Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governador Wilson Lima afirma que mudanças no Hospital 28 de Agosto e Dona Lindu vão melhorar qualidade do atendimento à população
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governador Wilson Lima afirma que mudanças no Hospital 28 de Agosto e Dona Lindu vão melhorar qualidade do atendimento à população
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima afirma que mudanças no Hospital 28 de Agosto e Dona Lindu vão melhorar qualidade do atendimento à população

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Complexo Hospitalar Sul deve mais que dobrar número de cirurgias ortopédicas realizadas e está ampliando número de profissionais

Foto: Arthur Castro/SECOM

O Governador Wilson Lima afirmou que as mudanças na administração das unidades de urgência e emergência do Hospital e pronto-socorro 28 de Agosto e Instituto Mulher Dona Lindu, que passaram a integrar o Complexo Hospitalar Sul, visam a melhoria e eficiência nos serviços prestados à população. Uma das metas para os próximos dias é mais que dobrar o número de cirurgias ortopédicas realizadas no HPS. A afirmação foi feita na manhã desta terça-feira (17/12), durante coletiva de imprensa na sede do Governo do Amazonas.

Wilson Lima fez questão de enfatizar que não é mais aceitável que um paciente espere por semanas na unidade por uma cirurgia. “É inadmissível que um paciente fique 20, 45 dias no antibiótico, esperando um procedimento cirúrgico. Já determinei que um paciente que necessitar, seja operado em até 24 horas. A meta é o aumento de produtividade”.

O governador também reforçou que os serviços nas duas unidades seguem acontecendo normalmente, sem prejuízos à população. “Não há interrupção dos serviços prestados pelo 28 de Agosto e na maternidade Dona Lindu. Pelo contrário, nos últimos meses ampliamos os leitos, com mais 46. Hoje são realizadas seis cirurgias ortopédicas por dia no dia 28 de agosto. A nossa meta é para que daqui a trinta dias sejam realizadas 15 cirurgias por dia”, afirmou o governador.

Em 2024, a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) realizou a abertura de 46 novos leitos no hospital, aumentando a capacidade de atendimento da unidade e oferecendo mais conforto aos pacientes. O governador também destacou que o Governo do Estado fez uma parceria com o Google para fazer uma limpeza na fila do Sistema de Regulação (Sisreg), com o objetivo também de dar mais celeridade nos serviços ofertados.

Foto: Arthur Castro/SECOM

Prioridades nas contratações

Wilson Lima também destacou que os prestadores de serviço que atuavam tanto no 28 de Agosto, quanto no Dona Lindu, tiveram prioridade no momento da contratação pela Organização Social de saúde (OSS) que está administrando as duas unidades, mas algumas empresas não aceitaram as propostas oferecidas pelas nova administração.

“Do dia 1º de dezembro até agora, já foram contratadas 300 pessoas, além daquelas que já estavam atuando na unidade de saúde. A preferência é para o médico que está aqui. Se o médico não quiser entrar no NOVO sistema da empresa, se não quiser atender as exigências da empresa, de cumprir plantão, ter hora para entrar, ter hora para sair, aí paciência. Já foram contratadas empresas de urologia, gastro, nefrologista, anestesia, toráxica e também de imagem. E há a negociação para que outras duas empresas sejam contratadas”, acrescentou.

Foto: Arthur Castro/SECOM

Pagamentos

Ainda durante a coletiva, o governador explicou que o NOVO modelo de gestão vai possibilitar a otimização de recursos e ressaltou que o Estado tem trabalhado para a regularização dos pagamentos dos prestadores de serviços das unidades. Ele lembrou que a questão é um problema histórico, herdado de outros governos pela sua gestão, que tem atuado de forma comprometida para solucionar esse tópico.

“Só para vocês terem uma ideia, o Hospital 28 de agosto e o Dona Lindu custavam R$ 43 milhões por mês, hoje ele passa a custar R$ 33 milhões por mês. Nós estamos resolvendo um problema histórico que, desde que eu assumi o governo, aliás não é de agora, que é falta de pagamento, esclareceu.

Com a nova administração, desde o início de dezembro, quem presta serviço para o Hospital 28 de agosto tem o prazo de 30 dias para receber pelos serviços de 30, tendo alguns fornecedores, inclusive, já recebido adiantado.

Fiscalização

Wilson Lima convidou, ainda, órgãos de controle, como Ministério Público, defensoria pública, Conselho Regional de Medicina e Tribunal de Contas, por exemplo, para que visitem as duas unidades e possam conferir, in loco, a mudança de gestão que está sendo feita de maneira transparente.

“As portas 28 de Agosto estão abertas. Só que tem gente que não quer que isso efetivamente aconteça. Nós vamos entregar a saúde melhor do que nós encontramos. Tem gente que não quer que haja essa transparência, tem gente que quer que os corredores do 28 de Agosto continuem lotados”, finalizou.

O post Governador Wilson Lima afirma que mudanças no Hospital 28 de Agosto e Dona Lindu vão melhorar qualidade do atendimento à população apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Procon-AM intervém para garantir direitos de passageiro que teve voo cancelado de última hora
Próximo artigo Sepror atende comunidades do município de Tefé com entrega de alimentos do PAA

Mais notícias desta categoria

Procon-AM apreende e descarta mais de 80 kg de alimentos impróprios em supermercado da zona sul de Manaus

9 horas atrás

FVS-RCP atualiza informe e lança painel semanal com dados sobre vírus respiratórios no Amazonas

9 horas atrás

Governo do Amazonas implanta iluminação em LED nas áreas do Prosai Parintins para modernizar espaços urbanos e reduzir custos

13 horas atrás

Cepcolu registrou 5.830 atendimentos em dez meses e aumentou conizações na FCecon em 49,4%

14 horas atrás

Centros de convivência do Amazonas registram 1.486.380 atendimentos e atendem 139.864 pessoas em 2025

14 horas atrás

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos a instituições públicas e privadas

15 horas atrás

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos em fiscalizações ambientais no Amazonas

15 horas atrás

Sect atualiza número para agendamento de regularização fundiária em Manaus a partir de 12/01

15 horas atrás

Carretas da Saúde atendem Manaus e três municípios do Amazonas com mamografia, ultrassom e tomografia até 30/01

18 horas atrás

Amazonas registra apreensão de entorpecentes de 46,6 toneladas em 2025 e supera total de 2024

18 horas atrás

FUnATI abre matrículas para escolarização de adultos e pessoas idosas em Manaus com aulas em fevereiro

18 horas atrás

Usina de oxigênio entregue a hospital de Santa Isabel do Rio Negro reforça atendimento local

18 horas atrás
Projeto Idoso em Movimento da Sejusc registra 139 mil atendimentos a partir dos 45 anos em 2025
Agricultores familiares recebem orientações da Sepror para legalização da Asplamam em Manaquiri
Polícia Civil apreende 12 toneladas de pirarucu seco perto de Itacoatiara e prende duas pessoas
Homem de 21 anos é preso por violência doméstica contra companheira de 19 anos em Novo Aripuanã durante a madrugada
Apreensão de entorpecentes e arma de fogo após suspeito fugir no bairro Jorge Teixeira, em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?