermatológicas
Sine Amazonas divulga 210 vagas de emprego para esta quarta-feira
Feiras de Produtos Regionais terão calendário alterado devido ao feriado nacional nesta semana
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?