Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governador Wilson Lima destaca cirurgia cardíaca inédita no Brasil realizada por telemonitoramento no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governador Wilson Lima destaca cirurgia cardíaca inédita no Brasil realizada por telemonitoramento no Amazonas
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima destaca cirurgia cardíaca inédita no Brasil realizada por telemonitoramento no Amazonas

5 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Hospital Francisca Mendes realiza primeiro procedimento do país com suporte à distância no tratamento de cardiopatias congênitas

Foto: Diego Peres / SECOM

O governador Wilson Lima destacou a importância da primeira cirurgia cardíaca do Brasil por telemonitoramento, realizada nesta semana no Amazonas. O procedimento foi realizado no Hospital Francisca Mendes, zona norte de Manaus, referência em cardiologia na região Norte, com o apoio de uma plataforma de Telemonitoramento do Ato Cirúrgico (TAC).

A iniciativa marca um avanço na área da saúde pública e posiciona o Amazonas como centro modelo na realização de cirurgias cardíacas, com suporte técnico à distância, o primeiro a executar o procedimento. A unidade hospitalar agora passa a integrar o seleto grupo de instituições que participam do projeto desenvolvido pelo Ministério da saúde, em parceria com o Hospital do Coração (HCor), por meio do Proadi-SUS.

“Isso mostra a força do Sistema Único de saúde, mostra também as possibilidades que temos em parcerias de levar procedimentos complexos para as regiões mais distantes do país, sobretudo aqui no Amazonas. Nós estamos dando mais um passo importante na evolução tecnológica e de tudo o que tem disponível nesta governança digital para prestar um atendimento de maior qualidade”, afirmou o governador Wilson Lima.

Foto: Diego Peres / SECOM

A cirurgia foi feita com o acompanhamento remoto de especialistas de São Paulo, com apoio de um sistema integrado de áudio, vídeo e dados. A plataforma TAC permite que a equipe médica em Manaus receba orientações em tempo real durante todo o procedimento, promovendo Qualificação Profissional e ampliando o acesso a tratamentos complexos, mesmo em regiões distantes dos grandes centros.

Além do governador Wilson Lima, acompanharam de forma virtual os trabalhos na capital o ministro da saúde, Alexandre Padilha; Maria Ângela Salem Sallum, presidente da Associação Beneficente Síria; Fernando Torelli, superintendente corporativo do HCor; entre outros profissionais de saúde. Na capital, também participaram a coordenadora da Atenção Especializada do MS, Carmem Moura; a secretária de saúde do Amazonas, Nayara Maksoud; a diretora do Hospital Francisca Mendes, Roberta Nascimento; e o chefe de cirurgia cardíaca do Hospital Francisca Mendes; Dr. Silas Avelar.

Foto: Diego Peres / SECOM

Paciente

A primeira paciente a passar pelo procedimento foi a pequena Aysha Isadora de Almeida Gomes, de 1 ano e 3 meses. Nascida prematura, com 32 semanas, Aysha foi diagnosticada com cardiopatia congênita ainda na maternidade. Após ficar internada na UTI neonatal por 15 dias, seguiu para acompanhamento no Hospital Francisca Mendes, onde permaneceu sob cuidados contínuos até a realização da cirurgia.

Ela foi diagnosticada com uma comunicação interventricular perimembranosa com repercussão hemodinâmica. Após exames e discussões clínicas, foi indicada a correção total do defeito cardíaco.

“O procedimento realizado na paciente é uma comunicação entre câmaras do coração. Estamos fechando um orifício que não é para estar mais ali e que só é aberto quando está no útero da mãe. Essa atuação com o HCor vais nos proporcionar um amadurecimento maior, porque o serviço de cirurgia cardiovascular neonatal e pediátrica é um grande desafio”, falou o chefe de cirurgia cardíaca do Hospital Francisca Mendes, Silas Avelar.

Foto: Diego Peres / SECOM

Projeto

A cirurgia faz parte do projeto de Apoio ao Desenvolvimento de Centros de Atendimento a Cardiopatas Congênitos, conduzido pelo HCor e Ministério da saúde. O objetivo é descentralizar o atendimento, qualificando equipes locais e garantindo equidade no acesso a procedimentos complexos. O Amazonas é o único estado da Região Norte a participar da iniciativa neste momento.

“Foram vários critérios avaliados, dentre eles a estrutura existente, qualificação dos profissionais e iniciativa dos gestores de apoiar esse projeto. Consideramos, principalmente, a importância de trazer uma assistência qualificada para a região Norte”, disse a coordenadora geral da Atenção Especializada do Ministério da saúde, Carmem Moura.

Por ano, cerca de 29 mil crianças nascem com cardiopatia congênita no Brasil, e cerca de 80% precisam de intervenção cirúrgica, metade ainda no primeiro ano de vida. A iniciativa representa um avanço significativo na ampliação do acesso e no cuidado especializado com os pequenos pacientes.

Foto: Diego Peres / SECOM

Investimentos

Para realizar a cirurgia com segurança, o Hospital Francisca Mendes passou por adequações técnicas e recebeu câmeras e microfones de alta resolução para conectar a sala cirúrgica a uma central de comando em São Paulo. A unidade também conta com investimentos do Governo do Amazonas com a entrega de equipamentos de ressonância magnética cardíaca e hemodinâmica no início do ano, além da ampliação dos leitos e reforma geral da estrutura, com previsão de conclusão para 2026.

Os equipamentos incluem uma ressonância magnética cardíaca, com realização média de 150 exames por mês, e um aparelho de hemodinâmica, ampliando em 50% procedimentos cardiológicos como cateterismo e angioplastia.

Com os avanços no hospital desde 2019, a fila de 250 crianças que aguardavam mais de um ano para receber uma cirurgia cardíaca zerou. Desde então, a oferta foi ampliada para outros estados, posicionando o Hospital Francisca Mendes como referência no procedimento cirúrgico pediátrico.

O post Governador Wilson Lima destaca cirurgia cardíaca inédita no Brasil realizada por telemonitoramento no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas, por meio da Sepror, apoia a 3ª Feira da Agricultura Familiar do Tarumã-Mirim
Próximo artigo Prefeito David Almeida denuncia roubo em UBS no Monte das Oliveiras e anuncia recompensa por informações sobre criminosos

Mais notícias desta categoria

Na COP30, governador Wilson Lima defende pauta da moradia em reuniões sobre habitação

6 horas atrás

COP30: Governo do Amazonas apresenta cases de sucesso de programas que promovem infraestrutura sustentável

6 horas atrás

ADS inicia ação itinerante no interior do estado para credenciamento no Preme

12 horas atrás

No Teatro Amazonas, Eliana Printes celebra fim de ano com espetáculo de afeto e musicalidade

13 horas atrás

Consciência negra: Alunos da EE Professor Jorge Karam Neto celebram artistas negros da Música Popular Brasileira

13 horas atrás

COP 30: Governo do Amazonas lança portfólios, catálogo de pesquisas e inventário de ações sobre mudanças climáticas e biodiversidade

13 horas atrás

Novembro Azul: SES-AM intensifica cuidados com a saúde do homem

14 horas atrás

Hospital João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de paciente

14 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de seis pessoas que desapareceram em Manaus

14 horas atrás

Amazonas cumpre todas as metas do Programa de Reestruturação Fiscal no 2º quadrimestre

14 horas atrás

Governador Wilson Lima lança Plano Estadual de Bioeconomia e Política de Transição Energética durante a COP30

15 horas atrás

Governador Wilson Lima destaca ações concretas do Amazonas para redução de emissões em painel global da COP30

15 horas atrás
Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema
COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais
Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30
Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas
COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?