Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governador Wilson Lima destaca expansão do gás natural, petróleo e energia solar como alternativas econômicas para o Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governador Wilson Lima destaca expansão do gás natural, petróleo e energia solar como alternativas econômicas para o Amazonas
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima destaca expansão do gás natural, petróleo e energia solar como alternativas econômicas para o Amazonas

12 meses atrás
Compartilhar
8 Min Lidos

Avanços nos setores foram apresentados no Óleo, Gás e Energia – Expo & Conferência 2025, maior evento do segmento, realizado no Amazonas

Foto: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

“O desenvolvimento econômico sustentável, a partir dos nossos recursos naturais, é importantíssimo para que possamos promover igualdade e desenvolvimento social, proteção ambiental, e não há nenhuma outra atividade do poder público, do ponto de vista de dar dignidade para as populações locais, que não seja baseada na atividade econômica. Geração de emprego é fundamental para avançarmos nessas políticas públicas”, afirmou Wilson Lima.

A Expo & Conferência sobre Óleo, Gás e Energia deve reunir até o último dia evento, na quinta-feira (20/03), um público de aproximadamente quatro mil pessoas de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Ceará, Amapá e Pará, além de representantes de instituições do Canadá, Colômbia e Nepal.

Foto: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

De acordo com o governador Wilson Lima, os setores têm se consolidado como alternativas para o desenvolvimento econômico do estado, com destaque para a exploração do gás natural, setor que ganhou atenção nos últimos anos pela capacidade de atração de novos investimentos, concentrados no município de Silves (a 204 quilômetros de Manaus), bem como a geração de emprego e renda para o estado.

Abrindo espaço para novos investidores, o governador Wilson Lima sancionou, em 2021, a Lei nº 5.420 (Lei do Gás), legislação que estabeleceu um NOVO marco legal para distribuição e comercialização do gás, quebrando o monopólio no estado e retomando a atividade de exploração na Amazônia e impulsionando o setor.

Atualmente, o Amazonas detém a maior reserva de gás em terra (onshore) do País, com 40 bilhões de metros cúbicos (m³) de poços já provados e capacidade para alcançar até 100 bilhões de m³, conforme a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Em 2024, o Amazonas se manteve na segunda posição na produção de gás natural do Brasil, com participação de 9,37% na produção nacional e 480 milhões de m³ produzidos por mês.

Foto: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

O principal projeto está em execução pela empresa Eneva, que prevê investimentos da ordem de R$ 5,8 bilhões no Complexo do Azulão 950, em Silves. Mais de 5 mil empregos serão gerados no pico da obra das construções de três usinas termelétricas, que terão capacidade para gerar energia elétrica para 3,7 milhões de residências a partir do gás natural, entre o fim de 2026 e o início de 2027.

Além disso, a operadora Eneva executa projetos de contrapartida social, como a construção da primeira escola do Centro de Formação Tecnológica do Amazonas (Cetam) para formar mão de obra qualificada em áreas como petróleo e gás. Outra iniciativa, por meio do projeto “Elas Empreendedoras”, tem estimulado o empreendedorismo feminino com capacitações para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Ainda no setor de gás, o governador Wilson Lima destacou a importância da exploração no Campo do Juruá, na Bacia do Solimões. O espaço tem um potencial a ser explorado como a maior reserva já descoberta no Amazonas, despertando o interesse de empresas no ramo de petróleo e gás.

De acordo com a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), o consumo interno de gás natural, em 2024, gerou fornecimento de 5,4 milhões de m³/dia, um aumento de 4,89% em relação a 2023.

Foto: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

Petróleo e energia

Durante o evento, o governador Wilson Lima explanou, ainda, sobre o potencial do Amazonas no setor de petróleo, colocando o estado como 8ª maior reserva de óleo do Brasil e a 5ª maior em terra (onshore) do País. A exploração da fonte vai ao encontro do consumo médio de energia registrado no Amazonas em 2024, que chegou a 8.025,2 gigawatts-hora (GWh). O setor residencial foi responsável por 35% do consumo.

O Amazonas tem se consolidado como um dos estados com maior potencial para geração de energia solar na Região Norte, registrando um crescimento de 528% no setor, entre 2021 e 2024, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Foto: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

Expo & Conferência

Também marcaram presença no evento empresas como a Eneva, Atem, Petrobras, TAG, Marquise Ambiental, além de órgãos estaduais como a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), Secretaria de desenvolvimento econômico, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

O post Governador Wilson Lima destaca expansão do gás natural, petróleo e energia solar como alternativas econômicas para o Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Dia Mundial da Água: Escola Estadual de Manaus promove a conscientização e a adoção de práticas sustentáveis
Próximo artigo Órgãos do Governo do Amazonas atuam no atendimento às ocorrências da chuva desta quarta-feira

Mais notícias desta categoria

Ipaam Itinerante inicia atendimentos e orientações sobre regularização ambiental em Manacapuru

54 minutos atrás

PC-AM divulga imagem de homem que desapareceu após sair de casa no bairro Petrópolis

56 minutos atrás

Espetáculo ‘Herança’ celebra a força feminina amazônica em apresentação gratuita no Teatro Amazonas

1 hora atrás

Mostra gratuita de filmes celebra trajetória do cineasta amazonense Djalma Limongi Batista no Cineteatro Guarany

1 hora atrás

Prevenção da tuberculose em foco: FVS-RCP faz capacitação de profissionais de enfermagem

2 horas atrás

Em Santo Antônio do Içá, Idam viabiliza quase R$ 1 milhão em crédito rural

2 horas atrás

Governo do Amazonas avança com obra de revitalização do aeródromo de Lábrea

6 horas atrás

Bases fluviais apreendem 218 quilos de drogas em embarcações no Rio Solimões, durante final de semana

6 horas atrás

Turismo cresce no Amazonas em 2025 e amplia impacto econômico

6 horas atrás

Amazonas dobra apreensões de drogas no primeiro bimestre de 2026

7 horas atrás

Alunos da rede pública retornam ao Amazonas com medalhas de competição de matemática na Tailândia

7 horas atrás

Arena da Amazônia celebra 12 anos como palco de grandes eventos do esporte mundial

7 horas atrás
Nos 140 anos de Lábrea, governador Wilson Lima entrega documento que viabiliza regularização fundiária no município
Espetáculo retrata trajetória de Bezerra de Menezes, o ‘Médico dos Pobres’, no Teatro Amazonas
Espetáculo retrata trajetória de Bezerra de Menezes, o ‘Médico dos Pobres’, no Teatro Amazonas
Mostra do ‘Cinema de Arte’ reúne produções de mulheres cineastas no Cineteatro Guarany
Mostra do ‘Cinema de Arte’ reúne produções de mulheres cineastas no Cineteatro Guarany
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?